Florianópolis
Foi realizado na última segunda-feira, em Florianópolis (SC), a instalação e posse do Conselho Consultivo da Câmara Empresarial de Turismo de Santa Catarina. Criada pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina), a Câmara tem no conselho Consultivo as 17 entidades do turismo, que deverão atuar de forma integrada com objetivo de fomentar o turismo catarinense. A Câmara, órgão colegiado e consultivo vai atuar na representação e defesa dos interesses da categoria, com propostas em âmbito econômico, financeiro e social.
As entidades que fazem parte são: ABIH, Abav, Abeoc, Abrasel, Abla, Adibra, Abrajet, Athisc, Fhoresc, Facisc, FCVB-SC, Pousar, Fecomércio, Skal Club, Sebrae, Sindetur, Sinduscon e Conselho Estadual de Turismo. “A Camara tem. entre outros objetivos, trazer o empresário catarinense para discutir, planejar e atuar no turismo do Estado”, explica Arzua, diretor executivo da Fecomércio.
Para presidir os trabalhos da Câmara, foi eleito o atual presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, que também ocupa o cargo de vice-diretor Administrativo da ABIH Nacional. Ele tomou posse na presidência da Câmara no último dia nove de abril. Segundo João Moritz, o trade catarinense há dez anos vem buscando, cada vez mais, a união do setor com objetivos de planejar e executar ações em favor do turismo do Estado. “Conseguimos criar neste período o Conselho Estadual do Turismo, portanto houve ainda a necessidade de integrar outras empresas, que tem também um papel significativo e se beneficiam do turismo. “A Fecomercio já tem essa estrutura e demonstrou o interesse com a criação da Câmara”, explica Moritz.
Ainda segundo Moritz, a Câmara de Turismo vai atuar visando manter um equilíbrio saudável entre imperativos de negócios, proteção aos recursos naturais e bem estar das cidades “A Fecomércio, juntamente com o Sesc e Senac vai somar esforços para que a potencialidade turística de Santa Catarina possa se desenvolver ainda mais nos próximos anos, cooperando com o trade e o governo para a implantação de um turismo auto-sustentável“, acrescentou o empresário.
Segundo Marcos Arzua, a qualificação profissional, a estrutura de dados estastísticos do turismo de Santa Catarina e o levantamento da agenda permanente das ações ligadas ao turismo do Estado são as três ações já planejadas para ser executada pela Câmara. Contaremos com a parceria de outras entidades, como o Senac que poderá ajudar na qualificação profissional do setor”, explica Marcos Arzua. De acordo com João Moritz, a estrutura de dados estatístico e o levantamento da agenda poderá ajudar também a cobrar do governo propostas e ações para o turismo catarinense.
Além de Santa Catarina, a Câmara Empresarial de Turismo já foi instalada em São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima, estando em fase de estruturação no Rio de Janeiro.
Foi realizado na última segunda-feira, em Florianópolis (SC), a instalação e posse do Conselho Consultivo da Câmara Empresarial de Turismo de Santa Catarina. Criada pela Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina), a Câmara tem no conselho Consultivo as 17 entidades do turismo, que deverão atuar de forma integrada com objetivo de fomentar o turismo catarinense. A Câmara, órgão colegiado e consultivo vai atuar na representação e defesa dos interesses da categoria, com propostas em âmbito econômico, financeiro e social.
As entidades que fazem parte são: ABIH, Abav, Abeoc, Abrasel, Abla, Adibra, Abrajet, Athisc, Fhoresc, Facisc, FCVB-SC, Pousar, Fecomércio, Skal Club, Sebrae, Sindetur, Sinduscon e Conselho Estadual de Turismo. “A Camara tem. entre outros objetivos, trazer o empresário catarinense para discutir, planejar e atuar no turismo do Estado”, explica Arzua, diretor executivo da Fecomércio.
Para presidir os trabalhos da Câmara, foi eleito o atual presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz, que também ocupa o cargo de vice-diretor Administrativo da ABIH Nacional. Ele tomou posse na presidência da Câmara no último dia nove de abril. Segundo João Moritz, o trade catarinense há dez anos vem buscando, cada vez mais, a união do setor com objetivos de planejar e executar ações em favor do turismo do Estado. “Conseguimos criar neste período o Conselho Estadual do Turismo, portanto houve ainda a necessidade de integrar outras empresas, que tem também um papel significativo e se beneficiam do turismo. “A Fecomercio já tem essa estrutura e demonstrou o interesse com a criação da Câmara”, explica Moritz.
Ainda segundo Moritz, a Câmara de Turismo vai atuar visando manter um equilíbrio saudável entre imperativos de negócios, proteção aos recursos naturais e bem estar das cidades “A Fecomércio, juntamente com o Sesc e Senac vai somar esforços para que a potencialidade turística de Santa Catarina possa se desenvolver ainda mais nos próximos anos, cooperando com o trade e o governo para a implantação de um turismo auto-sustentável“, acrescentou o empresário.
Segundo Marcos Arzua, a qualificação profissional, a estrutura de dados estastísticos do turismo de Santa Catarina e o levantamento da agenda permanente das ações ligadas ao turismo do Estado são as três ações já planejadas para ser executada pela Câmara. Contaremos com a parceria de outras entidades, como o Senac que poderá ajudar na qualificação profissional do setor”, explica Marcos Arzua. De acordo com João Moritz, a estrutura de dados estatístico e o levantamento da agenda poderá ajudar também a cobrar do governo propostas e ações para o turismo catarinense.
Além de Santa Catarina, a Câmara Empresarial de Turismo já foi instalada em São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima, estando em fase de estruturação no Rio de Janeiro.
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