domingo, 25 de setembro de 2011

Congresso da Abrajet Nacional - Jornalistas de turismo são recebidos em Paragominas

Um grupo de jornalistas especializados em turismo chegou ao município de Paragominas, região nordeste do Pará , na noite deste sábado (24), para conhecerem de perto a realidade do “Município Verde”.
Os jornalistas que participaram do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo-Abrajet nos dias 22 e 23 de setembro viajaram por 5 horas de Belém até Paragominas, onde foram recepcionados pelo vice prefeito do município, Paulo Tocantins,e pela secretária de cultura, Aparecida Luciano, e pelo ex-prefeito e atual secretário de produção do estado do Pará, Sidney Rosa.
Ao chegarem no “Espaço Cultural” o grupo ouviu uma bela apresentação da Orquestra Municipal “Daniel Nascimento” que tocaram o Calypson com os instrumentos refinados de uma orquestra. Em seguida, houve apresentações de carimbó, coreografia da lenda Tambataja, grupo da terceira idade com a dança “Na Sola da Bota”, Hip Hop. Todos os integrantes das atrações culturais, jovens e crianças são atendidos por programas sociais para famílias de baixa renda.
O vice prefeito, Paulo Tocantins fez um breve histórico da fundação de Paragominas e destacou os aspectos que levaram o município um modelo a ser em todo Brasil. “O nosso município saiu da lista dos 36 municípios que mais desmatavam na Amazônia com um verdadeiro pacto com a sociedade local e as entidades de classe.
Após apresentação de um vídeo institucional, o secretário de Estado Sidney Rosa frisou aos presentes que o modelo de economia sustentável de Paragominas só foi possível com a participação de todos. “Acho que a primeira pergunta a fazer é o que o município arrecada e o que prefeito tem feito com esta arrecadação? Atualmente temos R$ 7 milhões no orçamento e somos modelos no meio ambiente, na saúde e na educação”, disse.
Com um desmatamento zero, Paragominas já plantou 50 milhões de árvores nos últimos três anos e anualmente planta cerca de 5 milhões. “Precisamos sempre buscar o equilíbrio entre produzir e desenvolver”, ressaltou Sidney Rosa. Os jornalistas participam neste domingo (25) de uma intensa programação que inclui visita ao Parque Ambiental , Obras do futuro lago, sitio Colônia do Uraim e em seguida retornam ao hotel Regente Paragominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário