quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Dicas de Turismo - Airson Soares da Rosa

O HOMEM, QUEM ELE É?

Desde os primórdios, quando o homem se deu conta da sua identidade, começou a construir a sua história. Este ser biológico contém em si o comportamento político conquistado nas relações sociais entre seus pares. Agregado a esse comportamento, o homem tem um diferencial na sua singularidade. Embora semelhante como um ser humano é um ser místico, dotado de inquietações.

A inteligência humana avançou vertiginosamente com auxílio da ciência, porém esta especializou-se de tal forma que o observador limitou-se apenas a um foco da pesquisa, perdendo a noção do todo. As especializações concentram-se em um ponto de vista, de tal forma que o pesquisador desconhece outras facetas deste fenômeno. O homem evoluiu ao longo dos tempos e continua evoluindo, porém se voltarmos na história, as diferentes esferas de entendimento e desenvolvimento humano se mantiveram em categorias.

O conhecimento é, hoje, acessível à população e as classes sociais menos favorecidas. As disparidades entre as riquezas produzidas, e, principalmente, entre o conhecimento cultural são, ainda, um flagelo social. O uso da inteligência, por alguns cidadãos é feito de forma equivocada quando agridem e depredam o patrimônio público; outros nem se quer despertaram para a consciência do poder da sua cidadania no sentido de compartilhar e trazer desenvolvimento para a sua comunidade. Quem é o Homem?

Ser dotado de razão e sentimento, de consciência ética e moral, que oscila entre o bem e o mal? A sociedade está formada de cidadãos, entre os quais analfabetos e intelectuais, pobres e ricos, medíocres e sensatos. Caminhos que apontem uma luz, uma esperança para esta esfera marginalizada da sociedade, formada por pobres de espírito crítico, afim de que possam emergir do fundo da caverna. Segundo PLATÃO, os alienados estão acorrentados de frente para o fundo da caverna vendo sombras distorcidas da realidade que lhes está às suas costa.

Para que o conhecimento desta nova realidade não lhe cegue a visão, o papel do filósofo é o de acompanhar o uso das ciências na vida cotidiana e questionar a sua aplicabilidade. O filósofo é aquele provocador de mudanças e está a serviço do bem da humanidade, tem a tarefa de indagar e inquirir para construir novos conceitos e assim desencadear evolução no comportamento social, político e econômico. Surge assim, um novo tipo de Turismo, o Filosófico. Com prazer, integramos o quadro de acadêmicos da Academia Criciumense de Filosofia, fundada em setembro de 2002, com reuniões às primeiras terças-feiras de cada mês, (na Fundação Cultural), e com a passagem do Dia do Filósofo, no ultimo dia 16 de agosto, recebemos do colega Ademar Fabre este artigo enviado pela presidente Acadêmica Jádna Valéria Frederico (foto). Parabéns

PIT STOP

* O 8º Encontro da Etnia Polonesa acontecerá dia 22 de agosto de 2010, na localidade de Linha Batista, em Criciúma. A festa religiosa, gastronômica e cultural é em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa. Os cânticos serão em Polonês pelo Coral da Sociedade Orzel Bialy.

* O livro “Abstração: Trama e Urdição”, do escritor criciumense Adair Fernandes Griloo, foi o mais procurado na Feira do Livro de Criciúma, de seis a 14 último, na Praça Nereu Ramos, no estande da Academia de Filosofia. Com certeza, o livro mais polêmico do mundo sobre a fé. Mais informações no site http://www.afgriloo.com.br/.


* Turistas e moradores do Balneário Rincão - Içara (SC) reclamam pelo abandono. O lixo, lama, entulho, água parada nas ruas, mato nos terrenos baldios e a escuridão são algumas atrações. Quem será o próximo prefeito em 2012? Para que cobram o IPTU?


* No turismo desportivo, aqui fica um lembrete: “Este Avai faz coisas, hein?” Agora só ganha de time grande. Os manézinhos estão em alta.....

* O trade turístico nacional não entende o porquê de Criciúma não ativar sua Secretaria de Turismo junto ao Ministério do Turismo, como os demais estados e cidades brasileiras? Verbas existem.....

AIRSON SOARES DA ROSA é Consultor de Turismo, Diretor da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Membro Titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910.
DRT-SC-02360 JP OAB/SC-2.281(Membro Jubilado)
E-mail: airsonsoaresrosa@gmail.com.br
MSN: airsonsoaresrosa@hotmail.com
Site: www.difusora910.com.br
Site: http://abrajet-sc.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário