quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Contagem regressiva para as Oktoberfestas

Outubro é um mês especial para Santa Catarina. Uma época de muita alegria, diversão e exaltação das tradições e cultura dos imigrantes europeus que colonizaram o estado. A gastronomia, a música, as danças típicas e a hospitalidade desses povos encantam milhares de turistas do Brasil e do exterior que "invadem" o território catarinense.

Oktoberfest de Blumenau
 
A mais conhecida das festas acontece de 10 a 28 de outubro de 2012. São 18 dias de muita animação, chopp, cultura, música e danças germânicas, além dos animados desfiles típicos pelo centro da cidade! Um evento imperdível que atrai pessoas de todas as partes do Brasil e do exterior. É a segunda maior Oktoberfest do mundo e a maior festa alemã das Américas. E para você já ir entrando no clima:
- EIN PROSIT, MEIN FREUND!!!
- Um brinde, meu amigo!!!
 
 
Fenarreco - Festa Nacional do Marreco
 
A festa mais saborosa de Santa Catarina ocorre em Brusque de 10 a 21 de outubro. A cidade se transforma no centro gastronômico do Vale do Itajaí e recebe milhares de visitantes em busca das atrações culturais, folclóricas e musicais, desfiles, além de concursos, parque de diversões e o melhor da gastronomia alemã.

Schützenfest - Festa dos Atiradores

Ocorre em Jaraguá do Sul de 10 a 14 de outubro. Tem como principais atrações a gastronomia, apresentações folclóricas, bailes, competições de tiro nas modalidades chumbinho, seta e carabina 22 e em modalidades paralelas (rolha, dardo, tiro ao alvo em movimento e outras), além dos desfiles típicos.
 
Fenaostra - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana

A única das oktoberfestas que acontece em Florianópolis está programada para os dias 11 a 21 de outubro. É um ambiente para celebrar a cultura local e consolidar a imagem da capital catarinense como maior produtora de ostras do Brasil, abrindo novos mercados consumidores.**

Marejada
 
Ocorre em Itajaí entre 11 e 21 de outubro. É uma festa portuguesa que revitaliza a cultura, divulga os costumes e a gastronomia do pescado. A festa possui atrações como a gastronomia a base de frutos do mar, a cultura ligada a pesca, exposições, shows musicais e folclóricos, tardes dançantes para terceira idade, dias especiais com programação para as crianças, feira de artesanato e o Festival História de Pescador.

Festa do Imigrante

Ocorre em Timbó de 11 a 14 de outubro. Tem como objetivo resgatar e preservar as tradições dos colonizadores, envolvendo bailes, danças folclóricas, desfiles típicos, apresentações musicais, esportivas e recreativas, além da gastronomia típica alemã, italiana e brasileira.

Tirolfest

Ocorre em Treze Tílias de 11 a 14 de outubro. Durante a festa, a tradição dos imigrantes austríacos é retratada na música, gastronomia e nas esculturas em madeira. A diversão é garantida com muita cultura, músicas, danças, desfiles, deliciosa gastronomia e muito chopp.

Oktoberfest de Itapiranga

Ocorre em 13 e 28 de outubro de 2012 na Linha Becker e em 19, 20 e 21 de outubro de 2012 na cidade de Itapiranga. Teve sua 1ª edição em 1978 e é considerada a primeira Oktoberfest no estado. Realizada no extremo oeste catarinense, quase divisa com a Atgentina. Atualmente, milhares de pessoas vêm todos os anos a Itapiranga, mantendo viva a tradição. Muita alegria e chopp gelado é o que não faltam nessa festa!

**Por determinação do Prefeito, Sr. Dário Elias Berger, a XIV Fenaostra teve sua data de realização alterada para o período de 22 de novembro a 02 de dezembro de 2012. Um dos motivos, segundo informações da Prefeitura Municipal, é falta de tempo hábil na realização da licitação e o tempo de realização da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, Fenaostra, antes marcado para o mês de outubro.
 
Por Graziella BeHertzog
Crédito das fotos: (1) Desfile na Festa do Imigrante, (2) Desfile da Oktoberfest em Blumenau - Marcelo Martins, (3) Schützenfest, (4) Prato típico - FenaOstra, (5) Família Marejão - Marejada e (6) Realeza da Fenarreco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário