terça-feira, 6 de julho de 2010

Catarinense TopMed é reconhecida como Empresa Cidadã pela ADVB

A empresa, que atua na promoção da saúde e prevenção de doenças junto à iniciativa privada e entidades públicas, mantêm um Programa de Responsabilidade Social que implantou Academias da Saúde abertas às comunidades de Florianópolis e outros municípios de SC. A solenidade de premiação do “case” TopMed como Empresa Cidadã ADVB/SC ocorre dia 08 de julho, no Clube Mampituba, em Criciúma.

A TopMed é uma empresa genuinamente catarinense, especializada no segmento de serviços de saúde. Iniciou suas atividades em 2003, tem sua matriz em Florianópolis e opera em outros municípios do Estado através de equipes especializadas e distribuídas regionalmente. Seu
foco é o desenvolvimento de produtos e serviços que valorizem e promovam a saúde. “A TopMed inicialmente fora projetada para ser uma Operadora de Planos de Saúde, mas em
2006 identificamos no meio empresarial uma demanda que ia além do que o benefício saúde
tradicional oferecia”, recorda Adilson Bernardino, presidente da empresa.
Os empresários e gestores das áreas privada e pública apontaram uma preocupação com relação aos seus funcionários e temas como qualidade de vida, absenteísmo, falta de produtividade no trabalho. Foi então que a TopMed decidiu focar seus serviços e produtos na oferta de programas de qualidade de vida abrangendo a promoção à saúde e a prevenção de doenças. “Os sócios pesquisaram muito, viajaram para conhecer os modelos existentes em outros países, nos Estados Unidos e na Europa, e estruturaram a empresa tal como ela opera hoje”, destaca Bernardino. O modelo deu certo e obteve excelente receptividade de mercado, tendo conquistado o Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC) em 2009. O Dr. Dráuzio Varella, ao conhecer de perto o trabalho da TopMed, em Florianópolis, afirmou numa palestra pública que “isso é tudo o que eu acredito em Medicina”. Em decorrência dessa nova visão, a TopMed tem se consagrado de forma inovadora no setor, promovendo uma mudança paradigmática que combina uma nova filosofia de gestão da saúde com alta tecnologia e uma equipe multidisciplinar qualificada para um atendimento competente e humanizado. A atuação da empresa está se expandindo para outros Estados.
Além das cerca de 200.000 pessoas que se beneficiam diretamente dos serviços prestados pela empresa em Santa Catarina, a TopMed desenvolve também um Programa de Responsabilidade Social que oferece benefícios públicos e sem custo para as comunidades onde atua, e que obteve o reconhecimento como Empresa Cidadã ADVB/SC 2010, na Categoria Participação Comunitária. “Estamos vivendo por mais tempo, mas não estamos vivendo com mais qualidade. A questão exige um tratamento responsável não apenas por parte do Estado, mas também pelo setor privado. E um dos principais caminhos é investir mais na prevenção, de modo que todos os cidadãos preservem uma melhor qualidade de vida e vivam de forma mais feliz, produtiva e realizada”, avalia a Dra. Renata Zobaran, diretora médica da TopMed.
Foi a partir dessas constatações – explica a Dra. Zobaran – que a TopMed decidiu criar seu Programa de Responsabilidade Social, visando contribuir para a promoção da saúde e a prevenção de doenças também junto à comunidade, como uma expressão de sua consciência de cidadania corporativa. O Programa da TopMed estrutura-se numa estratégia que visa beneficiar o maior número possível de pessoas com informações, ações e ferramentas para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Alguns dos projetos têm caráter permanente, e outros são realizados de forma pontual, atendendo a demandas comunitárias específicas ou agregando apoio e parceria em eventos e ações com outras instituições públicas ou do terceiro setor.

20 Academias da Saúde já instaladas em locais públicos

Os projetos que compõe o Programa incluem: a instalação de “Academias da Saúde TopMed” em locais públicos, a realização de “Oficinas de Saúde TopMed”, a participação em eventos públicos, o patrocínio a um time de basquete feminino juvenil e a cooperação com a Junior Achievement. As Academias da Saúde TopMed, em especial, visam melhorar a qualidade de vida da população catarinense, facilitando e incentivando o acesso a um modelo de prática de exercícios original, bem planejada e com benefícios imediatos à comunidade. Consiste em instalar um tipo de academia projetada especialmente para o acesso do público, ao ar livre, em locais como parques e praças, e também junto a serviços públicos de saúde, como é o caso da Academia inaugurada no terreno da Policlínica do Rio Tavares, em Florianópolis.
Os projetos e ações do Programa TopMed de Responsabilidade Social têm contribuído para uma maior e mais visível conscientização da sociedade a respeito da importância de se investir continuamente na promoção da saúde e prevenção de doenças. diariamente, uma média mínima de 100 pessoas em cada uma das 20 Academias da Capital e de outras cidades catarinenses frequentam as Academias, chegando, portanto, a 60.000 pessoas beneficiadas mensalmente em todo o Estado. As Academias motivaram trabalhos universitários de pesquisa envolvendo a análise e os resultados positivos advindos da frequência da comunidade a estes espaços públicos de exercício. O case “Programa TopMed de Responsabilidade Social: promovendo a saúde da comunidade” foi apresentado ao júri da 12ª edição do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC e avaliado, dentre mais de 40 projetos. Dia 10 de junho de 2010 a entidade divulgou os resultados, sendo a TopMed reconhecida como uma das vencedoras na Categoria Participação Comunitária. A solenidade de premiação com entrega de troféu e certificado acontece dia 8 de julho, em Criciúma, Santa Catarina.

Assessoria de Imprensa:
Jorn. Zeni Rates (48) 3269-8543 / 9960-0109 – zenirates@midiatur.com.br
Entrevistas:
Dra. Renata Zobaran, Diretora Médica da TopMed
Telefones (48) 3028-5858 / 3954-8100 / 8845-0515
Website: http://www.topmed.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário