sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lages em festa para receber os turistas na Festa Nacional do Pinhão

Evento começou nesta quinta-feira e segue até o dia seis de junho recheado de atrações e sabores





A noite desta quinta-feira gelada (7ºC) na Serra Catarinense foi aquecida pela abertura oficial da XXII Festa Nacional do Pinhão, em Lages. Após a tradicional benção do Bispo Diocesano Dom Irineu Andreassa o público seguiu para o palco nativista para a solenidade que daria aberta oficialmente a grande festa.
O palco ficou repleto de autoridades, patrocinadores e apoiadores, organização, entre outros convidados. No pronunciamento, o prefeito Renato Nunes, Renatinho, como é conhecido, agradeceu o Senador Raimundo Colombo e os deputados Cláudio Vignatti e Angela Amin pelas emendas parlamentares que ajudaram a viabilizar a festa. Estas emendas viabilizaram o apoio ao evento através do Ministério do Turismo no valor de R$ 700 mil. Já através do Funturismo, o Governo do Estado entregou ao evento R$ 250 mil. O governador do Estado, Leonel Pavan, enfatizou a importância que a festa “que não pertence mais ao povo serrano, mas sim a todos os catarinenses. Esta festa bate no coração de cada um e, cada vez que venho aqui, encontro o evento cada vez mais forte, lindo e com muitas inovações na estrutura. O entusiasmo do povo garante uma festa inesquecível”, destaca Pavan.
A beleza lageana foi representada pela rainha e as princesas, que fizeram o convite a todos para que participem da festa durante os 11 dias. No pronunciamento, a rainha Roberta Baggio ainda disse sentir-se honrada por representar a “Capital Nacional do Turismo Rural”, mas todas as três deixaram claro “Tenho certeza que iremos realizar a maior festa de todos os tempos. Nós trabalhamos incansavelmente para atrair muitos turistas à nossa cidade”, completa Roberta.
A organização convidou alguns dos presentes para plantar o Pinhão do Amanhã, um projeto lançado nesta edição para compensar e amenizar a emissão de CO2 durante o evento, além de garantir a preservação das araucárias, símbolo maior do evento. Nos próximos 10 dias de evento, os participantes que visitarem o evento e desejarem participar do projeto, poderão também plantar um pinhão e ainda receber o certificado digital no final.
Após a Solenidade, o público apreciou a rica gastronomia e foi aquecido e animado pelos shows de Sérgio Reis, Banda Açu, Garotos de Ouro e Alma de Galpão. O ritmo pop/rock também esteve presente no palco alternativo com a apresentação das bandas Paralelo Vertical, Prefato e Pulso Colorido.
A Festa do Pinhão ainda tem mais dez dias de muita gastronomia, atividades culturais e artísticas. Nesta sexta-feira, no palco principal, a grande atração será Maria Cecília e Rodolfo. Já no sábado, quem se apresenta é o meteoro do sertanejo universitário, Luan Santana. No domingo Só Modão e Tchê Barbaridade fecham com chave de ouro o primeiro fim de semana, que deve atrair um público record à Lages.


Canções nativistas serão lançadas em grande estilo na Serra catarinense
Um dos maiores festivais do Sul do país inicia nesta sexta-feira (28), comoparte da programação da XXII Festa Nacional do Pinhão O evento, que possui uma ampla programação e diversas atrações em seus 11 dias de festa, também promete encantar os visitantes com 32 músicas nativistas inéditas, nas Sapecadas da Canção.
Por trazer nas letras de suas canções a essência das coisas simples e puras e um retrato do cotidiano dos povos que habitaram e habitam este sul do continente, alcançou entre os defensores e admiradores da cultura gaúcha inesgotável repercussão. Ouvir e dançar ao som das canções do festival é ter o privilégio de ver belos "poemas se transformarem em músicas" numa das cidades catarinense que mais retrata os costumes e a tradição gaúcha.Neste ano, 662 composições foram inscritas entre os dois concursos. Destas, 32 canções estão classificadas. São dezoito na 18ª Sapecada da Canção Nativa e mais quatorze na a 10ª Sapecada da Serra Catarinense, além das canções suplentes.
A 10ª Sapecada da Serra Catarinense ocorrerá no dia 28 de maio.
Já a 18ª Sapecada da Canção Nativa será realizada nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A banca de jurados é formada por um grupo de especialistas em música nativista de cidades catarinenses e do Rio Grande do Sul.
Do Estado vizinho estarão presentes Sergio Carvalho Pereira, Siverio Barcellos, Fabiano Bacchieri. Já de Santa Catarina, Renan de Cordova Melo, Michael Parrizotto, Jeff Ronsani e Jones Andrei Vieira.As classificadas para a 18ª Sapecada da Canção Nativa são: Petrificado; Pra um Buçalzito no Más; Sou Eu o Gaiteiro; Do Paso ao Rincão da Raia; Tempo Escrito; Até o Fim dos Meus Dias; Um Tango com a Lua; Carta à Querência; Jesus Maria; Se um Dia Eu me For; Um Tal De Cruz Credo; Santo da Gaita; A Los Ojos Del Rancho; Raio Guacho; Pampa e Flor; Quem Sabe na Cruz Sem Nome; Pá Saludar a Mi Pueblo e Muda de Tropilha. Já as suplentes pela ordem 1ª – Meu Sombreiro; 2ª Marcação; As classificadas para a 10ª Sapecada da Serra Catarinense são: São as Luzes dos Teus Olhos; Cincerreada; Num Só Cantar; No Caminho dos Conventos; Linda Morena; De Sobrenome “Barro”; Versos das Lajens; Juca Guasqueiro; Amansando Juntas; Um Canto com Identidade e Querência; O Dia Em Que Mateei Com Deus; Guardião Das Pedras De Cima; Com a Cincha no Osso do Peito e, para finalizar Quem se Despede de um Flete. As suplentes da 10ª Sapecada da Serra Catarinense pela ordem são Parceiro Serrano e Sementes.
Para conferir a lista das canções classificadas com dados dos compositores e ritmos, acesse o site http://www.festadopinhao.com/.

Assaltos culturais prometem encantar comunidade e visitantes
36 “assaltantes” irão surpreender quem estiver em Lages neste primeiro fim de semana
Grupos trajados representando oito etnias (Afros, Poloneses, Italianos, Alemães, Letos, Holandeses, Árabes, Portugueses) irão invadir estabelecimentos comerciais e bancários, entidades, hotéis, restaurantes e ruas de Lages levando um pouco da alegria da Festa. Neste primeiro fim de semana serão 36 pessoas responsáveis por assaltar culturalmente moradores da cidade e visitantes. Como o objetivo é surpreender, “não divulgamos horários e locais, apenas a data”, diz Antônio Arruda, presidente da CCO.
Para quem gostar da pequena mostra cultural dos grupos durante os “assaltos”, poderá conferir posteriormente a apresentação completa no palco do Recanto do Pinhão, na praça central do calçadão, e no Palco Cultural dentro do Parque Conta Dinheiro. A dupla que está conquistando o Brasil A dupla Maria Cecília & Rodolfo se destacou em menos de dois anos de carreira no cenário da música nacional sertaneja. Em 2007, a dupla se apresentava em eventos como congressos da faculdade e violadas. Mostrando talento, simpatia, humildade e disposição, a dupla surpreendeu a todos e em menos de um ano alcançou o sucesso naturalmente.
Meteoro da paixão deve atrair público

Record Luan Santana já chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas aos três anos de idade. Em 2009 lançou o CD com sucessos como “Tô de Cara”; “Meteoro”;” Minha Boca Você não Beija Mais” e “A Louca”.algumas das canções do CD são de autoria de Luan. Assim que o CD ficou pronto, duas músicas começaram a aparecer como as preferidas – “Tô de Cara” e “Meteoro” e com isso ele começa a ser um dos artistas mais executados das rádios do Brasil. Em poucas semanas o vídeo “Meteoro” atinge a marca de 10 milhões de acesso no Youtube.
Assessoria de Comunicação:
Vânia Monteiro – (48) 9966-8285 – vania.monteiro@ibade.org
Adriana Bonin SC 2644JP (48) 9608-5345
Vicente Bunn SC 2633 JP (48) 9998-4000 -– imprensa@ibade.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário