quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dicas de Turismo

Mina Modelo de Criciuma continua sendo atração
A Mina Modelo Caetano Sônego (foto), inaugurada no dia quatro de dezembro de 1984, na Administração de José Augusto Hülse/Roseval José Alves e administrada pela Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo, é conhecida pelo trade turístico nacional e internacional como a “única mina de extração de carvão aberta a visitação pública no Brasil e na América Latina”.

Por falta de manutenção foi desativada em 2004, na Administração de Anderlei José Antonelli, e agora será recuperada como um Memorial Histórico, em homenagem aos homens do carvão (os mineiros), que trabalhavam nas minas de Criciúma e região Sul do Estado de Santa Catarina. Foi o que disse o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Serginho Luiz Zappelini a este colunista, idealizador da Mina Modelo.

Neste dia 14 de outubro último, o Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Criciúma, Clésio Salvaro, convidou a imprensa (fotos) para um café da manhã às 10 horas no interior da antiga Mina São Simão (desativada em 1995), localizada no bairro Naspolini, que está sendo recuperada para a visitação pública, tomando, assim, o lugar que durante 20 anos a Mina Modelo Caetano Sônego realizou mostrando ao Brasil e ao mundo as nossas potencialidades turísticas e culturais.

A Mina São Simão, segundo o Prefeito, receberá o nome de Mina Museu de Visitação e está situada no bairro Naspolini. A equipe de técnicos e engenheiros está concluindo os trabalhos de limpeza, iluminação e sinalização com total segurança para os turistas. Uma locomotiva com capacidade para 12 passageiros, com um guia de turismo, percorrerá os 300 metros do túnel e contará aos visitantes a história da extração e mostrará as camadas do carvão nas paredes. Na entrada da mina, a estátua da padroeira dos mineiros Santa Bárbara é uma parada obrigatória para rezar. Com iluminação especial, áudio visuais mostrarão painéis e utensílios de mineração. A inauguração da Mina está prevista para o segundo semestre de 2011. (ver Galeria de Imagens)

PIT STOP

* Os 33 mineiros no Chile foram alvo das atenções no mundo e salvos pelas suas resignações e coragem. A cápsula tipo planetária também roubou a cena pelas idas e vindas à mina soterrada. Graças à Deus, tudo correu dentro do previsto. Agora eles viraram heróis e cobram entrevistas.

* No Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo realizado em Angra dos Reis (RJ), no dia 19 último, nas dependências do Resort Vila Galé, foi nomeado Presidente o jornalista paulista Hélcio Estrela (ex-assessor de imprensa da TAM). Também foram reeleitos e empossados três Diretores catarinenses: Airson Soares da Rosa (Criciúma), Valmir Grein (Balneário Camboriú) e Iberê Jaques Aguiar (Tubarão). Confira fotos na Galeria de Imagens.

* No Congresso da Abav/Rio 2010, Santa Catarina sagrou-se tetra campeã como o Melhor Destino Turístico Brasileiro. O Governador catarinense Leonel Pavan recebeu, no dia 20 de outubro, o trade turístico nacional e internacional com um almoço nas dependências do Rio Centro, durante a realização da Maior Feira das Américas. Pavan mostrou as potencialidades turísticas catarinenses e o PLANO CATARINA 2020.

* A conquista do Criciúma Esporte Clube subindo para a Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, neste sábado dia 23 de outubro de 2010, ficará na história da cidade (200 mil habitantes). O Estádio Heriberto Hùlse lotou com os estimados 20 mil torcedores. Agora, a meta é a Série A e passar de 10 mil para 20 mil associados. Dá-lhe Tigre! Confira a Galeria de Imagens.

AIRSON SOARES DA ROSA é Consultor de Turismo. Diretor da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Membro Titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosul, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910.
DRT-SC 02360-JP
OAB-SC-2.281(Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário