segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jornalistas da Abrajet/SC encerram ano de 2011 confraternizando na Praia do Rosa

Profissionais foram recebidos e homenageados num final de semana festivo
Entre os dias 2 e 4 de dezembro, jornalistas associados a Abrajet/SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/Seccional Santa Catarina encerraram 2011 com uma programação à altura de suas atividades. Foram recebidos pelo Núcleo de Turismo da Praia do Rosa e pela Associação Comercial e Industrial de Imbituba (SC), onde puderam confraternizar e avaliar os resultados obtidos durante o ano. Gastronomia e conhecer as beíssimas instalações das pousadas e resorts do local fizeram parte do final de semana dos jornalistas. (Na foto, os jornalistas da Abrajet/SC Mauro Fiuza, Carlos Agne, o presidente Alberto Gonçalves de Souza, Evandro Novak e Iberê Aguiar Jaques brindam na confraternização de encerramento de ano das atividades da entidade na Pousada Quinta do Bucaneiro, na Praia do Rosa)
Na sexta-feira (02), logo após o meio dia, os jornalistas começaram a chegar num dos mais belos cenários do litoral brasileiro e constatar que ali está um lugar privilegiado, onde a natureza exuberante envolve charmosas pousadas e uma rede gastronômica de nível internacional, num contraste que afaga os olhos e o coração do visitante. Assim é a Praia do Rosa, única representante brasileira no seleto Clube das 30 Baías Mais Belas do Mundo. Localizada no município de Imbituba, 80 km ao sul de Florianópolis, a Praia do Rosa se debruça sobre uma paradisíaca baía emoldurada por costões agrestes, areias brancas e plácidas lagoas a beira-mar. Um cenário que induz ao relaxamento, ao romance e à prática de esportes naturais.
Descoberta por jovens alternativos na década de 70, o Rosa (como o lugar é mais conhecido por seus frequentadores) é essencialmente uma praia de surf, com excelentes condições para a prática do esporte e dotado de escolinhas destinadas a quem deseja aprender a deslizar sobre as ondas. Uma característica que atrai gente jovem, bonita, e remete a outras opções esportivas, como windsurf e kitesurf na Lagoa de Ibiraquera, caminhadas e cavalgadas panorâmicas pelas trilhas ecológicas da região. Por outro lado, a beleza natural, a excelente estrutura de hospedagem e a gastronomia refinada atendem e satisfazem ao cliente mais requintado. Localizada no centro da Área de Preservação Ambiental da Baleia Franca, a Praia do Rosa tem no Turismo de Observação de Baleias importante atrativo para o período de inverno no Brasil. Entre julho e novembro, dezenas de baleias francas migram da Antártica para procriar e amamentar seus filhotes nas águas protegidas da baía, e na Praia do Rosa o visitante tem a rara oportunidade de apreciar de perto estes impressionantes animais em seu ambiente natural.

Recepção

À noite, após todos estarem muito bem instalados nas requintadas pousadas da localidade, os jornalistas foram recepcionados com um jantar diferenciado na pousada Quinta do Bucaneiro (Foto à direita), de propriedade de Jackie Biazus e do renomado piloto de moto e automobilísmo, César “Bocão” Pegoraro. Participaram de uma noite diferenciada. Os associados da Abrajet/SC foram recebidos pelo casal anfitrião e alguns empresários do setor hoteleiro da Praia do Rosa, além do prefeito José Roberto Martins e esposa. A surpresa de todos foi encontrar no Bistrô da Varanda, o restaurante da Quinta do Bucaneiro, o ex-zagueiro do Grêmio (RS) e da Seleção Brasileira, Emerson (Na foto com o presidente da Abrajet/SC, Alberto Gonçalves de Souza e sua esposa Marli).
Sem as costumeiras falações e protocolos, num ambiente saudável e confortável, regado a espumante indicado pelos melhores someliers, o bate-papo agradável se fundiu com a maravilha das instalações da pousada e do restaurante Bistrô da Varanda, onde os jornalistas conheceram a gastronomia contemporânea, composta pela vitalidade das verduras orgânicas, as saladas caprichadas, peixes e frutos do mar, que disputam a preferência de quem ali visita e pode aproveitar os filés, carpaccios e massas orgânicas, acompanhado de uma bem dimensionada carta de vinhos, harmonizando paladares exigentes e sofisticados, não resistindo às sobremesas que são, literalmente, de dar água na boca. Na oportunidade, a dupla de artistas Samuel e Greice, ambos de Joaçaba, Meio Oeste Catarinense, completaram a noite, selando o astral de amizade que reinou durante a sexta-feira, antes do grupo retornar às suas hospedarias (Na foto, a dupla de músicos entrega o CD para o prefeito de Imbituba, Beto Martins e esposa).

Um sábado diferenciado

Amanheceu o dia na Praia do Rosa e, aos poucos, os jornalistas foram acordando e vislumbrando no nascer do sol, a belíssima paisagem que a Praia do Rosa oferece, desfrutando de saborosos cafés-da-manhã, oferecidos em suas hospedarias, após uma noite de bom sono nos mais agradáveis ambientes que as pousadas ofereceram aos associados da Abrajet/SC.
Em seguida, rumaram ao centrinho da localidade onde um micro-ônibus os aguardava para um tour na região (Na foto à esquerda, grupo de jornalistas da Abrajet/SC desfrutando do visual da Lagoa de Ibiraquera).
Primeiro destino: Lagoa de Ibiraquera. Um local de águas tranquilas, própria para a prática de windsurfe, mergulho, canoagem, pesca e outros esportes náuticos. Durante o percurso, os visitantes desfrutaram da beleza natural da região e chegaram na Barra de Ibiraquera, conhecida também por onde se encontra o camarão rosa, espécie de crustáceo mais apreciado no mundo, ali existente em abundância e que contribui para o enriquecimento da gastronomia local, juntamente com outros espécimes capturados ao longo da faixa litorânea que banha o município de Imbituba. Em seguida, o próximo passo foi para conhecer o Museu da Baleia Franca, na cidade de Imbituba.
Num grande galpão, nas proximidades do Porto, os jornalistas associados à Abrajet/SC puderam conhecer um pouco sobre a história da caça às baleias. O Museu da Baleia de Imbituba, situado na praia do Porto e instalado no prédio histórico denominado “Barracão Manoel Rosa”, em homenagem a um dos últimos baleeiros de Imbituba e promotor ativo da educação pública sobre a história da caça e a conservação das baleias francas, que foi inaugurado em setembro de 2003 e é o resultado de uma parceria entre o Projeto Baleia Franca, a Prefeitura Municipal de Imbituba e muitos empresários da região que somaram-se à PETROBRAS para viabilizar a reconstrução histórica do prédio e a instalação das exposições. Tombada como Patrimônio Histórico Municipal, a última estação baleeira do sul do Brasil, que fechou as portas em 1973, foi restaurada para abrigar o Museu, que conta a história da matança das baleias e da luta pela sua proteção. Seu espaço interno evoca o período sombrio da matança através de mapas e ilustrações obtidas em arquivos históricos e outros museus, e de diversos artefatos preservados. Além disso, abriga painéis interpretativos que conduzem o visitante ao longo da história da difícil convivência das baleias com os seres humanos. Único no gênero na América do Sul, o Museu da Baleia de Imbituba conta também a história pouco conhecida da matança de baleias no Brasil por frotas baleeiras estrangeiras nos séculos XVIII e XIX, sendo o ponto alto desta mostra o modelo do navio baleeiro à vela dos Estados Unidos Charles Morgan, obra-prima do modelista naval Luiz Lauro Pereira Jr , residente na vizinha Laguna.
Com os olhos repleto de colírios, graças ao que o passeio estava oferecendo, mais uma novidade somou-se à pauta dos jornalistas, no final de semana festivo promovido pela Abrajet como confraternização de Natal e Fim de Ano aos seus associados: conhecer a Praia da Vila, em Imbituba.
O canto da Praia da Vila é um dos recantos mais famosos no mundo do surfe. A Vila é a única praia da América Latina que sedia o Campeonato Mundial de Surfe (WCT). Durante o Campeonato a cidade é contagiada, todos se envolvem com o momento e Imbituba passa a "respirar" surfe. A Praia da Vila (Na foto à direita, o Canto da Praia da Vila) no Centro da cidade, possui uma paisagem deslumbrante pelo visual definido por costão e pelas ilhas Santana de Dentro e Santana de Fora que, devido ao posicionamento, viabilizam a formação de ondas perfeitas, chegando a atingir 5 metros de altura. O Brasil e o mundo conhecem a Praia da Vila, através das mais renomadas revistas de surf, pela perfeição das ondas. A Praia da Vila é excelente para a pesca e para a observação das baleias, que podem se vistas a 20 metros da praia. Depois desse presente maravilhoso, hora do almoço. Ato contínuo, o retorno para a Praia do Rosa, para merecido descanso nas pousadas onde estavam confortavelmente instalados os jornalistas.

Uma noite memorável

À noite, mais uma surpresa agradável. Os jornalistas, por volta das 21 horas, foram recebidos na Pousada Vila Agrifóglio, onde os proprietários da Hospedaria das Brisas e Restaurante Refúgio do Pescador, Frederico e Fernanda, presentearam o grupo com uma deliciosa “paella”, apresentada pelo cheff Leonardo De Lucca (Na foto, da esquerda para direita os proprietários da Hospedaria das Brisas, Fernanda e Frederico (E) e da Quinta do Bucaneiro, Jaclie e Bocão (D)).
Na oportunidade, uma solenidade da ACIM – Associação Empresarial de Imbituba, mostrou através de um telão e projeto de consultoria junto ao Sebrae, a beleza e as peculiaridades que o município de Imbituba possui para premiar que visita e conhece a região. Estiveram presentes empresários e proprietários de pousadas, resorts e restaurantes da Praia do Rosa, contando também com a alegre presença do prefeito Beto Martins, que também mostrou-se um excelente anfitrião.
Após o jantar, a direção da Abrajet/SC, através de seu presidente Alberto Gonçalves de Souza, premiou os empresários e autoridades presentes e os jornalistas associados Carlos Agne (Nosso Jornal SC – http://www.nossojornalsc.blogspot.com/) e Evandro Novak (Bom dia SC – http://www.bomdiasc.com.br/) com um troféu, marcando a passagem da entidade pela região e o final de ano com essa confraternização que, dificilmente, sairá da lembrança dos jornalistas de Turismo de Santa Catarina (Na foto à direita, o jornalista Carlos Agne, o colunista Social Arlan Alves, o presidente da Abrajet Alberto Gonçalves de Souza e o jornalista Evandro Novak).

Pousada Rêmora

Entre as dezenas de pousadas e hospedarias existentes na Praia do Rosa, no final do Caminho do Rei, encontramos a Pousada Rêmora. O nome, para muitos pode parecer estranho. É alusivo ao nome dos peixes da família Echeneidae,que possuem a barbatana dorsal transformada numa ventosa, com a qual se fixam a outros animais como tubarões ou tartarugas, podendo assim viajar grandes distâncias.
Um local, simplesmente, magnífico. Com instalações localizada em meio à mata, onde o mix do verde das árvores e o azul do céu e do mar, estonteia de deslumbramento o visitante, a Pousada Rêmora tem muito de difereciado. Realmente, algo incomum.
São 12 luxuosas e confortáveis suítes em meio à natureza e, com uma excepcional vista panorâmica. Deck com piscina de borda infinita e hidromassagem, restaurante com lareira, serviço de camareira, sistema de wirelles de conexão internet, estacionamento. Toda uma área verde com arvores nativa, bromélias e palmeiras completam este cenário. A Pousada Rêmora, de propriedade de Renato e Soraya Ulzefer, possui uma das vistas mais privilegiadas da praia. Estas unidades projetadas especialmente para 2 pessoas reúnem conforto e beleza tendo como pano de fundo a bela Praia do Rosa.
Na pousada Rêmora o hóspede tem várias opções: A Suite Master, conta com ambiente amplo, com duas redes integrada a suíte e com vista da Praia do Rosa em toda sua extensão, de onde se desfruta de momentos de relaxamento e beleza. A suíte é equipada com cama box spring tipo queen size envolvida por um dossel, toalhas brancas, roupas de cama 180 fios, secador de cabelos, TV com mp3, USB, DVD com acervo a disposição do hospede, ar-condicionado split, frigobar, telefone discagem direta, cofre digital e ducha pressurizada.
A Suite Grand Master, também possui ambiente amplo com 35m², jacuzzi dupla na varanda toda envidraçada, integrada a suíte, e vista total da Praia. Já a Suíte Master Magazine, tem um ambiente de 52 mt², com jacuzzi dupla na varanda toda envidraçada integrada a suíte, com vista de 180º da Praia do Rosa e mata nativa. Cama box spring, tipo queen size, travesseiros visco elástico e dossel que envolve toda a cama, TV 26 LCD, mp3, USB, DVD com acervo a disposição do hóspede, frigobar, telefone com discagem direta, cofre individual digital, roupões brancos, toalhas brancas 500 gramas, roupas de cama com 300 fios 100% algodão, secador de cabelos, ar-condicionado, ducha a gás e no mezanino 2 camas de solteiro.

Lazer e serviços

A pousada Rêmora oferece serviço de camareira, estacionamento fechado e sistema wireless de conexão internet. Um delicioso café-da-manhã é servido no salão a beira da piscina e durante o dia se pode desfrutar do serviço de bar admirando a beleza da Praia do Rosa e a noite em o restaurante oferece ótimas opções em frutos do mar, comandado pelo Cheff Cristiano Tavares Schneider, edxperiente Gourmet com cursos na Suíça e expert em Creperia, e para acompanhar uma carta de vinhos selecionada. Nas noites de lua cheia é possível admirar o espetáculo do nascer da lua no mar.

Outras alternativas na Praia do Rosa

Mas, não são apenas pousadas, resorts e hospedarias que atraem o turista na Praia do Rosa. Também existe outro tipo de hospedagem e, para quem gosta de privacidade, mais de uma centena de casas e aparts podem ser alugados pelo visitante.
Um dos exemplos é o empreendimento “ Casas do Gerson”. No local, o visitante é bem vindo ao paraíso, onde a natureza preparou uma sinfonia especial: cenários deslumbrantes, gente bonita, sossego, surf de primeira, excelente infraestrutura, encostas verdes, areia limpa, lagoas à beira-mar...
Casas do Gerson é o lugar perfeito para viver isso tudo e, ainda por cima, com acesso à internet. Nas Casas do Gerson, o hóspede é atendido diretamente pelo proprietário, em clima de absoluta descontração, mas sempre com a atenção que apenas o dono de um lugar pode dar. São casas aconchegantes, com sala e cozinha conjugadas, mezanino com quarto de casal, banheiro confortável e quarto de casal no térreo. São três casas novas em folha, todas com capacidade para acomodar até 6 pessoas (dois quartos de casal e um sofá-cama na sala), televisão, cozinha completa conjugada à sala, ventiladores, banheiro com água quente e tanque/varal para roupas, churrasqueiras individuais, estacionamento próprio e acesso à internet. Localização central, à 800m da praia, próxima a mercado, posto de gasolina, farmácia, restaurantes, e próximas às melhores casas noturnas.

Infraestrutura

A Praia do Rosa é mesmno um local extraordinário e mantém ainda parte da natureza intacta e com alguns acessos em estrada de chão. Quem curte a Praia do Rosa não tem problemas para compras. Algumas lojas, em sua maioria com equipamentos e indumentária para a prática de surfe, mini mercados, supermercado e farmácia, posto de gasolina e peixarias e restaurantes à beira-mar, facilitam a estada do visitante, que pode, literalmente sentir-se em sua própria casa. Sem falar nas lojinhas de artesanato da região com conchas, bambús, entre outros.

Enfim, dá muita vontade de conhecer e aproveitar o que a Praia do Rosa oferece!


Fotos: Maria Aparecida Zabel(Nosso Jornal SC/Divulgação)

Textos: Carlos Agne

Nenhum comentário:

Postar um comentário