Atividade conta com cerca de 32 mil profissionais atuando nos 10
municípios
A região conheceu oficialmente alguns estudos que irão reger a atividade
turística nos próximos anos. A apresentação dos documentos “Costa Verde & Mar
em Números” e “Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado (Pemti)” e
“Pesquisa de Oferta Turística: Meios de Hospedagem” foi na sede da Amfri. O
levantamento oficializou o PIB Turístico da região, índice até então calculado
somente em nível Nacional pelo IBGE. Segundo o estudo realizado pelo Professor Antônio
Guarda, consultor em estudos, pesquisas e geoprocessamento – no Brasil, o índice
é de 8,92%, com o dado estadual na casa dos 7,71%. A Costa Verde & Mar
apresenta índice de 11,56%, maior que a média nacional e catarinense. São cerca
de 32 mil profissionais ligados à atividade nos municípios integrantes da
região. Abaixo a tabela por cidade.
PIB Turístico
BR – 8,92%
SC – 7,71%
Costa Verde &
Mar – 11,56%
Balneário Piçarras – 11,65% - 1085 empregados no setor
Bombinhas – 19,74% - 1467 empregados
no setor
Camboriú – 10,64% – 4.034 empregados no setor
Ilhota – 8,88% - 473 empregados no setor
Itajaí – 10,73% – 14.256 empregados no
setor
Itapema – 11,41% – 3.291 empregados no
setor
Luís Alves – 3,90% – 279 empregados no setor
Navegantes – 14,67% – 4.080
empregados no setor
Penha – 19,11% - 2.109 empregados no
setor
Porto Belo – 9,71% – 933 empregados
no setor
O Produto Interno Bruto (PIB) da Costa Verde & Mar é outro dado socioeconômico relevante
cuja observação dos pesquisadores aponta que o maior valor agregado é na área de
serviços. O documento mostra que dentre os municípios da região, o maior PIB é o
de Itajaí. E, consequentemente, o PIB per
capita maior também é o do município portuário.
Com base na definição de classes sociais da Secretaria de Assuntos
Estratégicos (SAE), a região categoriza-se com a classe social predominante
sendo a “alta classe média”, isto para todos os municípios. A segunda classe
predominante é a “média classe média” e a terceira classe predominante é a
“baixa classe alta”. A relação é a seguinte (renda por pessoa moradora no
domicílio): Baixa Classe Média de R$ 291,00 a R$441,00; Média Classe Média de R$
442,00 a R$ 641,00; Alta Classe Média de R$ 642,00 a R$ 1.019,00 e Baixa Classe
Alta de R$ 1.020,00 a R$2.480,00.
Segundo a pesquisa, o crescimento da movimentação de passageiros por via
aérea (pelo aeroporto de Navegantes) é
crescente desde 2009. Também detalha as áreas verdes, o clima, os aspectos
geográficos e as entidades reconhecidas pelo patrimônio cultural de Santa Catarina.
Pemti traz sugestões de ações a serem desenvolvidas
O Plano Estratégico de Marketing Turismo Integrado (Pemti), além das
informações detalhadas de cada município, apresenta sugestões de atuação. Os
dados de pontos fortes e das oportunidades, mostram, por exemplo, que o setor de
serviços está em constante crescimento e que a atuação em sistema de franquias
pode ser interessante. Da mesma maneira, informa que há riscos por conta dos
pontos fracos em atuar na produção agropecuária.
O Pemti sugere ainda a criação de mecanismos para proteção das áreas
naturais, transformando-as em parques municipais, estações ecológicas ou
Reservas Particulares de Preservação Natural (RPPN). Foca também na
sensibilização da comunidade local, turistas e visitantes no uso adequado dos
recursos naturais.
Outro foco é o estabelecimento de parcerias com associações, federações e
confederações para a realização de diferentes eventos, mantidos anualmente com a
criação de um calendário exclusivo da Costa Verde & Mar. No aspecto novos produtos, sugere o
estímulo à contínua captação do segmento de cruzeiros marítimos, realizando a
reforma e ampliação dos espaços e processos que servem a esse setor.
A pesquisa do perfil dos Meios de Hospedagem da Região Turística Costa Verde & Mar
foi realizada durante o ano de 2012, durante os meses de janeiro a outubro. Ela
apresenta o perfil dos meios de hospedagem de cada um dos municípios
integrantes. As pousadas são em maior número (97 unidades), seguidas dos hotéis
3 estrelas (43 unidades); e o gasto médio diário por pessoa na alta temporada
gira em torno de R$ 160 a R$ 450. Mais de 68% dos entrevistados prevêem
investimentos no local.
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