terça-feira, 13 de março de 2012

Procissão do Senhor dos Passos contará com souvenires para fiéis e turistas em Florianópolis

Evento, que é símbolo de fé e história desde 1764 em Florianópolis, é a maior e mais antiga manifestação religiosa de Santa Catarina. Este ano a Procissão do Senhor dos Passos integra o calendário de aniversário da cidade de Florianópolis

Acontece nos dias 24 e 25 de março a 246ª Procissão do Senhor dos Passos de 20112 em Florianópolis, que deverá reunir mais de 35 mil fiéis de todo o estado. Este ano a Procissão integra o calendário de festividades do aniversário de Florianópolis. A mais antiga e maior celebração religiosa de Santa Catarina é tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina.
Há alguns anos são produzidos souvenires para os fiéis, suportes para a vela, medalhinhas, fita do Senhor dos Passos, camisetas, réplicas do Senhor dos Passos em dois tamanhos, e para este ano, além dos já citados, os fiéis e turistas terão duas novidades: canetas e canecas estilizadas. Todos os produtos estarão a venda a partir do dia 17 de março na Capela Menino Deus, no Hospital de Caridade.

A imagem

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. Vestida com túnica de tecido roxo decorado com bordados dourados, que deixa ver os pés. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os cabelos longos verdadeiros. Com semblante verdadeiro, encanta a milhares de devotos que o seguem durante a Procissão.
A população pode conferir em 14 igrejas da Capital imagens fiéis a original do Senhor dos Passos, que podem ser apreciadas na Ilha e parte continental da cidade. As réplicas produzidas no intuito de democratizar ainda mais a devoção, estão expostas nas igrejas da Prainha, Santo Antônio, Agronômica, Saco dos Limões, Trindade, Monte Verde, Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Capoeiras, Coqueiros e na Catedral (centro). O objetivo é que além do período tradicional de celebração que acontece todos os anos na Quaresma, quando a imagem do Senhor dos Passos sai às ruas, curiosos e devotos de todas as idades possam apreciar a imagem em qualquer dia do ano e em demais lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário