quarta-feira, 1 de setembro de 2010

POLITICA - Terceira pista na Serrinha de Siderópolis - Trabalho de Comin não para.

A empresa Confer, de Criciúma, deve ser a responsável pelas as obras de pavimentação da terceira pista na SC-445, trecho entre Criciúma e Siderópolis, conhecido como Serrinha. Os envelopes com as propostas foram abertos na tarde de hoje, na sede do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), em Florianópolis. Pela proposta, a empresa vai pavimentar cerca 1,3 quilômetro, a um custo de R$ 1.255.496,88 e terá 240 dias para conclusão dos trabalhos. A decisão, que ainda aguarda eventuais correções de valores, deve ser homologada na próxima segunda-feira (30).
"É mais uma reivindicação justa da população que está sendo atendida pelo Governo do Estado. A terceira pista da Serrinha certamente vai facilitar muito o trânsito naquela região”, destacou o secretário Regional em Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, que acompanhou a abertura dos envelopes ao lado do deputado estadual, Valmir Comin; do prefeito de Siderópolis, Douglas Warmling; do presidente da Câmara de Vereadores de Siderópolis, Luiz Salvaro; do gerente de Cultura, Esporte e Turismo da SDR, Cleber Nichele; entre outras lideranças da região, como o empresário de Siderópolis, Hélio Césa.

BIOGRAFIA

Valmir Comin nasceu em Siderópolis em 10 de agosto de1961. Foi o sexto dos 12 filhos de Maria Ugeoni Comin e Natalino Comin. A família descende de colonizadores italianos que chegaram ao sul do estado em 1886. Assim como os antepassados, os pais de Valmir Comin mantinham uma lavoura diversificada e também criavam gado.O dinheiro que vinha da venda de leite, milho e banana complementava o salário de seu Natalino, que trabalhava em uma mina de carvão. A importância dessa renda extra era tanta que no cuidado com a roça e com o gado, todos os filhos ajudavam. Valmir Comin acordava cedo e só ia para a aula depois de dar comida às vacas. Nos oito quilômetros até a escola, carregava sete litros de leite que levava para vender às professoras e mães dos colegas. “Levava quatro litros no ombro direito e três no esquerdo, para compensar o peso da bolsa em que iam os cadernos”, lembra Comin.

Foi durante a adolescência de Valmir Comin que a vida da família começou a melhorar. Seu Natalino teve a idéia de montar uma empresa de beneficiamento de carvão, utilizando como matéria-prima e transformando em fonte de energia o que as mineradoras descartavam. “Fazíamos do lixo um luxo”, orgulha-se Comin. Eram meados da década de 70, época em que as noções de reaproveitamento e de reciclagem ainda não eram difundidas. Da idéia de seu Natalino surgiu a usina Santa Polônia LTDA, que alguns anos depois passou a se chamar Comin e Cia.

Com o crescimento da empresa familiar, Comin ajudou a tornar o bairro em que morava em área industrial. Aos poucos se tornou um líder em sua comunidade e, com apoio popular, foi eleito vereador de Siderópolis por duas vezes. Em 1998, com o apoio da população de nove pequenos municípios da região sul de Santa Catarina, foi eleito Deputado Estadual pelo PP. Em 2002 foi reeleito com 31.391 votos, e ocupou o cargo de 3o secretário da mesa Diretora. Novamente com a aceitação do povo nas eleições de 2006, está o terceiro mandato ainda exercendo a função de 3o secretário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário