Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

A boa cozinha alemã na Oktoberfest

Pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Gastronomia da Universidade de Blumenau (FURB) marca presença na Oktoberfest. Um restaurante que aplica técnicas da cozinha alemã, com toques de criatividade. No cardápio, o tradicional marreco, Eisbein, peixe, filé mignon e o Hackepeter – a carne crua temperada. Tudo acompanhado de salada e a mais pedida das sobremesas – o appfelstrudel. Pratos que variam de R$ 20,00 a R$ 32,00. O restaurante da FURB está no Setor 1 da Vila Germânica e é um dos destaques da festa.
A coordenadora do curso, Suzana Wascheck, conta que a equipe é formada por 70 pessoas, entre alunos, ex-alunos e professores, principalmente, e que participar da Oktoberfest é uma excelente oportunidade de divulgar no só o Curso de Gastronomia - que apresenta uma nova leitura da cozinha alemã, mas a universidade como um todo. Só no sábado, dia 13, por exemplo, foram servidas mais de 600 refeições e a expectativa é de sete mil pratos até o final de festa.
Na prática
Na noite de quinta-feira, 18, o cardápio foi variado com marreco recheado com repolho roxo e purê de maçã com molho de graviola, joelho de porco com defumados como costelinha, paio e lombinho, peixe a Baden Baden, filé mignon com cebolas caramelizadas e carne crua temperada.
Além do restaurante no Setor 1, a FURB tem uma barraca no Biergarten, onde serve cachorro quente com salsicha de 20 centímetros e Gulasch no pão, que é a carne cozida com condimentos picantes. Suzana explica que o Curso de Gastronomia da FURB tem mudado o seu perfil. Hoje os alunos são mais jovens e querem se aperfeiçoar. E na Oktoberfest eles podem sentir na prática a receptividade do público, disse.
A 29ª Oktoberfest é uma realização da Prefeitura de Blumenau e do Parque Vila Germânica, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e Funturismo; Bradesco; Sky e Tim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário