terça-feira, 1 de junho de 2010

Finalistas da Sapecada Nacional da Canção já estão definidos

Em noite gelada, Festa Nacional do Pinhão teve semifinal, gravação de DVD e muito mais

Apesar da noite fria, apenas dois graus marcados no termômetro e com sensação térmica de temperaturas negativas, a Festa do Pinhão foi aquecida pelo público e pelas atividades emocionantes realizadas nesta segunda-feira. A baixa temperatura é indispensável para o sucesso desta grande festa e, neste ano, “São Pedro” tem colaborado, e muito, para que os turistas aproveitem, além da gastronomia típica e das atrações musicais e culturais, também os atrativos naturais, como geadas e, quem sabe, até mesmo neve.
Uma das atrações desta terça foi a semifinal da Sapecada Nacional da Canção Nativa, que deu trabalho aos jurados, pois foram 14 músicas inéditas lançadas aos amantes do tradicionalismo e nativismo.
As músicas classificadas para a grande final que acontece nesta terça-feira foram: Quem se despede de um flete; Petrificado; Pra um buçalzito no más; Do passo ao rincão da raia; Até o fim dos meus dias; Carta à querência; Pá saludar a mi pueblo; Pampa e flor; Jesus Maria; Um tal de cruz credo; A los ojos Del rancho e Um tango com a lua.
As Sapecadas são verdadeiros poemas transformados em música. A Sapecada da Canção tem por objetivo trazer nas letras de suas canções a essência das coisas simples e puras e um retrato do cotidiano dos povos que habitam ou habitaram o Sul do Brasil, sejam eles campeiros ou urbanos. Alcançou entre os defensores e admiradores da cultura, inesgotável repercussão. Passaram pela Sapecada temas que enaltecem os costumes campeiros e alguns um pouco românticos, o que de certa forma evidencia a liberdade e versatilidade do festival.
E quem encerrou a noite no palco nativista foi João Luis Correa, que também já passou pelos palcos do festival.
Para a final da Sapecada, a entrada no parque terá ingressos a R$ 10,00, que dá direito a um CD duplo das músicas classificadas para os dois festivais nativistas da Festa do Pinhão: a 18ª Sapecada de Canção Nativa e a 10ª Sapecada da Serra Catarinense. Já o ingresso de R$ 5,00 (meia-entrada), não dá direito ao CD duplo.

IT’S OK grava DVD com participação de Nívea Soares


O público participou ativamente da gravação do DVD da banda gospel IT’S OK. A cantora Nívea Soares, reconhecida mundialmente, participou da gravação. A banda ainda lançou o CD intitulado Sou Teu Desejo. A bela produção aproximadamente 5h e o público presente não se importou em cantar e pular várias vezes com a mesma música que, para ser gravada perfeitamente, repetiu duas, três e até quatro vezes.


Fazendas de turismo rural mostram o aconchego da Serra Catarinense

Dentro do Parque de Exposições Conta Dinheiro, o Pavilhão Cultural é um dos mais visitados. Lá, os turistas podem conferir quatro hotéis fazenda da região, com estandes que trazem aos olhos de quem visita, todo o aconchego que o turismo rural de Lages tem a oferecer. O espaço é apenas uma amostra do charme do frio serrano e da vasta opção de lazer que o município possui também em outras estações. A cidade é reconhecida como capital do turismo rural e quem visitar o pavilhão saberá o porquê deste título. Durante a XXII Festa Nacional do Pinhão os quatro hotéis, assim como todos os hotéis da cidade, estão lotados. Casas de famílias alugam quartos aos turistas para quês estes aproveitem todos os dias de festa.

Pedras Brancas

Este hotel fazenda é pioneiro no Brasil em turismo rural. Construída em 1987 por imigrantes italianos, mantém a estrutura original. Durante a hospedagem uma diversificada programação que envolve toda a rotina da fazenda, com ordenha de vacas, passeio a cavalo, entre outras ações, desde a gastronomia típica até esportes radicais. Anexo ao Hotel está o Adventure Park, que possui a maior tirolesa do Brasil, além de rappel, arvorismo, entre muitas outras atrações aventuras. O hotel fazenda fica a 20 quilômetros do Centro de Lages. Conheça os atrativos na Festa do Pinhão.




SESC Pousada Rural

A pousada Rural do SESC-SC, Serviço Social do Comércio de Santa Catarina, fica a 18 quilômetros do centro da cidade e também expõe seus atrativos no Pavilhão Cultural. Segundo a técnica de turismo do SESC, Letícia Smolinski Othero, a pousada tem 141 leitos, entre cabanas e apartamentos e “estão lotados” durante a festa. O local é um amostra do que o hotel tem a oferecer como recreação e lazer com charrete, pedalinho, arco e flecha, mini golf, visita na horta ecológica, trilha ecológica, oficinas de artesanato, atividades culturais com roda de chimarrão e fogo de chão. Durante a hospedagem há atividades de integração entre crianças e pais, entre outras tantas atividades, que são realizadas o dia todo. Segundo a técnica, “a cada dia é feita uma programação diferenciada de acordo com as condições do clima”.

Olhares de Lages

Neste Pavilhão também é possível conferir a exposição fotográfica “Olhares de Lages”. A exposição encanta pelo seu layout. Os painéis fotográficos, dispostos dos dois lados de um longo corredor, quase que flutuam aos olhos dos visitantes, pois estão suspensos por fios de nylon quase que imperceptíveis a olho nu. O que ajuda ainda mais na produção do cenário são as luzes, que ressaltam a beleza das telas, fotografadas com a alma de Marcos Agostini E Antonio Vieira, que conseguem passar, através de belos retratos, a paz, as riquezas, as paisagens e os animais silvestres que habitam ou que um dia viveram em Lages.
E nesta terça-feira você confere as outras duas fazendas que participam do Pavilhão : Barrero e Boqueirão. A festa continua com a Final da Sapecada e show com Os Monarcas no palco Nativista. Já no palco Alternativo, Welaskou, Jonny Slasch, Estação 4 e Lord Gato esquentam mais uma noite de Lages. No palco cultural, que fica em frente ao Pavilhão Cultural, Vivace Camerata e Musical Guanabara.
No Recanto do Pinhão, Centro de Lages, a festa também é regada a gastronomia e apresentações artísticas e culturais. Lá o evento inicia já às 17h30 com Glaucia Correa. Logo depois sobre ao palco Giancarlo Orsoletta. Quem encerra as atividades é Pedro Valdera e grupo Chimango.

Assessoria de Comunicação:


Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP (48) 9608-5345 / Vicente Bunn SC 2633 JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário