sexta-feira, 15 de abril de 2011

DICAS DE TURISMO





* Airson Soares da Rosa

Florianópolis é sempre uma atração e o orgulho dos catarinenses. A nossa “FLORIPA”, como é carinhosamente chamada, é a Capital do Estado de Santa Catarina e reconhecida como uma das melhores cidades para se viver no País, devido a sua infra-estrutura e natureza privilegiada que oferecem realmente um padrão de vida único. Situada no litoral Catarinense, a cidade possui uma área de 436,5km².composta por uma área insular com 424,4km² e a outra parte continental com 12,1km².

A primeira ligação entre as duas partes foi através da ponte pênsil Hercílio Luz, até hoje em manutenção, o principal cartão postal da cidade. De colonização Açoriana, Floripa ainda preserva a sua arquitetura colonial em vários pontos da Ilha, ao mesmo tempo em que se transforma em uma metrópole cada vez mais moderna e comospolita. Suas mais de 40 praias são verdadeiras maravilhas para os mais de 500 mil turistas que a visitam a cada ano. A hospitalidade, a cargo dos “manézinhos da ilha” (nome dos nativos da região), é outra característica marcante de Florianópolis: uma cidade com muitas opções de lazer, restaurantes e hotéis de qualidade. Tudo isso sob um clima temperado que varia entre 15ºC e 30ºC (http://www.triplice.com.br./ailha.php).

Mas de qualquer maneira, deixo-lhes os “10motivos para conhecer Santa Catarina” :

1- Santa Catarina é um grande negócio

2- Turismo e lazer o ano todo

3- Qualidade de vida

4- Segurança

5- Boas estradas, aeroportos e portos

6- Riqueza cultural e Patrimônio Histórico

7- Forte estrutura turística

8- Gastronomia

9- Turismo de eventos e negócios em expansão

10- Roteiros integrados e produtos turísticos (www.abrajet-sc.blogspot.com/www.santur.sc.gov.br/www.sol.sc.gov.br)


PIT STOP


* A Fundação Cultural de Criciúma vem conquistando pontos positivos no Turismo Cultural. Na Praça do Congresso, ao ar livre e aberto a população, o show do consagrado Maestro João Carlos Martins ainda provoca comentários positivos, bem como o retorno do pianista Arthur Moreira Lima e a “temporada” de “Um Piano pela Estrada 2011” e na mesma praça no dia 30 de abril estará se apresentando a Banda Sinfônica do Corpo dos Fuzileiros Navais, evento espetacular, com mais de 100 músicos no palco. A apresentação está marcada para às 19h30, com entrada franca. Cumprimentos ao Diretor de Turismo Ismail Ahmad Ismail e sua equipe.


* No Turismo Desportivo, a mesatenista da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e da Seleção Brasileira Bruna Costa Alexandre e seu técnico Alexandre Ghizi, representando Criciúma, Santa Catarina e o Brasil, conquistaram medalhas importantes, ficando em quarto lugar no ranking mundial em torneios realizados na Hungria e na Itália. Parabéns Bruninha. Continue! (ver foto na Galeria de Imagens)


* Fantástico foi o maestro e músico Tayrone Mandelli lançando o seu CD “Choro Cubano” e sua apresentação no “Café Concerto” do dia 31 de março na Fundação Cultural de Criciúma, acompanhado pelo violonista Marcelo Portella. O comando do evento coube ao competente professor Carlos Ferreira (Carlinhos), que homenageou a família Mandelli numa noite de emoção, arte, música e confraternização. (ver foto na Galeria de Imagens)


* No prelo, o livro com o titulo “Irmã Norberta a Eterna Luz”, escrito pelo filho de Forquilhinha (SC), o administrador Lothar Backes. O lançamento poderá ocorrer durante a tradicional festa “Heimatfest” no mês de Outubro de 2011. A expectativa é grande, pois todos querem conhecer a vida da saudosa e querida irmã Norberta, que nasceu na Polônia, viveu e morreu em Forquilhinha, aqui no Sul de Santa Catarina.


* No Turismo Desportivo, o time do Criciúma Esporte Clube está necessitando de um “xerife” em sua defesa. Se continuar assim, tomando gol de bola parada e cedendo vitórias nos finais dos jogos, na Série B será um fiasco. ACORDA TIGRE!


* O trekking da primeira Semana de Ecoturismo de Uribici (SC) será realizado dia quatro de junho em uma área do Parque Nacional de São Joaquim (15 km). Será aberto exclusivamente aos participantes do trekking caminhantes do sol. Inscrições até dez de maio. Mais informações no e-mail contato@serrasul.tur.br, nos telefones (49) 3278-4838, (49) 8846-8717 e no site http://www.expedicaoxokleng.blogspot.com/.


* No Turismo Político, ainda não são comentadas as propostas que serão apresentadas aos eleitores do novo Município Balneário Rincão (SC) sobre a viabilidade econômica, benfeitorias e sua sustentabilidade. Agora, promessas de empregos, já estão na boca do povo, mas o Balneário continua esquecido e sujo. Pergunta-se: quem será o primeiro prefeito do Rincão em 2012? A palavra está com os seus 11 mil moradores (agora), que no Verão sobem para 180/200 mil pessoas. (ver foto na Galeria de Imagens)


AIRSON SOARES DA ROSA

Consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (http://www.difusora910.com.br/).

DRT-SC.0.2360 JP

OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)

E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com www/abrajet-sc.blogspot.com e http://www.nossojornalsc.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário