segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Inicia dia 11/09 a Festa das Etnias em Criciúma

A região sul catarinense é caracterizada pela formação de etnias específicas ( italianos, alemães, poloneses, portugueses, negros, árabes e espanhóis), reunindo quase todas as colonizações dos estado brasileiros, mantendo marcante as tradições , através das associações étnicas, grupos folclóricos e festas populares, entre elas, a Festa das Etnias, antes denominada Quermesse de Tradição e Cultura, que é realizada há vinte e dois anos consecutivos. Além de integrar as etnias e toda a comunidade Sul Catarinense, movimenta um grande contingente de público, até então, basicamente, da população de Criciúma e municípios adjacentes, que possui cerca de 800.000 habitantes.
A festa constitui-se num festival gastronômico e cultural, com shows folclóricos nacionais/internacionais (dança e música), restaurantes e barracas de comidas e bebidas típicas, exposição e comercialização de trabalhos artesanais, exposição de fotos e peças históricas. Recebendo num período de 9 dias, aproximadamente 20.000 pessoas/noite. A Festa das Etnias acontece no Pavilhão de Exposição José Ijair Conti, no Centro de Eventos Maximiliano Gaidzinski, contando com uma grande participação de todo público local e de outras cidades. Nos próximos anos continuará disponibilizando espaços previamente planejados para que todos os municípios da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) possam instalar-se, mostrando seu potencial turístico, gastronômico e cultural, aumentando continuamente a integração intermunicipal, resultando em maior força e reconhecimento.

A Festa das Etnias, tem como objetivo principal, fomentar o turismo de eventos no sul do Estado de Santa Catarina; dar continuidade à maior festa temática do sul catarinense e uma das maiores do Estado; integrar e manter as tradições das sete etnias formadoras do município de Criciúma; complementar e antecipar o círculo das festas Catarinenses que acontecem em Blumenau, Brusque, Itajaí, Florianópolis e outros municípios; tornar-se um marco no calendário cultural e turístico do Mercosul. A realização da XXIV Festa das Etnias ocorrerá de 11 à 16 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário