Por isso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, que é o orgão oficial dessas atenções, participa constantemente de reuniões, workshops, encontros e qualificações diversas, para poder repassar essas informações ao trade local e regional. No final da última semana, o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, esteve em Brasília para participar de novos encontros com esse objetivo, o de qualificar ainda mais o destino.
Schneider participou da Assembleia Ordinária da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destino Indutores (Anseditur), órgão que será utilizado pelo Ministério do Turismo para o repasse de verbas aos destinos e a ponte para o cadastro de novos projetos, na qual foi eleita nova diretoria da entidade. Durante o encontro, o presidente da Embratur, Flávio Dino, palestrou sobre a linha de trabalho da entidade, sua competência em grandes eventos e na competitividade do turismo brasileiro nesses acontecimentos. Chamou à atenção para a vitrine na qual o Brasil irá se transformar - e já vem sentindo isso - como sede da Copa do Mundo em 2014. "Dino nos explicou a importância de se trabalhar a boa imagem dos destinos brasileiros, aliando-se a preocupação em atender bem os consumidores do turismo", especificou Schneider.
A FIFA reforçou a mensagem, explicando que cidades que não serão sede, mas servirão de corredor entre duas sedes de jogos, o que é o caso de Balneário Camboriú, também terão enfoque especial. Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas por parte dos municípios sede e dos candidatos a Campo de Treinamento de Seleção (CTS), o representante da FIFA, Paul Whelan, realizou uma pequena apresentação mostrando que as cidades brasileiras, mesmo não estando nos roteiros da Copa, ainda tem "uma janela aberta para buscar seleções para treinamento". A FIFA deverá realizar visita nos municípios indutores que poderiam sediar esses treinos, para incentivar a busca em ser um CTS. Schneider afirmou que o prefeito Edson Renato Dias (Piriquito) não irá medir esforços para tentar transformar Balneário Camboriú em um desses centros. O coordenador do Programa Nacional de Regionalização do Turismo do Mtur, Yun Yamamoto, declarou em palestra o seu amor por Balneário Camboriú, já que sua família reside na cidade. Também mostrou as formas de integração de fortalecimento e abertura de sistemas que recebem os projetos na área de turismo, e como irão funcionar esses sistemas. "A capacitação chamou nossa atenção para a forma correta de pleitearmos e cadastrarmos esses projetos junto ao Ministério", alinhava o secretário.
Outro planejamento que a Sectur pretende motivar qualificação em Balneário Camboriú é o Viaja Mais Melhor Idade. Segundo Schneider, até o momento esse programa, que incentiva pacotes turísticos customizados além de crédito consignado para estimular as viagens entre os idosos, teve pouca funcionalidade no ponto de vista do MTur. O órgão procurou deixar o projeto mais prático e acessível, e agora eles serão repassados ao trade turístico.
A classificação hoteleira - SB Class- foi outro foco do Ministério do Turismo, durante a convenção da Anseditur. Schneider, disse que a Sectur irá realizar palestras de incentivo e conscientização, sobre a importância da qualificação entre os hotéis. O SB Class dará maior visibilidade aos hotéis e além de conhecer melhor o estabelecimento antes de se hospedar, o hóspede irá poder preencher a ficha de hospedagem via internet.
MTur retorna o apoio
Neste ano, o Ministério do Turismo quer retomar a ajuda aos
municípios indutores, no que tange a sua estruturação e fortalecimento. Balneário Camboriú continua sendo o destino indutor
com os melhores índices de competitividade, inclusive
sobre a média nacional de todos os demais destinos. O índice geral brasileiro é
de 57,5%, e entre as não capitais, 51,8%. Balneário
Camboriú detém 67,1% , a melhor média nacional. "Este ano, será oferecido prêmio
nacional de turismo, e com esse apoio do MTur, queremos
manter ou criar novos e melhores índices. Teremos a visita de equipes do
Governo aqui, e seremos o primeiro destino indutor a
receber workshop de qualificação, que será dado a todo o trade regional", alertou, chamando a atenção dos profissionais do turismo
da Costa Verde e Mar.
Também ficou agendada para o primeiro semestre do ano, uma
reunião com dirigentes de turismo e prefeitos das capitais e destinos indutores, provavelmente em maio, para articular e
desenvolver ideias na troca de experiências e fortalecimento de parcerias. A
intenção é buscar articulação junto ao Governo Federal e MTur, para aumentar a
força do turismo regional. "Esse trabalho de articulação junto aos orgãos
federais é importante, pois iremos buscar, com a 'carta branca' que ganhamos do
prefeito Piriquito, todas as vertentes de crédito e projetos que beneficiem
nossa cidade. Necessitamos dessa aproximação, para termos o entendimento de
estruturar bons projetos, de como e quando fazer, porque dinheiro tem, o que nos
faltam são projetos fortes. Vamos estar cem por cento focados para que Balneário
Camboriú se mantenha como referência turística que é", detalhou o secretário de
Turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário