Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Turista pode aproveitar Balneário Camboriú durante as 24h do dia






Balneário Camboriú já é conhecida pelas belezas naturais que oferece, mas o turista que aproveitar as férias na cidade além de desfrutar de muitas opções de lazer, tem a liberdade de fazer compras em vários horários, depois da praia ou após a balada, isso porque o comércio trabalha com horário diferenciado até o final da temporada, em março de 2012.
Helder Couto Vieira, secretário executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Camboriú (CDL), afirma que o comércio do município já está funcionando com horário estendido. "Balneário Camboriú é uma cidade com características diferenciadas, é uma cidade 24 horas. No mês de dezembro, o comércio trabalha com horário especial." Ele afirma que isso traz resultado para a economia do município. "É um aumento de 80% a 100% do mês de novembro para dezembro. É a época de faturamento para todos." Ele informa ainda que só existem dois dias em que o comércio é impedido de trabalhar: 25 de dezembro e 1º de maio. Segundo Helder, esse horário flexível do comércio faz parte de um entendimento entre o sindicato laboral e o patronal. "Existe o rodízio, o pagamento de hora extra, banco de folgas, são situações que permitem o empresário explorar o máximo possível esse período. Pode abrir até 24 horas direto, mas tem que ter o acordo com o sindicato", afirma.
Cristina Tereza Santos, turista de Florianópolis, afirma que cidades turísticas como Balneário Camboriú precisam funcionar desta forma. "O comércio tem mais é que fazer isso mesmo, pensar no turista, porque o morador faz compra em horário normal. Onde moro, existem alguns pontos com horários especiais, mas não tão extenso como Balneário. É sempre muito bom encontrar locais abertos até tarde da noite." Regina Eisfeld, moradora de Balneário Camboriú, acredita que é muito importante o horário diferenciado, porque possibilita às pessoas que trabalham em horário comercial realizarem suas compras, como os presentes de Natal. "Nessa época é tudo tão corrido que é muito interessante o comércio oferecer opções diferenciadas de horários." Paulo Ricardo Silva, proprietário de uma lanchonete no centro de Balneário Camboriú, explica que optou por manter o estabelecimento aberto o dia todo para atender melhor o público. "Balneário é considerada o ponto das baladas. Atendemos 24 horas justamente para receber as pessoas que aproveitam a noite da cidade."
Dirce Fistarol, diretora de hospedagem do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol), afirma que é exatamente o horário do comércio que atrai os turistas para a cidade e também os moradores de cidades vizinhas. "Isso é muito importante porque dá vida ao destino. Tem turista que chega ao município às seis, sete horas da noite e quer sair para fazer compras, gosta de fazer comparações. O mais importante é que eles se sintam bem aqui", pontuou. O Secretário de Turismo de Balneário, Carlos Humberto Silva, afirma que isso é uma grande vantagem para os moradores e turistas. "Quem quiser sair de casa de madrugada para ir ao supermercado, tem essa opção. Quem quiser comer algo depois da festa também consegue. É uma cidade diversificada, com muitas opções", qualifica.

Balneário Camboriú ganha grande extensão de ciclovias

O que seria uma solução para os grandes problemas da mobilidade urbana enfrentado por muitas cidades já vem se tornando realidade em Balneário Camboriú. O prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, anunciou que vem sendo implantados 25 km de ciclovias pela cidade.

De acordo com o secretário do Planejamento, Auri Pavoni, a prioridade são as ciclovias da Terceira, Quarta e Quinta Avenida, Avenida do Estado, Avenida Martin Luther, Avenida Normando Tedesco, Avenida das Flores e Marginal. A Avenida Brasil, Avenida Atlântica, o resto da extensão da Avenida Martin Luther e da Quinta Avenida e as outras principais vias da cidade terão as ciclovias instaladas em seguida. “Todas as ciclovias serão interligadas por ciclofaixas e terão paraciclos. Deste modo teremos um espaço completo para nossos ciclistas no novo sistema viário da cidade”, comenta o secretário. As ciclovias são os espaços delimitados no trânsito para o uso de bicicletas, já as ciclofaixas são as faixas ocupadas por bicicletas ao longo da pista para os automóveis. Os paraciclos são os estacionamentos próprios para bicicletas.
Para o prefeito, todos os trabalhos estão sendo voltados para garantir mais segurança aos ciclistas.“Nesta transformação por que passa a cidade temos que atender todos aqueles que utilizam nosso sistema viário, seja ele o pedestre, ciclista, motorista, skatista, usuário de ônibus, entre outros. Com a cidade interligada por ciclovias promoveremos um novo estilo de vida aos nossos cidadãos. É a humanização de Balneário Camboriú o grande motivador deste projeto.”

Assessoria de Imprensa
Texto e fotos: Bruna C.Froehner - estagiária

3 comentários:

  1. Prezado Editor,

    Não temos nada contra usar nossas fotos, pois elas se destinam a demonstrar a realidade.

    Entretanto, a foto da ciclofaixa é de autoria da ACBC, e não da estagiária.

    A foto pode ser vista em https://picasaweb.google.com/117833230600299985372/AvMartinLutherBalnCamboriu#5673522530900548642

    Aproveitamos para solicitar que nos informe um email para que possamos enviar nossas notícias e releases.

    Obrigado,

    André Soares
    ACBC

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo: encontrei seu email para contato.
    Obrigado, André, ACBC

    ResponderExcluir