terça-feira, 1 de junho de 2010

Meteoro arrasa município da Serra Catarinense

Em dia de show de Luan Santana Festa Nacional do Pinhão ficou movimentada. Primeiros quatro dias contabilizaram 150 mil pessoas

A noite de sábado, 29, foi de histeria entre os fãs que subiram a Serra Catarinense só para ver o Show de Luan Santana. Desde o início da tarde, fãs já lotavam a frente do hotel em que a equipe do cantor estava. A polícia chegou a ser chamada para conter as tietes do jovem cantor. As filas para entrar no parque davam voltas. Além disso, o trânsito ficou completamente congestionado nas redondezas. Os portões abriram às 19h, mas os admiradores do furacão do sertanejo universitário aguardaram horas em pé do lado de fora para entrar correndo e pegar a primeira fila no palco principal. As expectativas da CCO, Comissão Central Organizadora da Festa do Pinhão referente ao show foi superada.
Segundo Walter Manfroi, secretário de Finanças do município, nos quatro primeiros dias do evento, mais de 150 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Conta Dinheiro. Todos os corredores e pavilhões do parque estavam lotados. Adultos, crianças, jovens e até mesmo pessoas da “melhor idade” estavam em Lages para curtir as mais diversas atrações dos quatro palcos, pavilhão cultural, pavilhão do artesanato, tenda das sensações, shoppinhão e a vasta gastronomia, com pratos a base de pinhão e muitos outros, como cachorro quente, crepe, quentão, pizza, pastel e tudo mais que uma grande festa gastronômica tem a oferecer.
Quem veio para a XXII Festa Nacional do Pinhão passou trabalho para encontrar hospedagem, isso porque todos os dois mil leitos dos hotéis urbanos, pousadas, hotéis-fazenda e motéis, além de 30 hospedagens e campings da região do Salto do Rio Caveiras ficaram ocupados por causa do mega show de Luan Santana, fenômeno do sertanejo universitário. Os hotéis tiveram que improvisar colchões extras nos quartos e as casas de família alugaram vagas para os turistas.

Lages teve onda de assalto no centro da cidade


Lages teve um fim de semana como nunca! Uma onda de “assaltos”, no centro da cidade, próximo ao Recanto do Pinhão, deixou moradores e visitantes sem saber o que estava acontecendo. Tudo porque Grupos étnicos de Ijuí (RS) estiveram na cidade para realizar vários “Assaltos Culturais” convidando a todos para prestigiarem a XXII Festa Nacional do Pinhão. As etnias italiana e árabe fizeram o trânsito parar e mostraram um pouco de suas culturas, trazendo muita música e cantoria e dança. O Recanto do Pinhão e proximidades tiveram uma tarde diferente, recheada de muitas atrações culturais. No Parque Conta Dinheiro o grupo também fez apresentações musicais e de dança durante a noite. Na semana que vem, quem realiza os “Assaltos Culturais” em Lages são as etnias afro, polonesa, alemã, letos, holandesa e portuguesa.
E por falar em Recanto do Pinhão, o agito e a cultura continuam na Praça João Costa. Nesta segunda-feira sobem ao palco Jovani Cruz, Elias Rosa e Mega Tchê. Lá também há uma vasta gastronomia e o tradicional ponche, uma bebida que consiste em vinho fervido com gemada e clara em neve, o que ajuda a aquecer as baixas temperaturas da Serra.

Bandas Jovens agitaram o Palco Alternativo


A noite também foi marcada pelas apresentações de bandas que estão despontando no cenário nacional. JaneJon, de Lages, agitou o público com seu pop/rock, subindo pela primeira vez no palco da Festa Nacional do Pinhão. A banda, que vai lançar seu primeiro CD no próximo mês, apresentou sua música de trabalho, Coisas que não sei dizer, além de suas outras sete composições próprias. Os Vocalistas e guitarristas Vini Beber e Aninha, o baixista Gabriel e o baterista JC estavam muito satisfeitos em poder mostrar seu trabalho nesta grande festa e principalmente por cantar em sua terra natal.
Outra banda que aqueceu o palco alternativo foi a FX2, de Caxias do Sul (RS). A banda, que está junta há muitos anos, está divulgando o novo CD de rock moderno, intitulado Taboo.
Os meninos do Rio Grande do Sul fizeram sucesso no palco e na platéia e já arrumaram também algumas tietes por aqui. Esta é a terceira vez que o grupo se apresenta na Festa Nacional do Pinhão, mas os jovens garantem que se surpreendem a cada ano. “Esta festa é muito grande e cada vez a gente fica surpreso com o público e também com a receptividade do povo da Serra”, declara Mark, vocalista.
No domingo os grupos Nossa Qualidade, Affaire e Antibióticos também se apresentaram no palco alternativo.
Já no palco cultural houve apresentações de dança com o grupo Barbicacho, street dance, apresentações das etnias árabe e italiana, orquestra e muitas outras.

Eliminatórias da 18ª Sapecada da Canção Nativa

As eliminatórias da Sapecada da Canção Nativa, no palco nativista, tiveram início neste domingo. Subiram ao palco para a 1ª eliminatória as músicas Guardião das Pedras de Cima e Com a Cincha no osso do peito, classificadas na 10ª Sapecada da Serra Catarinense e mais as oito primeiras selecionadas da 18ª Sapecada da Canção Nativa que são: Quem se despede de um flete; Petrificado; Pra um buçalzito no más; Do passo ao Rincão da Raia; Até o fim dos meus dias; Carta à querência; Raio guacho e Santo da gaita.
Já amanhã (31/05), as que participam da 2º Eliminatória são: Pá saludar a mi pueblo; Tempo escrito; Pampa e flor; Jesus Maria; Um tal de cruz credo; A los ojos del rancho; Um tango com a lua; Muda de tropilha; Meu sombreiro e Marcação.
A grande final, no dia 01/06, contará com 14 composições. Duas delas já têm lugar garantido: São as Luzes dos seus Olhos, que venceu a Sapecada da Serra Catarinense e Versos das Lajens, que recebeu o título de mais popular, também na Sapecada da Serra. As outras 12 serão classificadas entre as duas eliminatórias dos dias anteriores.
As 32 canções classificadas para os dois festivais nativistas da XXII Festa Nacional do Pinhão foram gravadas em um CD duplo e estarão disponíveis aos primeiros quatro mil pagantes da bilheteria do dia 1º de junho – quando ocorrerá a etapa final da 18ª Sapecada da Canção Nativa. A meia-entrada, no valor de R$ 5,00, não dá direito ao CD.

Banda It’s Ok e Nívea Soares gravam DVD na festa

A banda gospel lageana, It’s Ok, grava amanhã (31/05) o seu primeiro DVD ao vivo de pop rock, com participação de Nívea Soares. O grupo aproveita para lançar o CD Sou teu desejo. A gravação tem início às 20h. Às 23h, João Luis Correia fecha as apresentações da noite.
A festa continua até o dia seis de junho. Neste domingo Só Modão e Tchê Barbaridade subiram ao palco nacional. Informações no site www.festadopinhao.com

Assessoria de Comunicação:
Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP (48) 9608-5345 / Vicente Bunn SC 2633 JP -– imprensa@ibade.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário