Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Biguaçu apoia o Turismo Rural

Em 16 hectares de terra na localidade de Santa Catarina, em Biguaçu, o casal Luiz Carlos Lopes Bastos (foto abaixo) e Neuza Terezinha Trevisan Bastos está se preparando para oferecer ao público as belezas da “Cabanha Salgareda”, propriedade/empresa voltada para o turismo rural. Eles criam animais e produzem plantas ornamentais para venda e, em breve, começarão a receber crianças de escolas da Grande Florianópolis para conhecerem um pouco da vida no campo. O projeto é apoiado pela Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer.
Add caption
São trilhas ecológicas com mais de 400 espécies de árvores, todas plantadas pelo casal, que adquiriu a propriedade em 2002, quando vieram de Santa Maria (RS) após a aposentadoria. Segundo Bastos, a intenção inicial era tornar o local habitável e preservar a natureza. “Só tinha pastagem. Fomos modificando aos poucos, sempre melhorando. Queremos trazer crianças aqui para eles aprenderem a plantar. O objetivo é despertar neles a consciência de preservar a natureza e o amor pela cultura e pelos animais”, comentou.
Na Cabanha Salgareda, toda a plantação é orgânica, sem adição de produtos químicos. Com visitas já agendadas, o proprietário da empresa agradece o apoio da Gerência de Turismo da Prefeitura de Biguaçu, que formalizou o projeto para adequar a fazenda para o turismo rural. “A secretaria está nos dando o incentivo, além da parte técnica no projeto pedagógico. Foi fundamental o apoio e fomos muito bem recebidos. Agora estamos fazendo campanha nas escolas e aguardando as visitas”, informou.
Para o Gerente de Turismo de Biguaçu, Vitor Castelli Sampaio de Aguiar, as crianças terão a oportunidade de aprender, na prática, algumas coisas que elas veem em sala de aula, temas como sustentabilidade, biologia, ciência, etc.. Aguiar ainda destaca o apoio da Secretaria no projeto. “Eles vivenciarão esses temas e aprenderão de forma lúdica. O Governo fomenta o desenvolvimento do turismo rural. Auxiliamos na capacitação dos produtores e buscamos apoios de outros setores, além da realização de cursos e viagens”, afirmou. Para conhecer a Cabanha Salgareda, o contato é (48) 3243-8088.

Restaurante de Navegantes concorre no dia 08 ao melhor Prato Feito do Brasil

Falta muito pouco para os apreciadores da boa gastronomia brasileira conheceram o melhor Prato Feito (PF) do país. E entre os cinco finalistas, o Restaurante Aconchego de Navegantes/SC está concorrendo ao título de “O melhor PF do Brasil”, concurso realizado pela empresa Ticket Serviços S/A, de São Paulo. Dia 08 de agosto, a equipe do Restaurante Aconchego estará indo para a Capital Paulista, onde ocorrerá a última fase do concurso. Jurados do concurso farão a degustação e a avaliação técnica dos cinco pratos, para escolher o melhor PF do país. Navegantes é o único prato selecionado da região Sul e concorrerá com os estados de São Paulo. Minas Gerais e Maranhão.
A cidade está concorrendo com o prato “PF Aconchego”, feito à base de arroz, feijão, farofa amarela, salada de legumes, batata frita e picadinho de carne, ao preço de R$ 12,00.
O Restaurante Aconchego – há mais de 4 anos na cidade - fica localizado na Rua Manoel Leopoldo Rocha, 884, próximo ao aeroporto de Navegantes. O PF é servido de segunda a segunda, em horário de almoço. Quem quiser conferir o PF Aconchego é só acessar o site do concurso: www.melhorpf.com.br. “Convidamos a todos a saborear nosso prato. Estamos confiantes em ganhar o primeiro lugar”, falaram os proprietários Russuel Tavares e Marta Tavares, ressaltando que o Restaurante vem recebido inúmeros clientes de fora após a divulgação do concurso na mídia.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Festa do Colono na Fazenda Coelho atraiu grande público no fim de semana em Biguaçu

A Fazenda Coelho, localizada em Três Riachos, interior do município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, foi palco neste fim de semana da 25 Festa do Colono. Shows com artistas locais e nacional, baile e ambiente dotado de completa infraestrutura, além do parque diversões e desfile de tradicionalista fizeram parte da animação de um evento que reverencia àquele que é responsável pela alimentação da população, o colono. A festa foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Biguaçu e, anualmente, é realizada pela comunidade na Igreja da Limeira.
A chegada ao Arraiá da Fazenda Coelho já gerava expectativa para quem gosta de festas populares. (Na foto à direita o proprietário da Fazenda, Seu Maneca Coelho junto com as princesas da festa)Além de desfrutar dos shows e das bailantas, que contou no encerramento com show de Ivonir Machado e os Novos Garotos, quem esteve na Festa do Colono pode degustar comidas típicas como churrasco e galinha assada. Mas, um dos pontos altos da festa foi a visitação ao engenho onde, ainda com tração animal, é feito a farinha de mandioca e o melado, com direito a tomar o “bugio”, tradicional bebida feita com o produto no momento da sua fervência (Na foto, o jornalista Carlos Agne em momento de descontração experimentando a arte de fazer o melado). Também os apreciadores da famosa cachaça pode ver de perto a fabricação no alambique instalado no local e sorver a bebida assim que fabricada (Na foto  à direita, o mestre de artes marciais, Jurandir Hasse, experimentando a cachaça pura fabricada na fazenda).
Foi, na verdade, uma festa bem organizada e que atraiu centenas de pessoas a um local bucólico onde o verde dos campos se mixam com o azul do céu e o canto dos pássaros, proporcionando alegria
e bem estar aos visitantes.
O empresário Saulo Meira, acompanhado de sua esposa, enfermeira Cláudia (Na foto ao lado, junto a barraca de produtos coloniais), visitam anualmente a festa e avaliam que, a cada ano, é melhor organizada e proporciona  bem estar a quem visita. "É um momento de diversão, descontração onde podemos assistir shows, ver o trabalho do colono como faz a farinha, o melado, a cachaça. Enfim, é uma festa da comunidade e das famílias", observa a enfermeira Cláudia do Meira.

A Fazenda Coelho

Contando com quiosque, clube com restaurante, palco e pista de dança, duas piscinas e amplo espaço para atividades de lazer, a Fazenda Coelho mantém uma decoração colonial e um espírito de simplicidade que agrada a todos os públicos. O Casarão Colonial, na entrada do empreendimento, é um dos melhores lugares para almoços, festas de aniversário ou encontro de empresas e em seu interior, um vão único abre espaço para as mesas e cadeiras ao lado de uma cozinha aberta, com fogão a lenha e churrasqueira. Quatro quartos e dois banheiros garantem o maior conforto e o destaque na cozinha fica por conta do sistema de água aquecida com o calor do fogão. Ideal para eventos com até 200 pessoas.

Fazenda Coelho

Fones:  (48) 3244 8923 - (48) 3292 8024 - (48) 9953 5252

Estrada geral de Três Riachos (próximo à Igreja da Limeira), Biguaçu (SC).

domingo, 29 de julho de 2012

Casal de fotógrafos catarinense realizarão uma viagem de 700 dias pelas Américas

A dupla sairá de Florianópolis com destino ao Ushuaia, no extremo sul da Argentina, e depois segue para o lado oposto: Alasca, na América do Norte.

O casal de fotógrafos Walfredo Kumm Filho e Luciene Bittencourt Kumm vai iniciar no dia 12 de agosto uma viagem de 700 dias para atravessar de carro as Américas do Sul, Central e do Norte. A expedição vai passar por cerca de 1.400 cidades em 18 países.
O projeto batizado de “Vivenciando as três Américas” tem o objetivo de fotografar a fauna, a flora, as pessoas e as diferenças e semelhanças culturais da região. Outro objetivo da aventura vai ser mostrar o futebol pelos países do caminho, já que o retorno está previsto para o dia 13 de julho de 2014, no Rio de Janeiro – data da final da Copa do Mundo do Brasil, no Maracanã.Tanto Walfredo quanto Luciene são graduados em Turismo e pós-graduados em Fotografia. Residentes no bairro Coqueiros, os dois possuem vasta experiência em viagens dessa natureza, já tendo participado de mais de 10 projetos semelhantes, porém, nenhum tão grandioso (ver quadro abaixo).
A última viagem do casal aconteceu no ano passado, quando passou pelo Pantanal brasileiro e argentino. O sonho de atravessar todo o continente Americano nasceu em 1999 e somente agora será realizado. Na bagagem, o casal leva câmeras fotográficas, lentes de diversos tamanhos, computadores e muita coragem e disposição. No retorno, além das fotos, esperam trazer muitas histórias dessa grande aventura.

PROJETO “VIVENCIANDO AS TRÊS AMÉRICAS”

QUEM SÃO:

Luciene Bittencourt Kumm - Natural de Florianópolis/SC, 51 anos, graduada em Turismo e Jornalismo, pós-graduada em Fotografia. Empresária há 25 anos.

Walfredo Kumm Filho - Natural de Bom Retiro/SC, 54 anos, graduado em Turismo, Pós-graduado em Fotografia. Funcionário público há 30 anos e empresário há 25.

EXPEDIÇÕES REALIZADAS:
  • 1999 – Expedição Triângulo nos USA - Miami – Chicago, voltando pelo rio Mississipi.
  • 2002 – De frente com o frio – Lado leste/norte americano e canadense.
  • 2003 – Highway 01 Califórnia e desertos de Nevada.
  • 2004 – Expedição Caminho dos Ventos. Florianópolis – Ruta 40 (Argentina) – Ushuaia, retornando pela Ruta 3.
  • 2005 – Expedição Deserto do Atacama juntamente com o norte da Argentina.
  • 2006 – Expedição Estrada Real – Florianópolis – Parati – São João Del Rei – Tiradentes - Diamantina – Belo Horizonte.
  • 2008 – Expedição Costa Oeste Americana – Vancouver - Tijuana (México).
  • 2008 – Expedição Montanhas Canadense – Vancouver até Jasper Nacional Park Canadá.
  • 2009 – Expedição Água e Vida - Florianópolis – San Martin de los Andes (Argentina) – Chiloé – Villa O’Higgins – Torre Del Pane – Ushuaia.
  • 2010 – Expedição Brasil Central – Florianópolis –Chapada dos Veadeiros – Chapada da Diamantina – litoral brasileiro da Bahia até Florianópolis.
  • 2011 – Expedição Pantanal Brasileiro e Pantanal Argentino.
O ROTEIRO:

700 dias viajando por:
· 18 países;
· Mais de 1.400 cidades;
· 19 estados brasileiros;
· 41 estados americanos;
· 7 estados canadenses ;

SITE DA EXPEDIÇÃO:
http://www.familiakumm.com.br/
BLOG PARA CONTAR A HISTÓRIA:
http://adventureephotos.blogspot.com.br/

(Fonte: www.portaldailha.com.br)

Blogueiros divulgam Brasil em Londres

Em iniciativa inédita, ministro Gastão Vieira aproveita visita oficial aos Jogos Olímpicos de Londres para fortalecer a divulgação do Brasil na internet

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, promoveu um encontro com blogueiros de turismo em Londres. Realizado no hotel The Ritz, o evento reuniu brasileiros especialistas em ferramentas online. Os participantes foram convidados a entrar em defesa do turismo brasileiro, ampliando a divulgação dos destinos nacionais na mídia digital. As ações do Ministério do Turismo para vencer os entraves estruturais para o desenvolvimento do setor também entraram em pauta. Internautas puderam encaminhar perguntas online para o ministro.
As mãos ágeis nos teclados dos telefones de última geração indicavam que os blogueiros transmitiam simultaneamente o bate-papo por meio da internet. Os olhos atentos reforçavam o interesse pelo tema. Após um discurso inicial de Gastão Vieira sobre a importância das novas mídias na exposição dos destinos e a presença do MTur nas redes sociais, os blogueiros viram o vídeo da nova campanha de promoção internacional feito pelo MTur, por meio da Embratur. "O foco que queremos dar é o turista. Temos de prestigiar os nossos visitantes", afirmou Vieira. O aumento da competitividade dos destinos brasileiros entrou na discussão. "Temos trabalhado para melhorar a infraestrutura turística, qualificar a mão de obra e reduzir custos para o consumidor final, por meio da desoneração da cadeia produtiva do setor", explicou.
Responsável pelo blog drieverywhere.net, a economista Adriana Miller, brasileira, que mora em Londres há oito anos, sustentou que o trabalho dos blogueiros é fundamental porque para construir a credibilidade de um assunto junto a leitores habituais. "Existem blogueiros que eu sei que têm o mesmo gosto que eu e, por isso, eu sigo as dicas deles. Acredito muito nas informações desses canais", comentou. Ao final, os participantes se comprometeram a somar esforços para divulgar os destinos brasileiros.

Secretário executivo aponta desafios e oportunidades do turismo

Valdir Simão aponta diretrizes de trabalho para o que setor mantenha o crescimento registrado nos últimos anos

Qualificar e certificar a mão de obra, os serviços e os destinos turísticos é um dos principais desafios a serem enfrentados para que o Brasil se posicione entre as principais economias de turismo do mundo. A afirmação é do secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, que participou na sexta-feira (27) da plenária sobre desenvolvimento econômico no 54º Conotel – Congresso Nacional de Hotéis, evento que está sendo realizado em São Paulo.
Simão destacou também a importância de se integrar as ações governamentais de promoção da marca Brasil. Ele deu um panorama dos entraves, desafios e oportunidades
que se colocam no caminho do desenvolvimento sustentável da atividade turística no país. Apontou a crise internacional, que tem impacto na entrada de turistas internacionais e divisas no país, como um limitador. Mas reforçou a aposta no mercado interno, no aumento da oferta de crédito e nas recentes medidas de desoneração tributária como armas para manter os indicadores de crescimento do setor. Ao falar das oportunidades, Valdir Simão apontou a realização dos grandes eventos esportivos para um salto de qualidade na infraestrutura dos destinos e na qualificação de mão de obra. “O volume de recursos que o governo está investindo em aeroportos, mobilidade urbana e em qualificação é inédito, o momento é de se criar condições para que tenhamos trabalhadores cada vez mais bem treinados e que façam carreira na atividade turística”, afirmou.

Opções de atendimento

O Ministério do Turismo, no seu papel de articulador, segundo o secretário executivo, está discutindo com outras áreas ações para atender as demandas do setor. A pasta está debatendo com o Ministério do Trabalho a formatação de programas de viagens voltados para o trabalhador. Com entidades civis, o MTur o tema é a customização de pacotes para o público da terceira idade, aproveitando a experiência “exitosa” do programa ´Viaja Mais Melhor Idade´.  Na área econômica, além da continuidade da pauta da desoneração,  novas ideias estão em discussão. Uma delas é implementar Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) do setor de serviços, áreas delimitadas nas quais as empresas instaladas tenham toda a cadeia beneficiada com a redução de tributos.
A Hotelaria Que Queremos Para o Brasil é o tema do 54º Congresso Nacional de Hotéis (Contotel), que termina neste sábado. Valdir Simão participou do painel ´Brasil Como Ambiente Macroeconômico para Aceleração do Turismo´, juntamente com o diretor do Ministério da Indústria e do Comércio (MDIC), Maurício do Val, e o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Enrico Fermi.

sábado, 28 de julho de 2012

São Francisco do Sul (SC) é caminho dos melhores surfistas da nova geração

Em agosto a cidade recebe duas grandes competições para categorias com menos de 20 anos de idade.
A bela e histórica cidade de São Francisco do Sul (SC), está pronta para receber em agosto, as principais estrelas da nova geração do surfe brasileiro e sul-americano para as disputas em duas grandes competições na Praia da Saudade, “Prainha” como é mais conhecida, cenário de importantes competições do litoral norte catarinense.
A primeira competição é a segunda seletiva brasileira do Quiksilver King of the Groms que acontece na próxima semana, durante os dias 04 e 05 de agosto. O campeonato reúne a elite da nova geração, com idade até 16 anos, e define o segundo surfista que representará o país na decisão do título mundial do evento, que acontece em setembro, na França, título esse já conquistado pelo surfista local da Prainha, o catarinense Yan Daberkow, em 2011. Quem carimbou o passaporte para a França na primeira seletiva do Quiksilver King of the Groms realizada em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, foi o paulista Victor Bernardo.
A segunda competição é o Hurley Pro Junior 2012, que está na sua terceira edição em São Francisco do Sul, e é válido pela segunda seletiva sul-americana da ASP que classifica para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP, que em 2011 teve como grande campeão, o Paulista Caio Ibelli. O Circuito Mundial Pro Junior da ASP começa em outubro em Bali, na Indonésia, depois passa pelo Brasil em Novembro e finaliza na Austrália em janeiro de 2013.
As quatro seletivas sul-americanas deste ano, classificam quatro atletas para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP na categoria Masculina, além dos dois melhores surfistas Sub-20 no ranking mundial unificado da ASP como convidados, e na categoria Feminina duas vagas para representar o Brasil. Largaram na frente na corrida pelas vagas o paulista Geovane Ferreira e a paranaense Jéssica Bianca com a vitória no Mormaii Pro Junior 2012 realizado na Praia da Vila.
As inscrições para o Quiksilver King of the Groms 2012 são limitadas e devem ser feitas até o dia 02 de agosto, através de depósito bancário no Banco do Brasil, Agência 5201-9, Conta Corrente 844759-4 no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), o favorecido é Federação Catarinense de Surf, e o comprovante de depósito deve ser enviado para a Fecasurf no fax (48)3025-1880 para a confirmação da inscrição, e as inscrições para o Hurley Pro Junior 2012 podem ser feitas até o dia 12/07 através do site da ASP South America – www.aspsouthamerica.com.br. Não haverá inscrições na praia para ambos os eventos.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Feira de Oportunidades abre espaço para atrações musicais e grupos folclóricos em Jaraguá do Sul

Sempre buscando ressaltar talentos da região, Jaraguá do Sul terá um final de semana com programação eclética
Com o objetivo de prestigiar artistas locais e entreter expositores e visitantes, a Feira de Oportunidades Viacredi, em todas as suas edições, apresenta diversas atrações regionais, como grupos folclóricos e boa música.  Em Jaraguá, no final de semana dos dias 04 e 05 de agosto, não será diferente.
No sábado, as apresentações serão abertas pelo Grupo de Dança SCAR, às 15h10min, seguidos do Grupo de Dança Juvenil Escola Lilia Ayroso Oechsler, às 15h50min.  Mais tarde, além do Grupo Folclórico Regenwalde Tanzgruppe, categoria master, composto por casais, os presentes poderão acompanhar a Orquestra de Cordas Pequenos Vencedores, com trinta integrantes, entre 6 e 32 anos.
Alan Marcilio,coordenador de grupos folclóricos infantil e mirim, destaca a importância da Feira de Oportunidades: “Vários conhecidos falam muito bem da Feira. Sabemos que ela gera grandes oportunidades aos cooperados, que podem expor seu trabalho, e também proporcionam espaço artístico para grupos como nós”.
Para animar o almoço de domingo, às 12h, sobe ao palco a Escola de Música Harmonia, seguido da apresentação musical de Waldemar Mass no Bandoneon. Às 15h30min, a atração nacional, Leonan Freli. O gaiteiro infantil, com apenas 7 anos, já fez vários shows junto com o Michel Teló, inclusive, na apresentação que rendeu gravação do DVD “Na Balada”. Com um repertório musical diversificado, a Banda Farenight, formada em 2007, encerra os dois dias de Feira, no sábado, às 22h, e no domingo, às 18h30min.

Turismoprepara curso para ambulantes do verão em Balneário Camboriú

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará disponibilizando, a partir de agosto, as incrições para o curso de Turismo e Qualidade no Atendimento, que tem como objetivo qualificar aproximadamente 1,5 mil comerciantes da temporada – principalmente os ambulantes da orla, em Balneário Camboriú. O curso é uma exigência para a obtenção do alvará anual para ambulantes, junto à Secretaria da Fazenda do município.
A qualificação ofecerá aulas em quatro disciplinas:Histórico de Balneário Camboriú, Qualidade no Atendimento ao Turista, Turismo e ainda Higiene e Manipulação de Alimentos, que será orientada por técnicos do departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Saneamento municipal. Serão dois dias de aulas para cinco turmas, divididas entre os meses de agosto e dezembro deste ano, sendo uma turma ao mês. As primeiras aulas serão no final do mês de agosto. Os documentos necessários para a incrição são CPF, identidade e serão solicitados ainda o nome completo, telefone e endereço do interessado. Vale lembrar que as incrições serão feitas apenas na Secretaria de Turismo, que fica na rua 2950, 771, ao lado da Celesc, entre 13h30 e 18h, e não aceitas por telefone. O local das aulas definido pelo departamento de Planejamento da Sectur, responsável pelo aprimoramento, é o Colégio Vereador Santa, no centro da cidade.

4ª edição do Bento em Vindima já tem data definida

 A 4ª edição do Bento em Vindima já tem data definida. O evento, que tem como objetivo celebrar a colheita da uva, fruto que dá origem à identidade turística do município, o vinho, ocorre de 11 de janeiro a 17 de março de 2013.
Na programação, além das tradicionais atrações, como concurso Prato da Vindima, Rústica no Vale dos Vinhedos, Jantar sob as Estrelas, Ciclo de Cinema, Fotografando a Vindima, cursos de degustação e apresentações culturais, está a promoção do “Compras sob as Estrelas”, quando o comércio da rua Herny Hugo Dreher e iediações deverá estar aberto, a noite, com programação diferenciada e promoções.

Começa em Jaraguá do Sul o Campeonato Catarinense de Amazonas

A Sociedade Hípica Jaraguá, sedia, a partir de hoje (27) até 29 de julho, o Campeonato Catarinense de Amazonas, organizado pela Federação Catarinense de Hipismo. As competições iniciam às 9h, com as provas da categoria escola para iniciantes, com altura de 60cm, e vão evoluindo durante o dia até a prova principal na altura de 1,30m, onde as principais amazonas do Estado buscam o título Catarinense de Amazonas.
São esperados aproximadamente 80 amazonas das cidades de Blumenau, Joinville, Camboriú, Brusque e Florianópolis. “Todos aqueles que gostarem de assistir a um belo espetáculo esportivo devem prestigiar o evento, esse ano contando com um charme a mais por se tratar de um campeonato exclusivo para atletas femininas, as chamadas amazonas”, comentou a presidente da Sociedade Hípica Jaraguá, Pauline Menegotti Horn.

Curso de artesanato alemão Drechslerei será oferecido em agosto em Pomerode

A partir de agosto, a comunidade pomerodense terá acesso às oficinas do projeto “Arte em Madeira”, voltado para a difusão do artesanato alemão Drechslerei. Nesta técnica, a madeira é torneada em um torno específico, para depois receber um fino acabamento em tinta. É principalmente utilizada para criar personagens de presépios, bonecos "quebra-nozes", entre outros.
Pioneiro no Brasil, o projeto terá aulas ministradas pela artesã Sandra Prochnow Greuel, que se especializou em Drechslerei no ano de 2009, na cidade de Erzgebirge, na Alemanha. As aulas serão realizadas em um dos prédios recém-restaurados do complexo do Centro Cultural de Pomerode. O espaço está sendo equipado com máquinario exclusivo, incluindo dois tornos grandes e dois pequenos, além de outros equipamentos e ferramentas especiais para a prática da tornearia.
A aprendizado será voltado à fabricação de bonecos quebra-nozes, incensários (Räuchermänner) e Pirâmides de Natal. O conteúdo didático, também previsto, vai englobar a história mundial da tornearia, a tornearia na Alemanha e noções de marcenaria básica. Uma mostra sobre o projeto, apresentando os conteúdos do curso, será realizada no dia 1º de agosto, às 19h, no Auditório da Prefeitura Municipal. Os interessados poderão realizar inscrição no local.
 
Inscrições e mensalidade
A idade mínima para participação é de 12 anos. Com duração de quatro meses, o curso está programado para iniciar em 13 de agosto, com opções de aulas nos períodos matutino, vesperino ou noturno. As mensalidades, sem taxa de matrícula, variam de R$ 50,00 (duas aulas por semana) a R$ 30,00 (uma aula por semana). Os valores serão revertidos para a compra de equipamentos para a oficina de tornearia, tais como lixas, ferramentas, material didático, conservação do maquinário e equipamentos de proteção individual.
Oficinas projeto "Arte em Madeira"
Início das aulas: 13 de agosto (manhã, tarde e noite)
Local: Centro Cultural de Pomerode (Rua Hermann Weege, 111 - Centro)
Tempo de duração: quatro meses
Mensalidade: duas aulas por semana – R$ 50,00 / uma aula por semana – R$ 30,00 (sem taxa de matrícula). Foto: Ivone Lemke

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ABIH/SC - Associação Brasileira de Indústria de Hotéis/Santa Catarina

Informativo Abih-SC 602
Brasil lança campanha promocional no exterior 
Com a presença da presidente Dilma Roussef, foi lançada ontem (25), em Londres, a nova campanha mundial de promoção do turismo brasileiro. O filme “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida” foi exibido a autoridades, jornalistas e lideranças do trade. A campanha convida o visitante a conhecer o Brasil, enfatizando a hospitalidade do povo e o país como cenário ideal para que os turistas se encontrem e compartilhem experiências. A meta é atingir mais de 100 países. Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República.
CONOTEL começa nesta quinta (26)
Inicia nesta quinta-feira (26) e segue até sábado (28), em São Paulo, o 54° Congresso  Nacional de Hotéis (CONOTEL), tendo como temacentral “A Hotelaria Que  Queremos para o Brasil”.  O evento, promovido pela ABIH Nacional, visa promover a integração  do setor e a reflexão sobre os rumos do segmento, suas relações com o mercado e  os negócios da hotelaria e turismo. Contatos/Inscrições: conotel@rhamann.com.br / http://www.conotel.com.br/conotel/

Missão empresarial à Equipotel
Atendendo a solicitação da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), a ABIH-SC está apoiando a Missão Empresarial Equipotel 2012. A mostra que acontece de 10 a 13/09, em São Paulo é a maior feira de hotelaria e gastronomia da América Latina. Mais informações com Mayana: (48) 3224-3627 ou educação@acif.org.br;
ABIH-SC participa da AVIRRP
Visando divulgar o destino Santa Catarina e os hotéis  associados, a ABIH-SC, participará nos  dias de 16 e 17/08, em Ribeirão Preto, SP, da 16ª edição da feira da Associação  das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP). A entidade vai  participar no stand da SANTUR, fazendo a distribuição do Guia de Hotéis de Santa  Catarina para os agentes de viagens.

Bombinhas concorre a melhor praia
O balneário de Bombinhas está entre os cinco finalistas do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo”, categoria melhor praia do Brasil. É o 8º ano que o balneário da Costa Esmeralda chega à final do prêmio, tendo ficado em 2011, em 4º lugar. Este ano, concorre com as praias de Baía do Sancho (Fernando de Noronha, PE), Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE) e Praia da Pipa (RN).

Pousada Vila do Farol também está no páreo
A Pousada Vila do Farol, de Bombinhas, associada da ABIH-SC e do Costa Esmeralda C&V Bureau, também está entre os finalistas. O empreendimento disputa na categoria de melhor pousada de praia, concorrendo com a Pousada do Toque (São Miguel dos Milagres - AL), Pousada Zé Maria (Fernando de Noronha - PE), Tabapitanga (Porto de Galinhas - PE) e Toca da Coruja (Praia da Pipa - RN).

Plaza Caldas da Imperatriz é finalista
O Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, de Santo Amaro da imperatriz, também é finalista do prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013” categoria resort de campo. Confira os finalistas no site: www.viajeaqui.com.br/ Para votar no 2º turno da eleição, o leitor deve comprar a edição 201 da revista Viagem e Turismo e cadastrar o código do cupom encartado na publicação no site: www.omelhordevt.com.br/ Os vencedores serão conhecidos dia 25/10.

Santa Catarina, melhor destino

Santa Catarina também volta a ser destaque no Prêmio “O Melhor de Viagem 2012/2013”. Em 2011, o estado conquistou seu quinto prêmio consecutivo na categoria principal como “Melhor destino turístico do Brasil”. Este ano, concorre com os estados da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Contribuição aos conventions bureaux



A ABIH-SC está realizando um levantamento para identificar o valor das contribuições de seus associados aos conventions bureaux de Santa Catarina. Para isso solicita a todos os empreendimentos hoteleiros associados de Santa Catarina que informem o valor de suas contribuições anuais a essas entidades.

Jardim Secreto de Beto Carrero é apresentado à imprensa

Foi apresentada na quarta-feira (25) mais uma bela área temática do Zoo de Beto Carrero World, o Jardim Secreto. Durante a manhã foi oferecido um café para receber a imprensa que conheceu em primeira mão os leões brancos, únicos exemplares no Brasil. Além destes felinos, no Jardim Secreto estão também um tigre branco e duas chimpanzés.
A partir de agora os visitantes poderão ver de perto, através de um vidro, as três fêmeas, Kenya, Zayra e Zâmbia, e o macho imponente, porém brincalhão, Mafunnyane, carinhosamente apelidado de Mafu. O quarteto veio de um criadouro da Africa do Sul no final do ano passado e passavam por uma fase de adaptação no próprio local.
O ambiente onde estas três espécies se encontram já existia, e já se chamava Jardim Secreto, por ser frequentado apenas pelo próprio Beto Carrero e os tratadores dos animais que ali viveram. “Quando o Beto estava muito cansado, precisando recarregar as energias, ele se refugiava aqui neste local pra ficar em contato com os animais que aqui moravam”, explica a bióloga e coordenadora do Zoo, Kátia Cassaro.
A estrutura
Foram necessários dois meses para que a estrutura do Jardim Secreto fosse repaginada e se tornasse acessível ao público. De acordo com a Gerente de Obras do Parque, Claudete Cando, houve todo um cuidado para não interferir na natureza do local. “Queríamos que o visitante pudesse circular em meio a natureza até chegar no Jardim Secreto, mas sem interferir ou prejudicar o meio ambiente”, explica a arquiteta.
Entre os materiais utilizados para dar o clima selvagem ao local, eucaliptos, madeira, e muito cipó fazem parte do cenário. Já as paredes que dão total visibilidade ao recinto dos animais, são feitas de vidro específicos para zoológicos, temperado e laminado, com alta resistência mecãnica.
Leões Brancos
Ao contrário do que algumas pessoas pensam esta espécie não é albina, somente apresentam os pelos brancos. Eles são chamados de “leucisticos” e possuem melanina, o que os tornam mais raros ainda. “Acredita-se que sua sobrevivência na natureza foi comprometida devido a coloração clara que os impede de se misturarem à vegetação, chamando assim a atenção dos predadores”, explica Kátia.
Em cativeiro, sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez.
Antigamente os povos da África do Sul acreditavam que esta espécie era relacionada à prosperidade e à abundância e sua aparição era considerada um presente divino. Lendas contam que sua cor branca era um sinal da benevolência que deveria existir dentro de todos os seres vivos.
Os exemplares que estão no Zoo de Beto Carrero World foram escolhido um a um, tendo o cuidado para que não tivessem nenhum grau de parentesco, a fim de procriar e manter a espécie, que está em extinção. O cruzamento só deverá ser feito a partir de dois anos e meio de idade dos animais.
A Viagem
As feras vieram de um criadouro chamado Mafunnyane Farm, da cidade de Brits, África do Sul. No local existem várias outras espécies em extinção. A viagem até o Brasil durou 12 horas e apesar de cansados os leões suportaram satisfatoriamente o trajeto. “Os animais viajaram acordados, pois sedação não é prática recomendada”, conta Katia.
Feitas de madeira e com tela para ventilação suficiente, as caixas para o transporte de qualquer espécie de animal silvestre, além de serem construídas de maneira adequada para garantir privacidade aos animais, devem seguir as normas da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Confira o vídeo da chegada dos leões brancos ao Parque:

Pedra Branca sedia 2º Festival de Escalada e Montanhismo na Grande Florianópolis

Evento cultural e esportivo inicia neste sábado (28) e explora práticas de sustentabilidade até 5 de agosto


Os amantes dos esportes radicais e adeptos de atividades com adrenalina têm encontro marcado a partir deste sábado (28), na Cidade Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis.  Até o próximo dia 5 de agosto, as montanhas locais serão palco do 2º Festival de Escalada e Montanhismo Pedra Branca. Praticantes profissionais e amadores testarão seus limites em paredes rochosas de 130 metros de altura e terão como desafio descobrir rotas de escaladas no morro que dá nome ao bairro. Será uma semana com competições esportivas para os atletas e atividades gratuitas como Tai-chi, slackline, parede de escalada, rappel, caminhadas guiadas para a comunidade. Além disso, serão realizadas palestras, oficinas e exposição fotográficas durante o evento. “A proposta é despertar o interesse pela preservação do meio ambiente com práticas sustentáveis” explica Marius Bagnati, coordenador do evento. Segundo ele, a expectativa é atrair mais de 300 pessoas para a Cidade Pedra Branca. Paralelo ao festival, os organizadores realizam ações de conscientização ambiental como  coleta de lixo. “Diversos trabalhos têm sido realizados pelos escaladores para conter a degradação do local. Nosso intuito é reforçar o apelo para que seja criado o Parque Natural Pedra Branca dando mais garantias quanto à preservação do local”, destaca Bagnatti.
Destaques - A programação divide-se entre o Showroom Sustentável Pedra Branca, em frente à Unisul, e o morro que batiza o bairro em Palhoça. Neste fim de semana, dias 28 e 29 de julho, serão realizadas caminhadas, o campeonato de escaladas, slackline, aulas de Tai-chi, exposição fotográfica sobre os 100 anos de montanhismo no Brasil e palestra com o alpinista Irivan Burda, que tem no currículo escaladas no Paquistão, Everest e na Patagônia. No domingo (29), uma das atrações será o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento que fará uma simulação de resgate em altura no Morro da Pedra Branca.
Na segunda semana, de 30 de julho a 5 de agosto, a programação será mais voltada aos atletas, com o campeonato de escalada e a conquista de uma nova rota, no maciço da Pedra Branca. No Showroom haverá palestras sobre a evolução do relevo de Santa Catarina e Peabiru, caminho percorrido pelos indígenas que cruzaram a América do Sul transversalmente – do Atlântico ao Pacífico numa extensão de aproximadamente quatro mil quilômetros a pé. Para o encerramento serão apresentados slides com escaladas no estado. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site ou endereço: www.vivapedrabranca.com.br.

Programação completa:

Primeira Semana:
27/7 (sexta-feira)
13h: Caminhada Pedra Branca – Conquiste seu Everest
16h: Grafite paredes da escalada com tema sustentabilidade
Local: Showroom da Sustentabilidade
28/7 (sábado)
9h: Campeonato Escoteiros
10h: Tai-chi
18h: Inauguração exposição 100 anos de montanhismo no Brasil
19h: Palestra Irivan  Burda  -  Escaladas  da  Trango Contenção de processos erosivos Tower, passando pelo Everest e indo até o Fitz Roy.
Local: Showroom da Sustentabilidade
29/7 (domingo)
9h: Caminhado do Maciço Pedra Branca
10h: Tai-chi
8h: Escalada guiada para escaladores
9h: Caminhadas guiadas (maciço Pedra Branca)
Plantio de mudas nativa no maciço
Paredes de escaladas aberta ao público ( Showroom)
16h: Atividade GVBS (Grupo Voluntário de Busca e Salvamento)
Simulado de Resgate em Altura
Local: Morro da Pedra Branca
Segunda Semana:
30 de Julho à 03 de Agosto  (Segunda a Sexta feira)
Rock Master Invitational - Desafio de escalada (Para Atletas, no Maciço Pedra Branca)
Conquista de uma nova rota de escalada( Para escaladores, no Maciço da Pedra Branca )
Caminhadas com grupos fechados (saída Show Room, para o Maciço P.B.)
Educação Física das escolas na (parede de escalada Show Room)
Simulado de auto resgate (Voluntários GVBS no Maciço da Pedra Branca)
04/8- Sábado (Local: Show Room Pedra Branca)
9 à 18h:Pedra Branca Open de Escalada (para atletas)
18h: Palestra Evolução do relevo de Santa Catarina
18h: Palestra Peabiru, um caminho indígena do Maciambú aos Andes
19:10h: Slide show Escaladas em Santa Catarina
05/08 - Domingo (Local: Show Room Pedra Branca)
9 à 16h Pedra Branca Open de Escalada  (para atletas)
16h30: Premiação e encerramento

TEDESCO MARINA CONFIRMA DATA DO FESTIVAL NÁUTICO 2012

O Festival Náutico Tedesco Marina - um dos principais eventos do setor no Brasil - acontece nos dias 6 a 9 de setembro de 2012, na badalada Balneário Camboriú (SC). Pelo 5º ano consecutivo, a Tedesco Marina Garden Plaza abre suas portas para apresentar os melhores lançamentos e oportunidades do setor náutico para todos os gostos e bolsos, além de concessionárias, construtoras, produtos e serviços de marcas renomadas. Com programação diversificada que inclui Rally Náutico, provas para Arrais e Mestre Amador, Salão de Novos e Seminovos, show nacional e sunsets animados, entre outras atrações e novidades, o evento comemora em grande estilo o 5º aniversário da conceituada Tedesco Marina.
Assim como nas outras edições, a YachtBrasil mantém parceria com o Festival Náutico e é patrocinador master deste mega evento.  Em 2011, cerca de 10 mil visitantes marcaram presença no Festival Náutico, movimentando cerca de R$ 30 milhões em negócios.

Serviço:

O que: Festival Náutico Tedesco Marina 2012.
Quando: 6 a 9 de setembro de 2012, das 10h às 20h.
Onde: Tedesco Marina Garden Plaza (Avenida Normando Tedesco, 1350, Centro. Balneário Camboriú/SC).
Entrada: R$ 15.
Informações adicionais podem ser obtidas com o Gerente Comercial
Gustavo Bauer, pelo fone (47) 3361-1420 ou comercial@tedescomarina.com.br.