Páginas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Em Bento Gonçalves (RS), 6º Forum Municipal de Turismo, será na próxima segunda (12)

A Secretaria Municipal de Turismo e o Conselho Municipal de Turismo de Bento Gonçalves promovem a 6ª edição do Fórum Municipal de Turismo, no dia 12 de novembro, a partir das 18h30 na sala de Cinema da Casa das Artes. O evento terá o tema "Paisagem Cultural e Turismo", com o palestrante Carlos Fernando de Moura Delphim, arquiteto da paisagem e técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), especializado em paisagens culturais e jardins históricos. A programação inicia às 18h30 com a recepção e credenciamento, abertura oficial às 18h45 e após a palestra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
O Fórum Municipal de turismo tem por objetivo sensibilizar e integrar o trade turístico e a comunidade de Bento Gonçalves em torno da temática e discussões a favor do desenvolvimento do turismo sustentável. O evento foi construído com a proposta de provocar os participantes com novos debates e encontros inusitados, cumprindo, assim, com sua função de promover temas emergentes e inovadores do turismo.
Nesta edição, o Fórum tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC), Bento Convention Bureau, SHRBS Região Uva e Vinho, Secretaria de Cultura e Fundação Casa das Artes, hoteis Dall'Onder Grande Hotel e Villa Michelon.
 
Sobre o palestrante
 
Carlos Fernando de Moura Delphim é arquiteto especializado em paisagens culturais e jardins históricos. Iniciou sua carreira com a restauração do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Trabalha para o órgão federal de preservação do patrimônio cultural no Brasil, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, onde criou a primeira equipe especializada em restauração de jardins e preservação de paisagens culturais no Brasil. Coordenou a área de proteção do IPHAN, responsável pelos bens tombados e pelo patrimônio arqueológico. Foi membro do Conselho Nacional de Meio Ambiente por mais de dez anos, representando o Ministério da Cultura. É autor de projetos de jardins e paisagens e consultor de órgãos públicos e privados sobre questões paisagísticas e culturais em todo o país. É professor convidado em cursos de especialização e mestrado e profere palestras sobre paisagens e patrimônio cultural em várias universidades brasileiras. Tem emitido pareceres para a inclusão de bens naturais na Lista de Patrimônio Mundial da Unesco, inclusive para subsidiar a posição oficial do Brasil junto à Unesco. É Membro-associado do Comitê Brasileiro do ICOMOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário