terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Turismo Rural é opção para o verão em Santa Catarina

Hospitalidade calorosa, comida feita no fogão à lenha, cavalgadas, música campeira... Seja na serra, no litoral, em grandes fazendas ou pequenos sítios, multiplicam-se as opções de turismo rural, com os mais variados tipos de atividades.


E, neste verão, além de poder desfrutar das belezas naturais e das belíssimas praias, Santa Catarina é o destino certo para quem gosta da vida no campo. Berço do turismo rural no Brasil, tem variedade de atrativos e roteiros em todas as regiões. São mais de 50 pousadas e hotéis fazenda, espalhados por cerca de 30 municípios em todas as regiões do Estado, a maioria situada em locais paradisíacos, com diversidade de cenários – praia, campo, neve, mar, montanhas... – que oferecem ao turista o que há de melhor em hospedagem, descanso, lazer e diversão.
A idéia de transformar fazendas em atrativos turísticos nasceu na Serra catarinense há mais de duas décadas. Situadas na única região do Brasil onde sempre neva no inverno, as fazendas hotéis tornaram-se a melhor maneira de conhecer o cotidiano autêntico do campo sem abrir mão do conforto. Algumas têm mais de 100 anos de história e mantêm características originais, acrescidas de comodidades como sauna, sala de ginástica e jogos, salões para pequenos eventos e restaurantes que servem a tradicional, farta e deliciosa comida campeira.
As atividades nos hotéis fazenda variam conforme a região. Ordenha, plantio, passeios em trilhas rurais e na mata nativa, cavalgadas – a pé ou a cavalo, o visitante se deleita com a paz dos amplos espaços naturais –, pescarias, banhos de rio, visitas a cachoeiras, campos, cânions, cantinas de vinhos artesanais. Em alguns locais é possível usufruir parques aquáticos, estâncias termominerais, retiros, programas de esportes radicais, festas étnicas com danças italianas, alemãs, polonesas...
Em todos, mesas sempre fartas – de churrasco ao café da colônia. As estações do ano também oferecem grande diversidade de opções. No verão, pode-se acompanhar a colheita da uva. No inverno, a colheita da maçã e, não raras vezes, apreciar o espetáculo da neve, que cobre árvores, solo e telhados das casas com um tapete de flocos brancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário