sábado, 30 de abril de 2011

TURISMO - Fazenda Coelho – Biguaçu (SC)

Um local aprazível para a realização de festas e eventos













Clube- Bar & Restaurante


Além do visual agradável, as instalações da Fazenda Coelho dão comodidade aos locatários, contando com cozinhas, banheiros, bar, dispensa, bilheteria e até guarda-volumes.A decoração colonial, com peças originais de engenho, resgata a tradição da paisagem rural.

Estrutura




A Fazenda Coelho conta com quiosque, clube com restaurante, palco e pista de dança, duas piscinas e amplo espaço para atividades de lazer. A Fazenda Coelho mantém uma decoração colonial e um espírito de simplicidade que agrada a todos os públicos.
Localizada na região de Três Riachos, em Biguaçu (SC), na Grande Florianópolis, a Fazenda Coelho possui espaço ideal para realização de festas, eventos culturais e encontros entre amigos.



Dentro do casarão, um vão único abre espaço para mesas e cadeiras ao lado de uma cozinha aberta, com fogão a lenha e churrasqueira. Quatro quartos e dois banheiros garantem o conforto e o destaque na cozinha fica por conta do sistema de água aquecida com o calor do fogão colonial. UM dos melhores locais para almoços, festas de aniversário e encontros de empresários é no Casarão da Fazenda Coelho.









Seu Maneca Coelho, proprietário do empreendimento exibe carpa pescada em uma de suas lagias dispostas na Fazenda Coelho






Jornalista Carlos Agne (Nosso Jornal SC), em companhia do secretário de Transportes do município de Biguaçu, Kléber Corrêa, Seu maneca Coelho (proprietário da Fazenda Coelho), Ruberval Garbelotto (empresário proprietário da Farmácia Vital - Biguaçu) e o secretário de Agricultura Elson da Rússia, em confraternização recente na Fazenda Coelho.








Ex-prefeito Tuta, de Biguaçu, na confraternização na Fazenda Coelho onde foi servido churrassco de cabrito, ovelha, suíno e gado, além de um suculento ensopado de língua, regado a uma boa cerveja gelada e cachaça artesanal produzida na própria Fazenda Coelho.







Telefones para contato: (48) 324.8923 – 32928024 – 99535252
Site: www.fazendacoelho.tumbir.com
e-mail: fazendacoelho@gmail.com

Destinos turísticos do mundo em Florianópolis

Culturas e destinos turísticos do mundo em Florianópolis

Filmes de 50 países concorrem ao Oscar do segmento no TourFilm Brazil

O TourFilm Brazil, etapa da América Latina e Caribe do circuito mundial de festivais membros do Cifft (Comité International des Festivals du Film Touristique, com sede em Viena, Áustria), que premia os melhores filmes de turismo do mundo, será realizado em Florianópolis entre os dias 19 e 21 de maio. Vídeos de 50 países vão encantar o público e desenvolver novos olhares sobre os mais diversos temas que envolvem destinos, natureza, aventura, sabores, aromas, pessoas, tradições, religião, animação e muito mais. Apenas 13 cidades do mundo recebem este festival e Florianópolis é uma delas. O evento será no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no Itacorubi.

O maior do mundo no segmento

Segundo Jorge Antonio Oro, realizador do evento, o Tour Film Brazil, neste ano, é o maior do mundo no segmento, pois terá a participação de 50 países e 300 filmes turísticos. Os vencedores receberão as estatuetas Arara de Ouro, Arara de Prata ou Arara de Bronze. Dentre os ganhadores da Arara de Ouro, um será escolhido pelo júri para receber a Arara vermelha (Araracanga), o Grand Prix do TourFilm Brazil, ficando habilitado a concorrer ao prêmio de melhor filme de turismo do mundo, no Festival dos Festivais, em Viena.
América do Sul e Caribe; América do Norte; Europa; Ásia; África e Oriente Médio estarão presentes para fazer a integração gratuita entre os mais diversos destinos turísticos do mundo em 16 categorias. Apenas do Brasil, 24 Estados mais o Distrito Federal estão participando.

O Juri

Para decidir quais são os melhores filmes a organização escolheu um júri altamente qualificado no segmento. O presidente será Georges Pessis, da França. Os membros são: Ewa Kotus, Polônia; Francisco Dias, Portugal; Juan Francisco Rivero Dominguez, Espanha; Julio Cesar Debali Infante, Uruguai; Lee W. Gluckman Jr, Estados Unidos; Raul Neves, Portugal; Xosé Manuel Iglesias, Espanha; Zeca Pires, Elizete de Azevedo Kreutz e João Luiz dos Santos Moreira, Brasil.

Opinião de especialista

Um dos membros do Juri, Francisco Dias, de Portugal, é Doutor em Ciências do Turismo; Professor na Escola Superior de Turismo e do Mar (Peniche) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL); Presidente da Associação Portuguesa de Turismologia (APTUR); Investigador do Grupo de Investigação de Turismo do IPL; Diretor Geral do Festival Internacional de filmes de turismo ART&TUR, de Barcelos e Membro titular do Cifft (Comitê Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo).
O especialista garante que fica lisonjeado por poder partilhar recursos e criar sinergias com Florianópolis. “A cooperação entre o ART&TUR e o TourFilm Brazil (TFB) fará com que os filmes de língua portuguesa sejam cada vez mais valorizados e premiados a nível mundial. Este ano enviamos para o Festival em Florianópolis 65 filmes, não apenas portugueses, mas também de outros países europeus. Destaco a importância dos filmes de turismo no âmbito da criação e desenvolvimento das marcas turísticas, sejam elas territoriais (marcas de destino) ou corporativas (marcas de operadores, transportadoras, redes hoteleiras, etc). No festival está a oportunidade de consolidação de notoriedade internacional. No mundo competitivo atual, as melhores estratégias de promoção de marca adquirem forte visibilidade midiática e prestígio quando são reconhecidas e premiadas em festivais internacionais”.

O mundo nas Universidades

Um dos objetivos do evento é mostrar aos alunos das instituições ligadas ao turismo e faculdades de cinema e turismo como realizar grandes produções, envolvendo os diversos setores acadêmicos. O intuito é preparar o corpo profissional que sairá da academia para mostrar ao mundo os destinos turísticos de cada região. O TourFilm Brazil é uma oportunidade de divulgar destinos e serviços oferecidos pelo trade, além de incentivar a produções de filmes turísticos no mundo e premiar talentos, fomentando e estimulando o setor de turismo e permitindo a troca de experiências entre os profissionais da área. O evento promove boas práticas no setor, em particular a preservação do meio ambiente; promove a responsabilidade social na atividade e cria uma base de vídeos de pontos e atrações turísticas para disponibilizá-la na internet para usuários do mundo todo.

Exibições gratuitas dos vencedores de 2010

Para divulgar o evento a organização realiza, até 13 de maio, na Grande Florianópolis, uma mostra itinerante com 18 filmes que foram premiados na edição de 2010. Informações: (48) 3028-9887 ou contato@tourfilmbrazil.com. Confira as datas e os locais.

29/04 - Casa das Máquinas – Lagoa da Conceição – 19h30

02/05 - Faculdade ASSESC, Rodovia SC 401, Km 01, 407 – 19h

04/05 - Bailão do Albino, Rod. SC 403, s/n - Praia dos Ingleses – 19h30

06/05 - Unisul – Rua Padre Roma, Centro de Florianópolis – 16h

09/05 - Colégio Prof. Otília, Rua Tupinambá, 475– Estreito – 14h

11/05 - Faculdade Estácio de Sá, Avenida Leoberto Leal, 431, Barreiros, São José – 19h

13/05 - Silveira de Souza – Padre Roma, Centro de Florianópolis – 19h

Para as exibições gratuitas dos vencedores de 2010 não é preciso credenciamento.

Programação Tourfilm Brazil - Festival Internacional de Filmes de Turismo

19/05/2011 - Quinta-Feira:

19h30 - Solenidade de Abertura

20/05/2011 - Sexta-Feira:

Fórum Internacional do Audiovisual para o Turismo

09h às 10h - Painel 1: "O momento do turismo mundial sob a ótica da mídia especializada" Participantes: Juan francisco Rivero (Espanha), Julio Debali (Uruguai), Ewa Kotus (Polônia).

10h10 às 10h50 - Exibição de filmes.

11h às 12h - Painel 2: "A importância da gestão da marca para um destino turístico: estratégias e objetivos". Participantes: Francisco dias (Portugal), Elizete kreutz (Brasil), Xose iglesias (Espanha).

14h às 15h - Exibição de filmes.

15h10 às 15h50 - Painel 3: "O impacto da locação de filmes na divulgação de um destino turístico". Participantes: Lee Gluckman (EUA), Francisco dias (Portugal), João Luiz dos Santos Moreira (Brasil).

16h às 17h - Exibição de filmes.

17h10 às 18h - Painel 4: "Técnica, estratégias e objetivos na produção de filmes turísticos". Participantes Georges Pessis (França), Zeca Pires (Brasil), Raul Dias (Portugal).

19h30 às 21h - Exibição de filmes.

21/05/2011 - Sábado:

14h às 17h - Exibição de Filmes

19h30 - Solenidade de Premiação

Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org

Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

(48) 3224-2370 - Site: www.tourfilmbrazil.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DICAS DE TURISMO

Animação Turística



* Airson Soares da Rosa



Uma disciplina que integrava as grades dos cursos de Turismo e Hotelaria, hoje substituída por Entretenimento e Lazer, sempre deixou bons ensinamentos para os docentes e discentes, pois agia como um relaxante em viagens e eventos. Apresentada pelos animados Guias de Turismo (ainda hoje), ela diminuí a tensão dos turistas, durante os longos roteiros.

Escolhi para a coluna de hoje, por ser oportuna, a história (encontrada na internet) com o título “Consulta a um Bom Médico” .

Outro dia, fui consultar um médico. Coisa de rotina, um “check-up”. Um novo médico me foi indicado. Após auscultar, medir a pressão, resolvi fazer umas perguntinhas, apesar dele dizer que estava tudo bem.

- Doutor, exercícios prolongam a vida?

- Balelas, balelas. Seu coração foi programado para trabalhar durante muito tempo. Com exercícios você só apressa o consumo deste seu motorzinho... Não desperdice, use para o sexo...

- E a carne vermelha, devo cortá-la?

- No prato, meu amigo, no prato. Pode ser chuleta, maminha, lombinho ou picanha. Uma costela também vai lhe dar saúde, pois a vaca come vegetais e a carne nada mais é do que o vegetal transformado. Animado com os conselhos, prossegui:

- Devo reduzir o álcool?

- O álcool sim! É um veneno. Já o vinho provém da uva, fruta muito saudável. A cerveja é feita de cevada, lúpulo ou outros grãos, inclusive o trigo. É uma espécie de granola em estado líquido, excelente diurético.

- Posso comer alimentos não naturais, frituras...?

Nem me deixou terminar:

- Que bobagem !!! Tudo no mundo é natural meu amigo. O homem é natural e o que é produzido pelo homem também. Sempre digo: a abelha faz o mel e a cozinheira faz o pastel! Frituras? Só em óleo vegetal: soja, canola, arroz, etc... Não use óleo mineral, como o diesel por exemplo. É lembre-se sempre que, se caminhar fosse bom, o carteiro seria imortal. A baleia só come peixe, só bebe água, faz natação o dia todo e é gorda. O coelho é vegetariano e corre muito. Vive menos de 15 anos. A tartaruga que não se esforça e nem se estressa, chega a 450...

Siga o exemplo bom do Caymi, que passou dos 90 deitadinho na sua rede... Se você ainda não achou a sua metade da laranja, não se preocupe. Pegue a metade de um limão, adicione açúcar e pinga, um gelinho e seja feliz!”

Me despedi do bom médico satisfeito e agradecido, pois, mesmo sem saber, já vinha levando uma vida super saudável!





Observação deste colunista:


E assim, vamos levando nossa vida aqui neste planeta, de “Provas e expiações”. Aproveito para lembrar o Poema do nosso saudoso querido amigo e empresário Doutor Nereu Guidi: <“Já parece que todos partem. Tem pressa nos dias e pressa nas horas. Tomara que chegue o amanhã. Então será festa, será alegria, será o encontro. O encontro com os sonhos sonhados. O resto a água lava, o tempo leva”.

PIT STOP

* A delegação brasileira representada pela ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, chefiada por seu presidente Hélcio Estrella (SP), acompanhado pelos diretores Sergio Moreira (BH) e do nosso confrade Jefferson Severino (SC), que foi nomeado Embaixador de Ushuaia, participou do 7º Festival Internacional de Música Clássica, no cinematográfico Resort Las Hayas, onde um dos destaques foi a Orquestra Filarmônica de Moscou e seu Maestro Jorge Uliarte. O convite recheado de passeios culturais com muita neve e atrações turísticas foi do Governo de Ushuaia - Argentina, da Tierra del Fuego. Registramos aqui nossos agradecimentos ao Governo Municipal de Ushuaia e a seus membros, o Secretário de Turismo Daniel Leguizamón e a Coordenadora de Assuntos Internacionais, Cristiane Cavali, pela especial atenção dada aos nossos colegas Abrajetianos e seus familiares.

Airson Soares da Rosa


Consultor de Turismo,

Diretor Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Membro Titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur,

Colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM 910 (www.difusora910.com.br) ,
DRT-SC.02360-JP

OAB-SC.2.281 (Membro Jubilado)


Sites www. abrajet-sc.blogspot.com e www.nossojornalsc.blogspot.com

quarta-feira, 27 de abril de 2011

25º Encatho - Programação completa












Encatho 2011 tem inscrições limitadas nas palestras e oficinas









Programação diversificada e focada no turismo e hotelaria promete movimentar a capital catarinense

O 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros que acontece entre os dias quatro e seis de maio no CentroSul, em Florianópolis, está repleto de eventos de qualificação e discussões sobre Hotelaria: Tendências & Oportunidades. Confira a programação e garanta sua participação, pois as vagas nas palestras, oficinas, cases e eventos paralelos são limitadas.





04/05/2011 - Quarta-Feira
Horário: 14h às 18h
Evento: Reunião da Diretoria da ABIH Nacional com os presidentes das ABIH´s Regionais e Assembleia do Instituto Brasileiro de Hospitalidade (IBH)
Local: Sala Cacupé


17h às 19h
Credenciamento
Secretaria/ Hall de entrada


19h às 20h
Abertura do 25º ENCATHO
Plenária 1 e 2




A partir das 20h
Visitação à 23ª EXPROTEL
Happy Hour na feira

05/05/2011 - Quinta-Feira

08h às 16h30min
3° Simpósio de Governança Hoteleira - Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional de Governança
Plenária
1 e 2


09h às 12h
Reunião dos Hoteleiros
Sala Campeche


10h às 16h
Reunião da diretoria da Federação Brasileira da Hospedagem e Alimentação (FBHA)
CentroSul


10h às 11h30min
Oficina 1 - Soluções de Sustentabilidade para o Tratamento de Esgoto: uma proposta tecnológica
Palestrante: Vitor de Araújo Nogueira e Josseiel Soares - KSE Soluções Ambientais
Sala Tapera


14h às 18h
2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo
Feira


14h30min às 17h30min
1º Fórum de A&B - Cardápio como Estratégia de VendaMediadora: Consultora Bianca AntoniniDebatedores: Marcelo Jacobi - Restaurante Épico, de Porto Alegre; Wellington Moreira - Mavsa Resort Convention & Spa; Marlise Potrick Stefani - Nutritécnica
Sala Campeche


15h às 16h30min
Oficina 2 - Sucessão Empresarial - Cuidados e ExperiênciasPalestrante: Thomas Michael Lanz - Íntegra Capacitação Empresarial
Sala Tapera


14h às 21h
Visitação à Exprotel
Feira


18h às 19h30min
Palestra Magna - Hotelaria: Tendências & OportunidadesPalestrante: Professor João Roberto Gretz
Plenária 1


19h30min às 21h30min
Happy Hour na Praça de Negócios
Feira

06/05/2011 - Sexta-Feira


9h às 12h
9º Seminário de Turismo e Hotelaria
Plenária 1


09h às 12h
1º Fórum de Gestores Comerciais - Qualificação, Mercado e MídiasMediador: Pedro Barros – SC Marketing
Debatedores: Milton Zuanazzi –SBTUR; Cesar Nunes - Royal Palm Hotels & Resort e Nelson Goes - Feller Hotéis
Sala Campeche


14h às 15h30min
Oficina 3 - Estratégias de Preços na Hotelaria
Palestrante: Paulo Mélega - Bourbon Hotéis & Resorts
Sala Campeche


14h às 15h30min
Oficina 4 - Case Fazzenda Park Hotel
Palestrante: Cássia Cristina Treuk – Fazzenda Park Hotel
Sala Tapera


14h às 18h
2ª Rodada de Negócios com Operadoras, Agentes e Clubes de Turismo
Feira


14h às 21h
Visitação à Exprotel
Feira


16h30min às 18h
Oficina 5 - Case Pousada Pedra da IlhaPalestrante: Ramon Vailatti – Pousada Pedra da Ilha
Sala Campeche


16h30min às 18h
Oficina 6 - Compra e Venda de HotéisPalestrantes: Nelson Ambros – Pool Assessoria Empresarial
Sala Tapera


18h às 19h30min
Palestra Técnica - Tendências Tecnológicas na HotelariaPalestrante: Olimpio Araújo Júnior - OAJ Gestão de Marketing
Plenária 1


19h30min às 23h
Visitação à Exprotel e Encerramento
Feira


Funcionamento da Feira: das 14h às 21h.
Funcionamento da 2ª Rodada de Negócios: Quinta e Sexta das 14h às 18h.

23ª Exprotel


A ABIH-SC comemora a comercialização de todos os espaços da 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel). A tradicional feira, que começou com a exposição de poucos fornecedores, cresceu e se tornou referência na hotelaria nacional, atraindo a cada edição maior número de expositores. Hoje conta com a presença de grandes fornecedores e de marcas consagradas no mercado. Serão 46 expositores e diversas marcas em evidência. Os participantes são Multform; Pavanny; Setur Florianópolis; Kuerten; Realgem´s; Harus; Beaulieu; Tomberlin; Hospedar Comércio e Representações; Mannes; Altemburg; Gazin; VBC; Colau; Intérprete Livre; Copapel; CM Net; Marte Refrigeração; Check-in; Harba; Desbravador; Dam Confecções; TecControl / Safeplus; Onity; Revolution Linux; Relevo Guardanapos; Pioneira Sul; ABIH Nacional; JTI 3º Milênio; Macom; Colortel; Kaba; SANTUR; Regiões Turísticas de SC; SENAC; SESC- SC; Fecomércio; PH Representações; Karsten; Guia Catarina; ISO Audiovisuais; Profiline; Refrisul; Notecpost; Escritório Fiuza - Espaço Conceito e Sabie. A visitação da feira é gratuita. Confira algumas das novidades.

Marte Refrigeração apresenta vasta linha para gastronomia


Em 1972 nascia no Oeste Catarinense a marca DAROS, na cidade de Joaçaba. Inicialmente a empresa comercializava motos, máquina de escrever, móveis para escritório e fotocopiadoras. Em 1973 foi inserida também a linha de Refrigeração Comercial e em 74 surgiu a Marte Refrigeração. Hoje a marca atua no ramo de informática e prestação de serviços. Na década de 1980 a empresa abriu filial em Florianópolis e o sucesso consolidou-se também na capital. Durante a 23ª Exprotel a Marte Refrigeração vai apresentar porcelanas, utensílios de cozinha e uma vasta linha de gastronomia. Para o proprietário da empresa, Ivanio Daros, participar da feira “é prospectar negócios, apresentar lançamentos, expor nossos serviços e produtos para um público muito focado em negócios”.

Onity apresenta novas soluções em controle de acessos


Fundada na Europa em 1941 a Onity trabalha com fechaduras e cofres eletrônicos, sistema de gerenciamento de energia e economizadores de energia. Com 230 mil funcionários no mundo todo e presente em 180 países a empresa já possui 3,5 milhões de fechaduras instaladas em 20 mil hotéis, incluindo 200 cadeias hoteleiras. Para o diretor comercial Antonio Carlos Soares da Silva é imprescindível participar da Exprotel neste ano. “Somos líderes de mercado neste Estado há 18 anos e estaremos presentes para o conforto de nossos clientes, apresentando novas soluções em controle de acessos. Ficamos alguns anos sem participar, mas estamos retornando a este conceituado evento em 2011”.

Tomberlin traz charmosos móveis para eventos


A Tomberlin é líder no mercado de fornecimento de cadeiras e mesas para eventos, segundo o diretor comercial Roberto Garcia. Foi fundada por Bradley e Brian Tomberlin, há 23 anos. A moderna fábrica, instalada na cidade de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba (PR), possui dobradeiras e prensas computadorizadas, pintura eletrostática a pó com tratamento nanocerâmico e uma área total de 54 mil metros quadrados. Vai apresentar durante o evento a contemporânea linha de cadeiras empilháveis, bem como mesas com pernas dobráveis, púlpitos, palcos com pernas dobráveis e acessórios para eventos.

3º Simpósio de Governança Hoteleira


A Associação Brasileira de Governantas de Santa Catarina (ABG-SC) fará este encontro, a ser realizado no dia cinco de maio, baseado no tema “Oportunidades & Tendências na Gestão Operacional em Governança”. A partir das 8h15min, governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas, gerentes gerais, operacionais e de hospedagem poderão discutir abordagens práticas focadas em soluções, tendências e oportunidades. Para tanto serão proferidas três palestras: “Busca da Produtividade Ideal” – Maria José Dantas, presidente da ABG Nacional e diretora da Governança.com Consultoria; “Qualificando e Retendo Mão de Obra Hoteleira” – Lara Perdigão, especialista em Gestão de Pessoas e Relações Públicas da ABG-SC e “A Qualidade de Vida dos Profissionais que Trabalham nas Áreas Operacionais da Hotelaria” – Fernanda Rodrigues, consultora da Governança.com Consultoria. Na oportunidade haverá também apresentação do calendário de treinamentos e atividades da ABG-SC para 2011, homenagens e sorteio de brindes.
Após o evento os participantes visitarão a Exprotel e em seguida participarão da Palestra Magna do ENCATHO.

Professor Gretz fará a palestra Magna no Encatho


Devido a problemas de saúde, o consultor Ludwig Valdez que faria a palestra magna no 25º Encatho, cancelou seu compromisso. Para substituí-lo a ABIH-SC convidou o conhecido palestrante João Roberto Gretz, autor de 12 livros, entre os quais “Voando como a Águia” e o mais recente “Motivação”. Ele tem como característica encantar o público pelo entusiasmo, humor, energia e objetividade. Gretz se destaca no mundo corporativo pela relevância de suas mensagens no campo da gestão de negócios, com apresentações de impacto criadas especialmente para seu público-alvo.

Rodada de Negócios


A Rodada de Negócios, que está em sua segunda edição, realizada durante o 25º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho), é um evento de curta duração, desenvolvido por meio de encontro de negócios entre empresários que demandam e ofertam produtos e serviços. É a oportunidade para um contato direto entre hoteleiros associados à ABIH-SC e operadoras de turismo, agências de viagens e clubes de turismo, visando fortalecer parcerias, trocar informações e gerar novas oportunidades de negócios. Neste ano o Encatho celebrou parceria com o SEBRAE Santa Catarina, que vai coordenar a Rodada nos dias cinco e seis de maio, das 14h às 18h, com as mesmas operadoras, agências e clubes nos dois dias.
Os compradores confirmados até o momento são 365SIT (Argentina); Agência Cosmos de Viagens; All Seasons (Argentina); Azul Viagens; Bancorbrás; CVC; Flytour Florianópolis; Litoral Verde Operadora de Turismo; MGM Operadora; Pomptur; SBTUR; Travel Brazil; Trend Operadora e Tropix.

Serviço:


O que: 25º Encatho / 23ª Exprotel
Quando: 04 a 06 de maio de 2011
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Funcionamento da Feira: das 14h às 21h
Informações: http://www.encatho.com.br/ (48) 3222-8492
* Cursos e palestras possuem vagas limitadas. Inscreva-se e garanta sua presença!
** Para visitar a 23ª EXPROTEL a entrada é gratuita e é obrigatório o credenciamento.


BONS NEGÓCIOS!

Assessoria de Comunicação:


Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org
Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br
Site: http://www.encatho.com.br/ - Fone: (48) 3222-8492

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DICAS DE TURISMO





* Airson Soares da Rosa

Florianópolis é sempre uma atração e o orgulho dos catarinenses. A nossa “FLORIPA”, como é carinhosamente chamada, é a Capital do Estado de Santa Catarina e reconhecida como uma das melhores cidades para se viver no País, devido a sua infra-estrutura e natureza privilegiada que oferecem realmente um padrão de vida único. Situada no litoral Catarinense, a cidade possui uma área de 436,5km².composta por uma área insular com 424,4km² e a outra parte continental com 12,1km².

A primeira ligação entre as duas partes foi através da ponte pênsil Hercílio Luz, até hoje em manutenção, o principal cartão postal da cidade. De colonização Açoriana, Floripa ainda preserva a sua arquitetura colonial em vários pontos da Ilha, ao mesmo tempo em que se transforma em uma metrópole cada vez mais moderna e comospolita. Suas mais de 40 praias são verdadeiras maravilhas para os mais de 500 mil turistas que a visitam a cada ano. A hospitalidade, a cargo dos “manézinhos da ilha” (nome dos nativos da região), é outra característica marcante de Florianópolis: uma cidade com muitas opções de lazer, restaurantes e hotéis de qualidade. Tudo isso sob um clima temperado que varia entre 15ºC e 30ºC (http://www.triplice.com.br./ailha.php).

Mas de qualquer maneira, deixo-lhes os “10motivos para conhecer Santa Catarina” :

1- Santa Catarina é um grande negócio

2- Turismo e lazer o ano todo

3- Qualidade de vida

4- Segurança

5- Boas estradas, aeroportos e portos

6- Riqueza cultural e Patrimônio Histórico

7- Forte estrutura turística

8- Gastronomia

9- Turismo de eventos e negócios em expansão

10- Roteiros integrados e produtos turísticos (www.abrajet-sc.blogspot.com/www.santur.sc.gov.br/www.sol.sc.gov.br)


PIT STOP


* A Fundação Cultural de Criciúma vem conquistando pontos positivos no Turismo Cultural. Na Praça do Congresso, ao ar livre e aberto a população, o show do consagrado Maestro João Carlos Martins ainda provoca comentários positivos, bem como o retorno do pianista Arthur Moreira Lima e a “temporada” de “Um Piano pela Estrada 2011” e na mesma praça no dia 30 de abril estará se apresentando a Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais, evento espetacular, com mais de 100 músicos no palco. A apresentação está marcada para às 19h30, com entrada franca. Cumprimentos ao Diretor de Turismo Ismail Ahmad Ismail e sua equipe.


* No Turismo Desportivo, a mesatenista da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e da Seleção Brasileira Bruna Costa Alexandre e seu técnico Alexandre Ghizi, representando Criciúma, Santa Catarina e o Brasil, conquistaram medalhas importantes, ficando em quarto lugar no ranking mundial em torneios realizados na Hungria e na Itália. Parabéns Bruninha. Continue! (ver foto na Galeria de Imagens)


* Fantástico foi o maestro e músico Tayrone Mandelli lançando o seu CD “Choro Cubano” e sua apresentação no “Café Concerto” do dia 31 de março na Fundação Cultural de Criciúma, acompanhado pelo violonista Marcelo Portella. O comando do evento coube ao competente professor Carlos Ferreira (Carlinhos), que homenageou a família Mandelli numa noite de emoção, arte, música e confraternização. (ver foto na Galeria de Imagens)


* No prelo, o livro com o titulo “Irmã Norberta a Eterna Luz”, escrito pelo filho de Forquilhinha (SC), o administrador Lothar Backes. O lançamento poderá ocorrer durante a tradicional festa “Heimatfest” no mês de Outubro de 2011. A expectativa é grande, pois todos querem conhecer a vida da saudosa e querida irmã Norberta, que nasceu na Polônia, viveu e morreu em Forquilhinha, aqui no Sul de Santa Catarina.


* No Turismo Desportivo, o time do Criciúma Esporte Clube está necessitando de um “xerife” em sua defesa. Se continuar assim, tomando gol de bola parada e cedendo vitórias nos finais dos jogos, na Série B será um fiasco. ACORDA TIGRE!


* O trekking da primeira Semana de Ecoturismo de Uribici (SC) será realizado dia quatro de junho em uma área do Parque Nacional de São Joaquim (15 km). Será aberto exclusivamente aos participantes do trekking caminhantes do sol. Inscrições até dez de maio. Mais informações no e-mail contato@serrasul.tur.br, nos telefones (49) 3278-4838, (49) 8846-8717 e no site http://www.expedicaoxokleng.blogspot.com/.


* No Turismo Político, ainda não são comentadas as propostas que serão apresentadas aos eleitores do novo Município Balneário Rincão (SC) sobre a viabilidade econômica, benfeitorias e sua sustentabilidade. Agora, promessas de empregos, já estão na boca do povo, mas o Balneário continua esquecido e sujo. Pergunta-se: quem será o primeiro prefeito do Rincão em 2012? A palavra está com os seus 11 mil moradores (agora), que no Verão sobem para 180/200 mil pessoas. (ver foto na Galeria de Imagens)


AIRSON SOARES DA ROSA

Consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (http://www.difusora910.com.br/).

DRT-SC.0.2360 JP

OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)

E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com www/abrajet-sc.blogspot.com e http://www.nossojornalsc.blogspot.com/

ABIH-SC - ABIH's do país reunidas em Florianópolis







Assembleia Geral da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - Nacional) será realizada durante o 25º Encatho


A discussão sobre Tendências & Oportunidades servirá como base para toda a hotelaria do país


O Encontro Catarinense de Hoteleiros, Encatho, que neste ano comemora bodas de prata em uma comunhão que deu certo no segmento, será realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) entre os dias quatro e seis de maio no CentroSul, Florianópolis. Um quarto de século foi o tempo de aprendizado da ABIH-SC para preparar este evento que pretende ser um divisor de águas entre os eventos de hospitalidade no Brasil. Durante o Encatho, o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato, vai realizar a Assembleia Geral da entidade, no dia quatro de maio, a partir das 14h, em primeira convocação. Em pauta a prestação de contas e apresentação do relatório anual da diretoria da associação. A entidade aproveita a oportunidade para discutir, juntamente com o trade de Santa Catarina, as Tendências & Oportunidades do setor. Neste ano, a diretoria da ABIH-SC elegeu o tema baseado na velocidade das mudanças dos ambientes externo e interno, do mercado e da tecnologia. “A entrada de novos players no mercado brasileiro, principalmente de gigantes mundiais de hospedagem, com tecnologia atualizada; consumidores com maior visão de mundo; pressão sobre preços; espaço sendo reduzido para empreendedores pequenos e individuais fazem com que cada hoteleiro tenha que se atualizar nos mais diversos aspectos e técnicas de gestão hoteleira. Equipamentos mais modernos, instalações e procedimentos sustentáveis são uma realidade dos tempos atuais”, declara o presidente da entidade em Santa Catarina, João Eduardo Amaral Moritz. Uma das atenções às quais o trade tem se voltado é com relação à comunicação com o consumidor e com o potencial cliente. Para isso, há que se atentar às mídias eletrônicas e ao marketing online. As operadoras virtuais estão crescendo em ritmo e velocidade muito rápidos. O transporte aéreo busca cada vez mais a verticalização e procura ser integrado, vendendo hospedagem, locação de veículos, shows, entre outros. Por isso a comissão organizadora do evento preparou Palestras, Oficinas, Fóruns, Seminários e espaços para que o conhecimento do hoteleiro e dos profissionais de hospitalidade sejam atualizados. Os profissionais que conduzirão os debates e palestras foram cuidadosamente selecionados, tendo como pré-requisitos sua base conceitual aliada às suas áreas de conhecimento prático. Além disso, a Feira de Produtos e Serviços para Hotéis, Exprotel, com mais de 100 empresas, será uma espaço para que pousadas, pequenos e grandes hotéis e redes hoteleiras decidam pelos investimentos necessários à sua atualização tecnológica. “Quando pensamos em mega eventos como Copa do Mundo em 2014, Olimpíadas em 2016, ambas no Brasil, com a expectativa de novos e grandes investimentos em hotelaria e quando vemos o país crescendo em ritmo maior que 5% do PIB podemos confirmar que aqueles que não se atualizarem ficarão à margem ou até mesmo fora do mercado”, explica Moritz. Nesta 25ª edição o encontro congrega: 23ª Exprotel; 25ª Reunião de Hoteleiros; 9º Seminário de Turismo e Hotelaria; 5º Ciclo de Oficinas de Atualização; 3º Simpósio de Governança Hoteleira; 2ª Rodada de Negócios; 2ª Mostra Espaço Conceito; 1ª Fórum de Gestores de A&B (Alimentos & Bebidas) e 1º Fórum de Gestores Comerciais. Para esta edição são esperados mais de três mil participantes. No site www.encatho.com.br os interessados podem conferir a programação, bem como efetivar as inscrições. Os integrantes do trade turístico catarinense e os associados à ABIH-SC podem realizar as inscrições com antecedência gratuitamente. Os encontros específicos têm vagas limitadas.

Inscrições para Seminário de Turismo e Hotelaria encerram nesta sexta-feira (15-04)

O 9º Seminário de Turismo e Hotelaria é um encontro de hoteleiros, acadêmicos, convidados e interessados na evolução da hotelaria e do turismo, visando aproximar e apreciar questões ligadas à evolução do setor para o desenvolvimento de um turismo de qualidade. É um veículo de transferência de conhecimento da academia para o setor hoteleiro e será mediado pelo Professor Luiz Gonzaga de Souza Fonseca. As apresentações serão no dia seis de maio, das 9h às 12h, no CentroSul. Os trabalhos poderão ser apresentados por estudantes, professores e profissionais, desde que em consonância com as exigências contidas no regulamento e desde que sigam a linha de raciocínio do tema geral do evento – Hotelaria: Tendências & Oportunidades. Devem ser enviados ao e-mail https://mail.google.com/mail/h/9o6mjeq5v7za/?v=b&cs=wh&to=abih@abih-sc.com.br ou entregues em CD, até o dia 15 de abril, junto com currículo resumido, na sede da ABIH-SC: Rua: Osmar Cunha, 183 – Centro Ceisa Center – Bloco B – Sala 801, centro de Florianópolis. Para os autores dos três melhores trabalhos será oferecido um prêmio correspondente a duas diárias, com direito a acompanhante, em hotel associado à ABIH-SC. O regulamento está no site http://www.encatho.com.br/ Serviço: O que: 25º Encatho / 23ª Exprotel Quando: 04 a 06 de maio de 2011 Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis Funcionamento da Feira: das 14h às 21h Informações: http://www.encatho.com.br/ (48) 3222-8492 * Cursos e palestras possuem vagas limitadas. Inscreva-se e garanta sua presença! ** Para visitar a 23ª EXPROTEL a entrada é gratuita e é obrigatório o credenciamento. BONS NEGÓCIOS!

2ª Rodada de Negócios - Encatho. Participe!



Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org

Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br

Site: http://www.encatho.com.br/ - Fone: (48) 3222-8492

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Jornalista do Nosso Jornal SC emplaca no Lata Velha, do Caldeirão do Huck

Veículo será reformado pela equipe contratada pelo programa e entregue em maio

REALIZAÇÃO - O sonho de muita gente que possui um veículo em péssimas condições de uso é de conseguir participar do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, no espaço “Lata Velha”. E foi assim que, o jornalista do Nosso Jornal SC, Carlos Agne, conseguiu intermediar junto ao apresentador daquela emissora para que o gaúcho Olinto Ribeiro Garcia, de 59 anos, ganhasse esse presente para a reforma de sua camionete Chevy, ano 71, que estava em precárias condições. Ele reside em Campo Duna, bairro de Garopaba, no Sul do Estado e trabalha como vendedor de espetinhos de churrasco no canto da Praia do Ouvidor, imediações da Praia do Rosa.

O jornalista conta que, convalescendo de um grave acidente, estava residindo em Imbituba e foi com o agora também contato comercial do JBFoco, de Biguaçu, Jorge Corrêa, pescar na praia do Ouvidor. Lá conheceu o Gaúcho Olinto e sua esposa, Maria das Graças Gordilho dos Passos, que possuíam uma barraca de churrasquinhos e caldo de cana. “São pessoas excepcionais e senti uma tristeza muito grande deles quando se referiam à camionete, chamada de “poderosa”. Diziam que não tinham condições de mandar reformar e que se ficassem sem o veículo não teriam condições de trabalhar. Foi então que sugeri e assumi a responsabilidade de encaminhar o pedido para a produção do Programa Caldeirão do Huck, no início de fevereiro de 2010. Em 12 daquele mesmo mês, o apresentador Cacau Menezes falou do assunto no Jornal do Almoço (RBSTV) e ficamos no aguardo. E, para surpresa de todos nós, na quarta-feira (06.04) chegou a equipe da Rede Globo e já levou o veículo enquanto que a produção gravava com o casal no Hotel Eco Village, cenas para o programa”, contou o jornalista.Carlos Agne destacou que no dia 21 de maio próximo, uma caravana de 40 pessoas estarão participando do programa, nos estúdios do Projac, no Rio de Janeiro quando será feita a entrega da “poderosa” para Olinto. A história desse gaúcho que adotou Santa Catarina como muito interessante.

Ele nasceu em Alegrete, na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. Apaixonado pela companheira Maria das Graças, nascida em Rio Grande, há 13 anos chegaram à Garopaba para visitar a filha e, movidos pela paixão que a natureza espelhou ao casal, resolveram ficar. Gaúcho, como é popularmente conhecido na região, especialmente na Praia do Ouvidor, onde possui uma barraca de espetinhos e venda de cervejas e sucos, tinha o sonho de ver a sua camionete Chevrolet 71, a "Poderosa", ser reformada e poder ter uma infra estrutura logística de melhor qualidade para atender os visitantes e amigos que freqüentam o seu comércio. Foi então que apareceu na vida do casal Gaúcho e "Dona" Graça, a também gaúcha, Rosana e que reside em Ibiraquera e este jornalista. E aí está o resultado. A realização de um sonho”, concluiu.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pagode e sertanejo na Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz

Além de Jeito Moleque, João Neto e Frederico e músicos regionais, gastronomia, desfile, exposição, artesanato e muitos outros atrativos aguardam pelos visitantes

O evento mais esperado da região está chegando. A 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz começa nesta sexta-feira. Entre 8 e 10 de abril o Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker vai lotar de sabores, ritmos, estilos, beleza, lazer, cultura e muito mais. Santo Amaro da Imperatriz tem cerca de 40% da economia girando em torno da produção do milho, que chega a 35 milhões de espigas ao ano. A produção abastece os litorais de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Para ressaltar a importância do produto o município investe na Festa, realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município.

A abertura do evento, no dia 8, a partir das 19h, fica por conta do desfile das candidatas a Rainha e Princesas. Em seguida acontece o show com Rodrigo Barreto e depois com a Banda Fórum. Rodrigo Barreto é cantor e compositor e está gravando seu primeiro CD. Com sangue de artista, por ser filho, neto e bisneto de músico, Rodrigo tocava e cantava desde cedo com seus pais e irmãos nas festas de família e em apresentações nos colégios. Seu primeiro CD, em fase de gravação, já tem duas músicas prontas que estão tocando em todas as rádios do Estado. Com as músicas Só Brincadeira e Meu Amorzinho já conseguiu alguns feitos, como ter mais de mil acessos no youtube em duas semanas. Rodrigo, junto com seu irmão Rafael, criou a Banda Fórum, que foi a sua base musical durante 12 anos. A banda se apresenta em bailes, shows, festas temáticas e festas particulares com grande número de solicitações em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Possui oito componentes e uma equipe técnica que pode chegar a 10 pessoas. Tocando sempre com um estilo diferenciado e com uma pitada de teatro em suas apresentações a banda Fórum se difere das outras por sempre levar o público até o palco, tornando-o parte do show de uma maneira divertida e criativa.


Segundo dia

No sábado, 9, a festa começa cedo. A partir das 11h o público já pode conferir almoço colonial com gastronomia típica, exposição, artesanato, extensa praça de alimentação, entre outros. A festa terá uma área exclusiva para a 3ª Exposição e Venda de Orquídeas da Associação dos Cultivadores de Orquídeas da Serra do Tabuleiro Ascosert. A entidade reúne cultivadores para realizar cursos básicos e incentivar a produção e a comercialização da planta.

Às 21h show Guto e Caique com a moda do momento, o sertanejo universitário. Os primos vêm de uma família de músicos amadores de Urubici. Guto (16 anos) e Caique (14) começaram aprendendo a tocar violão com 13 e 11 anos. Incentivados pelos pais iniciaram na música gaúcha, mas, logo em seguida, ingressaram no sertanejo universitário, interpretando Victor e Leo.

Às 22h30 é a vez de Junior e Alessandra, uma dupla unida por uma paixão pela música. Em 13 anos de estrada há muita história para contar. Junior cresceu em ambiente musical em São Paulo. Aos 18 anos trouxe a Santa Catarina estilos de várias regiões do país, tocando acordeom, contagiado com a forte tendência da música sertaneja. Alessandra o conheceu em 1994. Os dois se uniram em 1998 com um estilo irreverente e um repertório apreciado por todas as idades.

A noite termina com o grande show nacional de Jeito Moleque, a partir da 00h30. Composta por Bruno Diegues (voz), Alemão (percussão e vocal), Carlinhos (cavaco e vocal), Felipe Saab (banjo, violões e vocal) e Rafa (percussão e vocal), a banda está no terceiro DVD e quinto CD, “Jeito Moleque – 5 ELEMENTOS”, mostrando um repertório inédito e repleto de canções que retratam os sambas do início da carreira e o estilo “moleque” dos cinco paulistanos. Além de boa música, “5 ELEMENTOS” procura contribuir para a conscientização sobre as questões que envolvem o meio ambiente. Completando 11 anos de carreira e há quatro seguindo com um projeto ambiental, mais uma vez o Jeito Moleque investe em produtos reciclados no material de divulgação e no cenário do show. A escolha do título do álbum convida o público para uma reflexão sobre a importância da interação desses elementos para o equilíbrio da natureza. “O jovem precisa, hoje, ser incentivado a participar e buscar soluções para os problemas dos grandes centros urbanos, por onde anda, estuda, se diverte”, diz Bruno Diegues.


Último dia


O domingo, 10, último dia, começa com agradecimentos e bênçãos aos agricultores. Uma missa campal está programada para as 10h com presença da comunidade e visitantes. O dia segue com almoço típico, parque de diversões, exposições e muitas outras atrações. 12h30 haverá apresentação da Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz, que faz parte da Sociedade Musical e Cultural Santo Amaro, uma grande família, considerada o maior patrimônio cultural da cidade. Os músicos realizam um trabalho voltado para o desenvolvimento cultural-musical. Atualmente, o corpo musical é composto por quarenta e duas pessoas e tem como maestro Almir José da Silva.

A partir das 15h chega o momento mais esperado da festa, a apresentação da pamonha gigante de mais de meia tonelada, que será distribuída gratuitamente aos visitantes. Às 16h começa o show com Grupo Fronteiras.

João Neto e Frederico, a dupla precursora do sertanejo universitário encerra a programação de shows. Os irmãos estão no quinto CD e terceiro DVD “Vale a Pena Sonhar”, gravados em Goiânia. A dupla figura entre os dez artistas mais tocados em todo o país com a música “Não Vou Mais Chorar”. Cheio de canções inéditas e várias de autoria de Frederico, Vale a Pena Sonhar tem a cara da dupla que vê neste trabalho todo o seu amadurecimento.

A 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz conta com o apoio do BRDE; Syngenta; Band FM; Hotel Plaza Caldas da Imperatriz; Fetaesc; Supermercados Imperatriz; Cerveja Colônia; Sicoob; Casan; Banco do Brasil; Lojas Koerich; Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, entre outros.


Ingressos


Os ingressos já estão à venda nas lojas Koerich de Santo Amaro, Palhoça, centro de Florianópolis, bairros Kobrasol e Barreiros em São José; Supermercados Imperatriz se Santo Amaro, Ponte do Imaruim em Palhoça, shopping Itaguaçu em Barreiros São José; no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro da Imperatriz e no Posto Esso, também em Santo Amaro, além do site www.blueticket.com.br

No primeiro dia ingresso apenas no local.

Valores

- O valor para o dia 8 é R$10,00;

- Para os dias 9 e 10, antecipado R$ 20,00 e na hora R$ 25,00;

- Área VIP custa R$ 30,00.


Jantar


A Deputada Dirce Heiderscheidt ofereceu um jantar às candidatas à Corte da 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz. O jantar foi realizado no hotel Via Catarina, em Palhoça, cidade da qual a Deputada também é Primeira Dama. Participaram do encontro, além das candidatas, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Amaro, Edson Ricardo Rachadel; o coordenador da festa e diretor de Turismo de Santo Amaro, Luiz Gonzaga dos Santos; o prefeito Edésio Justen, entre outras autoridades.

Após o jantar as candidatas divulgaram a festa no Shopping Via Catarina e viveram momentos de aventura em sessões de cinema 6D.

Serviço:

O que: 19ª Festa do Milho Verde de Santo Amaro da Imperatriz

Quando: 8 a 10 de abril

Local: Parque de Exposições Prefeito Orlando Becker

Informações: www.festamilhoverde.com.br


Assessoria de Comunicação

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org

Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

Sindicato dos Trabalhadores Rurais: (48) 3245-1127– www.festamilhoverde.com.br

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dicas de Turismo

* Airson Soares da Rosa

CULTURA ATRAVÉS DO MAR - A preservação das áreas naturais onde ocorrem os passeios é de fundamental importância para a qualidade de vida do ser humano. Nosso compromisso é de trabalhar dentro dos princípios de conduta consciente em ambientes naturais. São regras seguidas pelo experiente guia de turismo da Área de Proteção Ambiental Julio Cesar Vicente (foto). De Laguna, Santa Catarina, vem um belo exemplo de cumplicidade entre o homem e o animal. Quem não ouviu falar dos famosos “golfinhos da Laguna” que mostram e trazem o peixe para os pescadores? Quando os golfinhos ajudam pescadores a encher a rede de tainhas, a parceria vira um espetáculo para os turistas. Quando os golfinhos dão o sinal, as tarrafas começam a cair num ritual seqüencial. O espetáculo da pesca com o auxílio de golfinhos só existe em três lugares no mundo: na costa da Austrália, na Mauritânia, na Costa Africana, e em Laguna no Estado de Santa Catarina, Brasil, mas somente na Lagoa de Santo Antônio.
Os pescadores mais velhos afirmam que desde 1930 eles interagem com os pescadores e ganharam apelidos, como Fandango, Chinelo, Judeu, Rampeiro, Alumínio, Cego, Boto Branco, Cisne Branco, Cisne Pequeno. Sabe-se, no entanto, que é secular a presença deles e uns 50 habitam a lagoa. Nas margens, os turistas até recebem aulas dos pescadores com suas tarrafas e tentam abrí-las para apanhar os peixes (tainhas), trazidos pelos golfinhos. É uma festa!

A partir de 50, os golfinhos velhos foram misteriosamente desaparecendo, surgindo novos e já foram batizados com novos nomes, como Galha Torta, Galha Cortada, Marusca, Prego e Riscadeira. Também são conhecidos como “ruins e bons”. Os ruins são aqueles que não se aproximam da costa e os bons são aqueles que empurram o cardume em direção das tarrafas dos pescadores e ficam sempre por “ali”. Em 1977, os golfinhos foram declarados, por Lei, Patrimônio Natural de Laguna. (ver Galeria de Imagens)

Venho fazendo contatos com este conceituado guia de turismo, transcrevo o último deles:
Bom dia Airson! Agradeço enormemente pelas suas divulgações, aguardando sua visita. A embarcação tem capacidade para 116 passageiros sentados, banheiros higienizados, água, sistema de som. Com dois motores, cumpre com todos os requisitos de segurança, exigido pela Capitania dos Portos, bem com tripulação habilitada pela Marinha do Brasil, com um Capitão, dois marinheiros de convés, um de máquina e guia de bordo. Antes de cada passeio ,é realizado resenhas sobre o ecossistema lagunar, características dos golfinhos e abordados alguns dados sócios econômicos, históricos e geográficos da região, logo o passeio além de ser de lazer, toma cunho educativo.
Att. Julio Vicente (jcvtur@Hotmail.com) - Trilhas, Baleias e Golfinhos
AGTA - Associação de Guias da APA
Julio Cesar Vicente
Fones (48) 9977- 6352/ (48) 9948- 2224
Reservas roteiro.sul@hotmail.com (www.juliocesarcetaceo.blogspot.com)

PIT STOP

* O historiador Mário Belolli, membro fundador da Academia Criciumense de Filosofia (1972), tomou posse como “Sócio Emérito” do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina no último dia 30 de março, em Florianópolis (SC). A partir do Convênio de Cooperação e Reciprocidade, realizado com a Academia Boliviana de História em La Paz, em 23 de novembro de 2010, lhe foi outorgado o Diploma, como Acadêmico Estrangeiro. Parabéns colega!

* No Turismo Cultural, o artista plástico Janor Vasconcelos, filho do saudoso “Mago” do Bandolim, o criciumense Abílio Vasconcelos, com mais uma fantástica exposição, com o título
“Olhar Subterrâneo - Entre a Escuridão e a Beleza”, nas galerias de arte do Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis. Visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, sábados e domingos das 10 às 16 horas (www.mhsc.sc.gov.br).

* O Estado de Santa Catarina recebeu em Porto Alegre o Prêmio de “O Melhor Destino Turístico Nacional”, eleito pelos empresários, executivos e profissionais liberais do Rio Grande do Sul. O competente e incansável Valdir Walendowsky (presidente da Santur) foi quem recebeu, representando o Governador Raimundo Colombo. Parabéns!

* O Município de Maracajá, no Sul de Santa Catarina, através de sua Secretaria de Turismo, colocando à disposição dos Turistas do Brasil e do exterior o seu Parque Ecológico Maracajá - “Uma Prova de amor à natureza”. Como chegar: paralelo a BR-101.(Caminho dos Canyons) Contato pelo telefone (48) 3523-1111 ou www.maracaja.sc.gov.br/turismo. Agende sua visita!

* A 8ª edição da Feira de Turismo do Uruguai (Montevideo), Encotur de 25 a 28 de setembro de 2011, com os estandes à venda. Maiores detalhes no www.encotur.com. Estarão presentes Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel.

* Florianópolis (SC) convidando para o maior festival de filmes de turismo do mundo, nos dias 19 e 21 de maio de 2011. O Tourfilm Brasil, etapa da América Latina e Caribe, terá 16 tipos de inscrições. Contatos: imprensa@ibade.org e contato@tourfilmbrazil. Telefone (48) 9966-8285.

* Os associados da Abrajet, a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina, estarão escolhendo através de eleições diretas no dia 25 de abril o seu novo presidente para o biênio 2011/2013. Alberto Gonçalves de Souza, Hugo Cassel, Mauro Fiúza, Jeferson Severino e Nelci Seibel são os nomes mais citados para substituir Valmir Grein, de Balneário Camboriú (SC).

AIRSON SOARES DA ROSA é consultor de Turismo, diretor Nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur e colunista de turismo da site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br)
DRT-SC.02360.JP
OAB-SC. 2.281 (Membro Jubilado)
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com
http://abrajet-sc.blogspot.com
http://nossojornalsc.blogspot.com

segunda-feira, 4 de abril de 2011

10 estados e 30 municípios já confirmaram presença no 25º Encatho

Entre 4 e 6 de maio Florianópolis se transforma na capital de qualificação e negócios do setor hoteleiro
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) realiza, de quatro a seis de maio, no CentroSul, em Florianópolis, a 25ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros (25º Encatho) e a 23ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (23ª Exprotel). O tema central do encontro este ano será “Hotelaria: Tendências & Oportunidades”. Fazem parte deste grande evento: 25ª Reunião de Hoteleiros; 9º Seminário de Turismo e Hotelaria; 5º Ciclo de Oficinas de Atualização; 3º Simpósio de Governança Hoteleira; 2ª Rodada de Negócios; 2ª Mostra Espaço Conceito; 1ª Fórum de Gestores de A&B – Alimentos & Bebidas e 1º Fórum de Gestores Comerciais.

A programação e a feira já atraíram mais de 30 municípios de 10 Estados, além de empresas com representações internacionais. As vagas para os eventos paralelos são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.encatho.com.br

PALESTRA MAGNA

No dia 5 de maio, das 18h às 19h30, Waldez Luiz Ludwig ministrará a Palestra Magna seguindo o tema do evento - Hotelaria: Tendências & Oportunidades. O propósito é analisar como as mudanças ocorridas na economia brasileira nos últimos anos, a crise internacional e suas consequências refletem no perfil do consumidor no segmento hoteleiro. O palestrante atua há 17 anos como consultor independente e dedica-se à pesquisa de vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade, inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual.

PALESTRA TÉCNICA

Já no dia 6 de maio, das 18h às 19h30, Olimpio Araújo Júnior, que atua com Comunicação em Marketing na internet, falará sobre um dos assuntos que está em pauta em diversas reuniões de hoteleiros: “Tendências Tecnológicas na Hotelaria”. Olimpio é diretor da OAJ Gestão de Marketing, que atua com consultoria e treinamento gerencial em planejamento de comunicação e marketing e web marketing, mídias sociais como ferramentas de marketing, otimização de sites e negociação estratégica comercial, entre outros.

Oficinas

As oficinas de atualização são encontros técnicos com profissionais especializados para apresentação de temas de interesse da hotelaria e do turismo. Para esta edição a ABIH-SC preparou oficinas e cases com os mais variados temas e com renomados palestrantes.

No dia 5, das 15h às 16h30, Thomas Michael Lanz ministra a oficina "Sucessão Empresarial - Cuidados e Experiências". Formado em economia pela PUC (SP) e mestre em administração de empresas pelo INSEAD – França, Lanz é consultor certificado em empresas familiares pelo FFI – Family Firm Institute - EUA. Durante 30 anos foi executivo de diversos grupos. Atualmente suas atividades profissionais estão voltadas a consultorias e participação em Conselhos de Administração.

No dia 6 serão três oficinas. Das 14h às 15h30 Paulo Mélega fala sobre "Estratégias de Preços na Hotelaria". Graduado em administração de empresas e pós-graduado em gestão de turismo e hotelaria com especialização em investimentos hoteleiros na Cornell University (EUA), Mélega é diretor de operações da Bourbon Hotéis & Resorts. No mesmo horário, em outra sala, haverá a apresentação do Case "Fazzenda Park Hotel".

Das 16h30 às 18h Carlo Ramon Vailatti trabalhará o Case "Pousada Pedra da Ilha". Vailatti é sócio proprietário da Pousada e exerce a função de Gerente Geral desde sua abertura. Estudioso de marketing, marketing digital e temas relacionados à hotelaria e serviços, é um apaixonado pelas pessoas e pela gestão profissional. No mesmo horário, em outra sala, Nelson Ambros e Maurício Contreras falarão sobre "Compra e Venda de Hotéis".


Exprotel


A 23ª Exprotel tem entrada gratuita e vai apresentar novidades em serviços, produtos e equipamentos para a hotelaria, entre lançamentos de cama, mesa, banho, móveis, telefonia, informática, novas tecnologias, segurança, gestão de serviços, decoração, novas opções nas áreas de ensino técnico e treinamento profissional, alimentação, bebidas, produtos de higiene, limpeza e muitas outras opções. Restam poucos estandes para comercialização. Mais informações através do e-mail exprotel@abih-sc.com.br ou pelo telefone (48) 3222-8492.

Neste ano já confirmaram participação ABIH Nacional; Altenburg; Beaulieu do Brasil; BHZ; Cantegril; Check-in; CMnet; Colau; Colortel; Copapel; Desbravador; Gazin; Harus; JTI 3º Milênio; Kuerten; MACOM; Mannes; Marte Refrigerações; Multiform; Nohup; Onity; Pavanny; Realgems; Relevo; Sabsul; Schurmann; Sentax; Teccontrol; Tomberlim; VBC; PH Representações; Pioneira Sul; Harba; Karsten; Kaba; Interpetre Livre; Fecomércio; Profiline; Guia Catarina, entre outras.


Serviço:

O que: 25º Encatho / 23ª Exprotel

Quando: 04 a 06 de maio de 2011

Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis

Funcionamento da Feira: das 14h às 21h

Informações: www.encatho.com.br (48) 3222-8492

* Cursos e palestras possuem vagas limitadas. Inscreva-se e garanta sua presença!

** Para visitar a 23ª EXPROTEL a entrada é gratuita e é obrigatório o credenciamento.

BONS NEGÓCIOS!


Assessoria de Comunicação:

Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org

Adriana Bonin SC 2644JP - (48) 9608-5345 – imprensa@ibade.org

Zeni Rates - Assessora ABIH-SC - (48) 9960-0109 midiatur@midiatur.com.br

Site: www.encatho.com.br - Fone: (48) 3222-8492