quinta-feira, 20 de setembro de 2012

JORNALISTAS ESPECIALIZADOS EM TURISMO DO BRASIL ESTÃO EM IMBITUBA PARTICIPANDO DO CONGRESSO NACIONAL DA ABRAJET

Desde a noite de ontem, 20 de setembro, Imbituba e o Sul do Estado de Santa Catarina respiram turismo. O advento das comemorações da Semana da Baleia Franca, celebrado juntamente com o Encontro de Sustentabilidade Costeiro e Marinho, incorporou o congresso Nacional da Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo para ilustrar o quanto é setor é importante, não apenas ao município quanto à região. O Congresso está reunindo cerca de 100 jornalistas especializados na área do Turismo que, além de desenvolverem  as atividades programadas pela entidade representativa, ainda vão conhecer as belezas naturais que proporcionam Imbituba, Laguna, Tubarão, Orleans, Gravatal e Serra do Rio do Rastro.
Desde as primeiras horas da manhã de ontem, jornalistas de todo o Brasil, associados da Abrajet, começaram a pisar em solo catarinense. O presidente da Abrajet-SC, Alberto Gonçalves de Souza, como anfitrião do evento da categoria, fazia o atendimento de boas vindas dos participantes que desciam no aeroporto internacional Hercilio luz, em Florianópolis e se dirigir em seguida para Imbituba. Na cidade portuária, que representa muito bem o slogam da administração Beto Martins: “Um Mar de Oportunidades”, os jornalistas começaram a chegar por volta do meio dia, oriundos dos mais diversos estados e cidades brasileiras. Os profissionais foram recebidos no Silvestre Hotel e dali encaminhado às suas acomodações. Parte ficou no Silvestre. Parte do Imbituba Praia Hotel, localizado em frente ao mar e que hospedou a reportagem do NOSSO JORNAL SC. (Na foto, o diretor do Nosso Jornal, Carlos Agne, degustando uma salada de camarão flambada no conhaque, numa espécie de petit-comtée do Imbituba Praia hotel)
No Praia Hotel, como é conhecido, os profissionais foram se instalando e já confraternizando o reencontro, de uma categoria que, realmente, tem o trato familiar, uma espécie de confraria. O ex-presidente da Abrajet-SC, Valmir Grinn foi um dos primeiros a chegar no Praia Hotel e se reencontrar com o diretor do Nosso Jornal SC, Carlos Agne, atual secretário da entidade em Santa Catarina. Na oportunidade, no saguão do hotel, começou a chegar jornalistas, diretores ou presidentes das mais diversas localidades do país. (Na foto, da esquerda para direita, Lizst Madruga, Arajet RN, o presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC, Joel Campos e Valmir Grimm e esposa). Lizst era um doa mais atentos da beleza que a cidade de Imbituba começava a apresentar aos visitantes ilustres da formação de opinião no setor turístico brasileiro. Para completar o conjunto de personagens que irão contribuir nas discussões da instituição Abrajet Nacional, as presenças do Paulo Roberto, do Amazonas, do presidente da Abrajet da Bahia, da Paraíba, Ceará, a noite límpida ficou ilustras com a presença dessas estrelas.
Aberto o Congresso Nacional da Abrajet de Imbituba
A noite não poderia ser melhor. Entre a festa de comemoração da Semana da Baleia Franca, transformada num Fórum de discussão sobre a sustentabilidade costeiro marinho da região, uma oportunidade ímpar para Santa Catarina ver o reencontro de profissionais que defendem a bandeira da indústria sem chaminés: o turismo.
No auditório, o presidente da Abrajet de Santa Catarina, a anfitriã, Alberto Gonçalves de Souza abriu os trabalhos com a indicação da palavra ao líder nacional Hélcio Estrella, que abriu o Congresso dando as boas vindas aos associados que, no sábado, vão eleger o presidente que comandará os destinos da entidade na próxima gestão (Na foto, Beto Martins reebe a gratidão dos jornalistas de Turismo com o troféu entregue por Luiz Felipe, de presidente da Abrajet de Pernambuco). O prefeito Beto Martins, o secretário de Desenvolvimento regional, representando o governador Raimundo Colombo, Nazil Bento Júnior, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Imbituba e abrajeteano, Adilson Silvestre contribuíram para o enriquecimento dessa memorável noite e que contou com entrega de troféus aos destaques nacionais e catarinenses escolhidos pelos jornalistas filiados à associação.O prefeito Beto Martins, que está deixando o cargo após mudar, depois de oito anos de mandato, a cidade de Imbituba, transformando-a num verdadeiro Mar de Oportunidades, se integrou ao sentimento dos abrajeteanos e observou que, “Imbituba sente-se honrada em receber esses profissionais que são o esteio da informação, principalmente na área do turismo, que é a bola da vez na economia”.
Após prestar o reconhecimento aos que contribuíram para o turismo e, principalmente, para a Abrajet, Alberto Gonçalves de Souza e o presidente da nacional, Hélcio Estrella, anunciaram a programação da sexta-feira, que será um fantur na região, conforme programação abaixo. 

Programação
DIA 21/09
08h00min - Café da Manhã no Hotel. 
08h30min - Início do Fan tour (Cidades próximas)
09h00min - Chegada a Laguna, com visita ao Museu Anita Garibaldi, e Centro Histórico.
10h30min - Chegada a Capivari de Baixo (Usina da Tractebel, a maior da América Latina).
12h00min - Chegada a Tubarão (Visita a Catedral e Museus Ferroviário e
Willy Zumblik).
13h00min - Chegada a Gravatal e Almoço no Hotel Termas Gravatal.
14h45min - Saída para Bom Jardim da Serra
15h45min - Chegada ao Hotel Eco Resort Serra do Rio do Rastro.
16h00min - Café Colonial no Hotel Eco Resort.
16h45min - Saída para a Vinícola Villa Francione.
17h45min - Chegada a Villa Francioni para conhecê-la e degustar seus internacionalmente premiados vinhos.
19h00min - Retorno para o jantar no Hotel Internacional de Gravatal.
21h00min - Jantar/Bebidas à parte.
22h00min - Apresentação Artístico Cultural de sapateado com os Barbicachos, com boleadeiras e dança típica.
00h00min - Descanso.
DIA 22/09
08h00min - Café da Manhã.
09h00min - Início da Reunião de Trabalho.
09h05min - Composição da Mesa.
09h15min - Início da Pauta:
1 - Conhecer e votar o Relatório da Diretoria Nacional e Respectivo Balanço Financeiro.
2 - Deliberar sobre a participação da ABRAJET/NACIONAL, em organismos multinacionais e regionais, escolhendo um delegado que a represente.
3 - Eleger a  nova Diretoria da Entidade para o Biênio 2012/2014.
10h45min - Passeio ao mar para observação da Baleia Franca.
12h30min - Almoço.
14h30min - Painel sobre o Tema: TURISMO NO TERRITÓRIO DA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BALEIA. Palestrante: José Roberto Martins (Prefeito de Imbituba). Debatedores: Valdir Walendowisky (SANTUR), Henrique Litman(INSTITUTO BALEIA FRANCA), Pedro  Wolkemer de Castilho(UDESC), Hélcio Estrela(ABRAJET/NACIONAL) e MGM (Representante).
15h30min - Descanso.
22h00min - Encerramento do Dia de Trabalho.
22h15min - SHOW COM A BANDA YAHOO.
DIA 23/09
09h00min - Café da Manhã.
10h00min - City Tour.
12h00min - Almoço.
14h00min - Retorno ao Hotel para descanso, ou AEROPORTO.
Momentos  que marcaram a abertura do Congresso Nacional da Abrajet
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário