Evento lança o desafio de reduzir a inadimplência e beneficiar quem tem dívida
As bases para a campanha nacional que buscará resgatar os consumidores inadimplentes para o final do ano são debatidas na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que iniciou neste domingo em Florianópolis. O objetivo da iniciativa, contudo, é claro: trazer de volta para o mercado o devedor e, com isso, ampliar a capacidade de compra da população para o Natal.
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) está na fase de elaboração do projeto que deverá ser lançado em novembro no país. Mas a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) prevê lançar a campanha de recuperação do crédito entre os dias 22 de novembro e 4 de dezembro. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Júnior, a base do programa deverá ser o pagamento de parte da dívida pelo consumidor à vista e o restante de forma parcelada. Ou seja, o financiamento do saldo da dívida. Clientes com contas atrasadas em até cinco anos terão a possibilidade de renegociar.
O presidente da FCDL-SC, Sérgio Alexandre Medeiros, diz que a entidade consultou as CDLs catarinenses e comprovou que a maioria tem interesse em adotar a campanha. — Cada lojista fará a sua oferta, dentro de suas possibilidades, para que o consumidor inadimplente consiga liquidar as suas dívidas. Acreditamos que 80% dos estabelecimentos comerciais devam aderir ao projeto — avalia Medeiros.
Meta é inadimplência abaixo de 1% em SC
Para o presidente da FCDL, a iniciativa poderá aumentar a recuperação do crédito no Estado em 20%. Em agosto, o SPC registrou um índice de inadimplência de 1,68% em SC. Esta taxa revela o percentual de inadimplentes no crediário e no cheque que apareceram no volume total de consultas feitas ao SPC durante o mês. Ficam de fora da equação os endividados com cartão de crédito e outras modalidades.
A meta é para que este número fique abaixo de 1% em dezembro, um volume considerado ideal pelo presidente do Conselho do SPC no Estado e vice-presidente de Serviços da FCDL, Ivan Tauffer. Para ele, os números de 2010 comprovam que a inadimplência está sendo mantida dentro de uma média previsível. Ele destaca ainda o alto índice de recuperação do crédito registrado no Estado — a média do ano é de 65%, mas em julho este número chegou a 81%.
— A maioria das pessoas, quando recebe a carta em casa dizendo que está no SPC, procura o comércio e quita a prestação pendente — conta.
A campanha da CNDL, que seria nacional, não terá a adesão de todos os Estados. Segundo o presidente da entidade, algumas regiões do país terão dificuldade em promover a iniciativa este ano, mas a perspectiva é que ela efetivamente seja nacional em 2011. O número de estados que participarão da campanha e os detalhes sobre ela serão definidos na Convenção Nacional. — O que buscamos é, basicamente, trazer de volta para o consumo as pessoas que tiveram dificuldades, especialmente no período mais forte da crise. Quem teve algum tipo de endividamento terá a oportunidade de recuperar o seu crédito — esclarece Pelizzaro.
A CNDL procura estender iniciativas que são adotadas com sucesso há alguns anos por estados como MG. O período de lançamento da campanha antecederá a época de reforço do orçamento do consumidor no final do ano, com o pagamento do 13º e dos saldos de programas de participação nos lucros disponíveis em algumas empresas.
Programação de amanhã
As bases para a campanha nacional que buscará resgatar os consumidores inadimplentes para o final do ano são debatidas na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que iniciou neste domingo em Florianópolis. O objetivo da iniciativa, contudo, é claro: trazer de volta para o mercado o devedor e, com isso, ampliar a capacidade de compra da população para o Natal.
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) está na fase de elaboração do projeto que deverá ser lançado em novembro no país. Mas a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC) prevê lançar a campanha de recuperação do crédito entre os dias 22 de novembro e 4 de dezembro. Segundo o presidente da CNDL, Roque Pelizzaro Júnior, a base do programa deverá ser o pagamento de parte da dívida pelo consumidor à vista e o restante de forma parcelada. Ou seja, o financiamento do saldo da dívida. Clientes com contas atrasadas em até cinco anos terão a possibilidade de renegociar.
O presidente da FCDL-SC, Sérgio Alexandre Medeiros, diz que a entidade consultou as CDLs catarinenses e comprovou que a maioria tem interesse em adotar a campanha. — Cada lojista fará a sua oferta, dentro de suas possibilidades, para que o consumidor inadimplente consiga liquidar as suas dívidas. Acreditamos que 80% dos estabelecimentos comerciais devam aderir ao projeto — avalia Medeiros.
Meta é inadimplência abaixo de 1% em SC
Para o presidente da FCDL, a iniciativa poderá aumentar a recuperação do crédito no Estado em 20%. Em agosto, o SPC registrou um índice de inadimplência de 1,68% em SC. Esta taxa revela o percentual de inadimplentes no crediário e no cheque que apareceram no volume total de consultas feitas ao SPC durante o mês. Ficam de fora da equação os endividados com cartão de crédito e outras modalidades.
A meta é para que este número fique abaixo de 1% em dezembro, um volume considerado ideal pelo presidente do Conselho do SPC no Estado e vice-presidente de Serviços da FCDL, Ivan Tauffer. Para ele, os números de 2010 comprovam que a inadimplência está sendo mantida dentro de uma média previsível. Ele destaca ainda o alto índice de recuperação do crédito registrado no Estado — a média do ano é de 65%, mas em julho este número chegou a 81%.
— A maioria das pessoas, quando recebe a carta em casa dizendo que está no SPC, procura o comércio e quita a prestação pendente — conta.
A campanha da CNDL, que seria nacional, não terá a adesão de todos os Estados. Segundo o presidente da entidade, algumas regiões do país terão dificuldade em promover a iniciativa este ano, mas a perspectiva é que ela efetivamente seja nacional em 2011. O número de estados que participarão da campanha e os detalhes sobre ela serão definidos na Convenção Nacional. — O que buscamos é, basicamente, trazer de volta para o consumo as pessoas que tiveram dificuldades, especialmente no período mais forte da crise. Quem teve algum tipo de endividamento terá a oportunidade de recuperar o seu crédito — esclarece Pelizzaro.
A CNDL procura estender iniciativas que são adotadas com sucesso há alguns anos por estados como MG. O período de lançamento da campanha antecederá a época de reforço do orçamento do consumidor no final do ano, com o pagamento do 13º e dos saldos de programas de participação nos lucros disponíveis em algumas empresas.
Programação de amanhã
8h30min — Palestra Angela Hirata, consultora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas
10h30min — Palestra Micro e Pequenas Empresas: Lei geral — Onde estamos e para onde vamos
11h30min — Palestra Maestro João Carlos Martins — Superação
21h — Festa de Encerramento — Show César Menotti & Fabiano
- A +
10h30min — Palestra Micro e Pequenas Empresas: Lei geral — Onde estamos e para onde vamos
11h30min — Palestra Maestro João Carlos Martins — Superação
21h — Festa de Encerramento — Show César Menotti & Fabiano
- A +
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