domingo, 31 de março de 2013

Feliz Páscoa!

O
NOSSO JORNAL SC deseja
a todos os amigos,
leitores e parceiros uma
Feliz Páscoa!

Turistas que visitam Piratuba contam com pessoas capacitadas para atender

Treinamento reuniu profissionais da área

Na teoria e na prática. Assim foi a capacitação que a Secretaria de Turismo de Piratuba disponibilizou para profissionais da área que atuam no município. Recepcionistas, garçons, guias de turismo e recreacionistas participaram do curso realizado no início da semana.  A parte teórica foi realizada na noite da última segunda-feira, 25, ministrada por uma professora do SENAC, especialista em Turismo e Hotelaria. Já na terça-feira, durante o dia todo, os participantes foram a campo e conheceram vários atrativos turísticos do interior. “Muitos já conheciam estes locais, mas queremos criar rotas específicas para estes pontos e para isso temos que mostrar e dar todas as informações de cada atrativo para o nosso pessoal, para que possam passar para os turistas”, explica o secretário de Turismo de Piratuba, Adélio Spanholi. “Temos em Piratuba atrativos já consolidados, como o Parque Termal, Rota do Engenho, o passeio de Maria Fumaça, o da Usina Machadinho, mas nosso potencial turístico permite criarmos mais alternativas, estas no meio rural, por exemplo, e  estamos investindo na capacitação dos profissionais primeiro, pois é por eles que passam milhares de turistas todo ano”, comenta. 
A capacitação contou com visita a uma cascata, um parque ecológico, hotel fazenda, um cemitério histórico, o portal turístico, um pesque e pague, uma igreja construída na metade do século passado e o Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável. Em cada local os participantes conheceram detalhes e as formas para explorá-los turisticamente. “São atrativos que podem ser explorados, o turista quando vem pra Piratuba busca mais opções e nós temos o que mostrar, por isso é importante saber de tudo e esta capacitação foi fundamental. Investir em quem trabalha na área é investir no turismo”, avalia Elias Jung, que trabalha em um hotel no município.  Para a guia de turismo, Cassiana de Aguiar, que atua em uma agência, o curso trará bons resultados. “Com certeza estaremos atendendo ainda melhor nossos visitantes, com mais opções e mais informações. Estamos todos os dias em contato com os turistas e eles querem saber de tudo, querem detalhes. Se temos a informação completa eles saem satisfeitos”, conta. 
De acordo com a Secretaria de Turismo, mais um curso será disponibilizado. Uma parceria com o SENAC de Concórdia vai permitir a capacitação de “Agentes de Informações Turísticas”. Os piratubenses que atuam na área poderão participar do curso gratuitamente.

sábado, 30 de março de 2013

Definida a programação do V Fórum Catarinense de Turismo e I Encontro Regional Sul da Abrajet

Evento acontece em Bombinhas, de 11 a 14 de abril, e reúne trade da região e jornalistas especializados em Turismo de Sul do País

De 11 a 14 de abril próximo, acontece em Bombinhas (SC) o V Fórum do Turismo da Abrajet/SC e I Encontro Regional Sul da Abrajet/BR e a programação já foi definida pela coordenação do evento. O presidente da Abrajet SC – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo Seccional Santa Catarina, Alberto Gonçalves de Souza (C) esteve reunido no início do mês de março com empresários do município, com o presidente da  AEMB – Associação Empresarial de Bombinhas, Mário César Pera (E) e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico daquele município, Mario Luiz Mattos (D), além do ex-presidente e conselheiro da Abrajet SC, Valmir Grein, onde iniciaram os preparativos para a definição dos últimos detalhes. A novidade deste evento da Abrajet SC é a apresentação de valores musicais da instituição em SC.
Alberto Gonçalves de Souza observa que “o Quinto Fórum, que acontecerá na primeira quinzena, de 11 a 14 de abril, enseja também, a realização do I Encontro Regional Sul da Abrajet, que contará com a presença de colegas jornalistas especializados em turismo, dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Estivemos neste fim de semana passado em Maceió (foto), na reunião do Conselho Nacional da Abrajet BR e também confirmamos a presença de jornalistas de outros estados”, observou. Ele informou que virão a Bombinhas, os mais expressivos profissionais da área turismo nesses Estados, e conhecerão in loco toda a estrutura que Bombinhas oferece. “O evento está sendo detalhado com significativa programação de trabalho, onde painéis analisarão e debaterão os assuntos inerentes ao setor do Turismo, numa região do Estado que a cada ano que passa vem se destacando, como um dos principais destinos no sul do País. Turistas, especialmente do sudoeste do Brasil, e de países do Mercosul, vêm descobrindo os encantos, as belezas naturais e a qualidade de vida do município de Bombinhas, e desta forma fomentando o turismo, numa das mais belas regiões do nosso Estado”, destacou o presidente da Abrajet SC.

Programação:

a)  Dia 11 de Abril: Chegada dos Jornalistas, a partir das 14 horas, aos hotéis e pousadas parceiras.
b)  Dia 11 de Abril 20,00 Horas: Abertura solene no Salão de Eventos da Pousada Vila do Farol, com a presença de, além dos jornalistas, autoridades convidadas  e o trade, seguida de apresentações artísticas e coquetel de confraternização.
c)  Dia 12 de Abril 09,00 Horas: Após o café da manhã, reunião de trabalho e análise e discussão sobre o turismo da região com jornalistas e autoridade convidada (aqui poderia ser convidada a prefeita Ana Paula para falar sobre o turismo na Costa Esmeralda).
12,30 Horas: Almoço na Cantina Lopes, próxima ao Vila do Farol.
14,30 Horas: Passeio náutico de escuna pela Península de Bombinhas e visita às principais praias da região.
20,00 Horas: Jantar no Restaurante Casa d´Praia, em Bombas.
 Após o jantar, opcional, esticada ao Abstrato Bistrô, com música ao vivo (por conta de cada um).
d) Dia 13 de Abril: 09,00 Horas, após o café da manhã reunião de trabalho, da Abrajet/SC, admissão de novos sócios. Em seguida com as Abrajets do Paraná e Rio Grande do Sul. Perspectivas e admissão de novos sócios e apresentação de relatório, sobre a situação funcional de cada seccional.
13 Horas: Almoço (a ser adequado ao passeio terrestre).
14,30 Horas: Passeio Terrestre, em ônibus aberto da Overland Tours, para reconhecimento das belas praias do município.
20,00 Horas: Jantar na Cantina Italiana Tomatino, em Bombinhas.
e) Dia 14 de Abril: 09,00 Horas Café da Manhã.
Opcional para quem ficar em Bombinhas: batismo de mergulho.
Retorno dos jornalistas às suas cidades de origem.

Florianópolis sediará em novembro próxima reunião do Conselho Nacional da Abrajet BR

De 21 a 24 de março, o Conselho Nacional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - ABRAJET/BR, reuniu-se em Maceió, como acontece anualmente em cidades brasileiras, pelo menos duas vezes ao ano. Os jornalistas foram recepcionados com um jantar pelo Governador Teotônio Vilela Filho, no Palácio do Governo, contando com a presença do prefeito Rui Palmeira, assim como o prefeito Zezé, como gosta de ser chamado, de apenas 23 anos de idade, da cidade de Barra de São Miguel. O jovem prefeito ofereceu em sua residência uma reunião almoço em que oportunizou a todos, conhecer as belezas do lugar e se maravilhar com os lindos coqueirais e suas belas pousadas.
O encontro, foi coordenado pelo jornalista Flávio Gomes de Barros, presidente da Abrajet/AL, com a presença do trade estadual e de presidentes das seccionais estaduais da Abrajet, além dos diretores regionais, diretores nomeados pelo presidente da Abrajet/BR, jornalista Hélcio Estrela, que formam o Conselho Nacional. Os integrantes do Conselho, além das reuniões de trabalho, tiveram a oportunidade de conhecer as potencialidades da capital alagoana, que a cada ano se torna um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro.
De Santa Catarina, se fizeram presentes os jornalistas Alberto Gonçalves de Souza e Airson Soares da Rosa, presidente e vice respectivamente, onde participaram de maneira efetiva das reuniões de trabalho, juntamente com os demais integrantes do Conselho. Os participantes de todo o Brasil ficaram hospedados no Hotel Ponta Verde, um dos mais tradicionais de Maceió e agora com nova unidade na Praia do Frances, em Marechal Deodoro, o que potencializa ainda mais a estrutura hoteleira de Deodoro. 

Decisões do Conselho:

Decisões importantes foram tomadas para o futuro da entidade, e os jornalistas presentes além de colocarem em dia, relatórios e levantamentos das atividades desenvolvidas, e situação de cada seccional, projetando um futuro ainda mais promissor para a Abrajet. A próxima reunião do Conselho Nacional da Abrajet/BR, está programada para Santa Catarina no mês de novembro deste ano, conforme sugeriu o Presidente Alberto Gonçalves da Abrajet/SC.
Em junho de 20 a 23, está programado para a Capital do Tocantins, Palmas, o XXX Congresso Nacional da Abrajet, como habitualmente acontece a cada ano. Os organizadores do evento prometem um grande encontro, e um número ainda mair de participantes. O ultimo Congresso Nacional, aconteceu em 2012 na cidade de Imbituba, mês de setembro, e contou com cerca de 100 jornalistas de todo o Brasil e foi um sucesso.

Capivari de Baixo comemora 21 anos com a Energifest

Foi aberta oficialmente dia 27 de março a Energifest 2013, evento com cinco dias de duração, comemorativo ao aniversário de 21 anos de emancipação de Capivari de Baixo. Centenas de pessoas prestigiaram a solenidade de abertura, entre elas, autoridades do município e região. O prefeito Moacir Rabelo agradeceu a presença de todos e parabenizou os organizadores da Energifest deste ano: "É uma equipe guerreira, que merece nosso respeito. Os reflexos desta festa serão sentidos por muito tempo", disse o prefeito. Moacir se referiu à expectativa que ele tem dos resultados positivos que a Energifest proporcionará, provocando uma mudança de concepção nas festas de aniversário e no fomento às ações culturais no município.
Além do prefeito, o vice, Tião da Telha, e o secretário de Planejamento e coordenador do evento Atamir Brunel Alves falaram sobre o evento e destacaram o caráter pioneiro da festa, de valorização de talentos locais e regionais. O Coral Energia da Terra compôs o cerimonial de abertura cantando o Hino de Capivari de Baixo e a múscia Quando Te Vi, de Ivo Pessoa.  Após a solenidade de abertura foi feito o ato simbólico de abertura da Feirarte - Feira de Artesanato, que reúne dezenas de artesãs e artesãos de Capivari de Baixo e região, e que, após a festa, prosseguirá acontecendo mensalmente. "Isso já é um fruto da Energifest", lembra a secretária adjunta de Indústria e Comércio do município, Mara Bosa Pereira.
Enquanto acontecia a gravação do programa Conversa de botequim, da Unisul TV, Juliano Demétrio se encarregou de fazer um show acústico adequado ao ambiente. Em seguida, Júlio e Fabinho fecharam a primeira noite em alto tom. O grupo de teatro Encantadas Contadoras de Histórias divertiu o público entre uma apresentação musical e outra. A programação prossegue hoje com: 
30 de Março - Sábado 
09h às 23h - Feirarte.
09h às 12h - Campeonato de Skate.
09h - Falcatrua
10h30min - Artigo 288.
16h - Corrida rústica.

20h - Sala de cinema.

20h às 23h - Show de dança
23h - Banda PH7
01h - No Malles 

31 de Março - Domingo  

09h às 23h - Feirarte.
09h às 18h - Encontro automotivo.
08h30min - Torneio de vôlei de praia.

10h - Torneio de vaca parada.

12h - Canta Viola Sul e Caravana.
14h30min - Apresentação de Judô.

 16h - Apresentação de karatê.
 18h - Peça teatral da Trupe Popular Parrua.
 20h -Sala de cinema.
 20h - Banda Rhara.
 21h - Banda Impacto.
 22h - Show com Lendários da Trip.
 23h - Show com Ronaldo Pinheiro. 
Durante todos os dias haverá interação de atores com os visitantes.Todos os dias serão realizados gratuitamente no dia e no local da festa, no decorrer da Feirarte, os seguintes cursos e oficinas:
Cursos: 
• Chaveiro de feltro, tapeçaria; capa de caderno com tecido; caderno de receita com tecido; carteira mágica, cartonagem; cartonagem em caixa.
Oficinas:
• Licor cremoso; licor de laranja; licor de vinho; leite de onça; sal temperado; leite condensado; moça dourada

Ônibus que chegam em Balneário Camboriú terão fiscalização intensificada

O secretário de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública, João Olindino Dão Koeddermann, juntamente com o diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernardino, receberam nesta semana, o secretário de Turismo, Ademar Schneider, a coordenadora de alimentos da Vigilância Sanitária, Erli Ribeiro Martins e a presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol) de Balneário Camboriú, Karina Peters. Conforme o secretário de Segurança, a reunião foi para ajustar os detalhes da efetiva fiscalização sanitária dos ônibus que entram na cidade. “Neste primeiro momento, os veículos serão abordados e orientados por nossos profissionais, mas na segunda quinzena do mês de abril agiremos com mais rigor”, ressaltou Dão Koeddermann. A intenção é intensificar a fiscalização no controle de alimentos e higienização do ônibus, por isso, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Erli Ribeiro Machado, irá disponibilizar um fiscal da Saúde em períodos que há grande movimentação no Posto de Informações Turísticas (PIT).
Durante a reunião, foi discutido ainda a questão dos selos de rotas dos ônibus, que eles recebem no PIT ao chegarem em Balneário Camboriú. Em relação a este assunto, o secretário de Turismo, Ademar Schneider, sugeriu se reunir com os Agentes de Trânsito para esclarecimento de dúvidas e discussão de alguns pontos.

Nova Veneza recebe a visita de grupo de turistas uruguaios

Na tarde desta quinta-feira (30), um grupo de noventa uruguaios visitou Nova Veneza. Eles desembarcaram na Praça Humberto Bortoluzzi e foram recepcionados por personagens do Carnevale di Venezia. O guia que acompanha o grupo, Leonel Cattini, visitou a cidade em fevereiro e ficou encantado em conhecer Nova Veneza, por isso voltou com um grupo maior. “Estamos fazendo um tour por Santa Catarina e agora Nova Veneza fará sempre parte do nosso roteiro. Povo muito acolhedor e alegre que nos recepcionou de uma forma muito positiva, o grupo ficou maravilhado ”, afirmou.
Os turistas dançaram e cantaram músicas italianas, visitaram a Gôndola, as Casas de Pedra e o Museu do Imigrante. Conforme Cattini, a intenção é que o próximo grupo fique hospedado na cidade e possa conhecer outros pontos turísticos e provar a gastronomia típica italiana. A diretora de cultura, Izabelle Destro, acompanhou a visita junto com o prefeito Evandro Gava, o vice Zé Spilere e suas esposas Ticiana Destro Gava e Vera Spilere. Para o chefe do executivo municipal é uma honra receber turistas de outro país. “Fico muito feliz que tenham gostado tanto de nossa cidade e da hospitalidade do povo veneziano, o sorriso dos visita

Colaboração: Flávia Bortolotto
ntes nos enche de orgulho”, comentou Gava.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Anunciada verba de R$ 300 mil para reforma da antiga estação ferroviária de Lauro Muller (SC)

O município de Lauro Müller poderá ganhar em breve um ponto de informações turísticas que também será um atrativo no turismo da cidade. O vereador José Antonio De Bettio (PSDB) anunciou essa semana durante sessão na Câmara que conseguiu por intermédio do deputado federal Marcos Tebaldi, que também é do PSDB, uma verba do Ministério de Turismo, no valor de R$ 300 mil reais.
O dinheiro segundo De Bettio será usado para a reforma da antiga estação ferroviária, localizada as margens da SC-390. O espaço deve ser transformado em um museu e ponto de informações turísticas. “Estive junto com o prefeito na sede da Ferrovia Teresa Cristina, em Tubarão, onde fomos tratar sobre a doação de uma locomotiva para ser instalada na frente da antiga estação ferroviária, após a reforma”, contou o vereador, acrescentando que o projeto turístico está sendo elaborado e deve ficar pronto nos próximos dias.
Lauro Muller é o portal entre o Litoral e a Serra Catarinense

Quem visita Lauro Muller, tem como moldura a Serra Geral e nela a exuberante Serra do Rio do Rastro, são 15 quilômetros de estradas em concreto, escavadas em rocha natural, contornando um profundo “cânion” de 1.460 metros em relação ao nível do mar. É considerada uma das estradas mais bonitas e desafiadoras do Brasil, seu percurso propicia a visão de imagens inesquecíveis. Em alguns trechos, a rodovia avança 670 metros de altura em apenas oito quilômetros de extensão. No topo, se descortina o planalto catarinense e um mirante fornece uma visão deslumbrante da serra e do horizonte litorâneo barriga verde.
A Serra do Rio do Rastro une o planalto serrano (com temperaturas negativas no inverno, campos cobertos por gelo e neve) à planície colonizada por italianos e alemães. Com uma altitude de aproximadamente 1.500 metros, em uma extensão menor que 60 km, ela fica a 14 km do centro de Lauro Müller, 201 km de Florianópolis e 52 km de Criciúma.  
Sua economia está ligada de maneira forte e direta à exploração de carvão, também possuem empresas no ramo avícola, bebidas, transportes, madeiras, frigorífico e grande presença na agricultura e no comércio em geral.  Tem uma natureza muito rica, com uma vegetação muito bonita e muitos animais silvestres, além, da magnífica Serra do Rio do Rastro. A beleza dos cânions da Serra Geral, as cachoeiras, os rios, os vales, as montanhas e o clima das estações, inclusive a neve, são paisagens de rara beleza.
Destaca-se também por seus recursos culturais, históricos e técnico científicos como a religião, a música, a arquitetura antiga, a coluna Whitte, as crenças, os sítios arqueológicos e a colonização, baseada na história do carvão, dos tropeiros e dos imigrantes italianos.  A produção de vinho, cachaça, melado, açúcar mascavo, leite e seus derivados, a carne suína, artesanato, o pão colonial e tantas outras atividades do meio rural, tornam-se ricos atrativos para quem busca a paz, o sossego do interior e a harmonia com a natureza. Alternativas culturais como o Museu do Carvão anexo à 1ª Mina de Carvão do Brasil, são potenciais atrações que no futuro serão encontradas em Lauro Muller.

Balneário Camboriú tem inúmeras opções para o feriado de Páscoa

Balneário Camboriú promete ser diversão certa para quem busca sair da rotina. O feriado de Páscoa, que em alguns municípios já ganha a quinta-feira como "esticadinha", é responsável pelos 83% de reservas já feitas na rede hoteleira da cidade (9% superior a 2012). Em março do ano passado, 343.424 turistas estiveram no município, segundo estimativas do fluxo turístico, no setor de Planejamento da Secretaria de Turismo. Ou seja, com base em anos anteriores, dirigentes do trade acreditam que muita gente que vai estar aqui.
As opções de diversão são inúmeras, para aqueles que querem gastar mais ou não. A lista é generosa, conforme assegura o secretário de Turismo Ademar Schneider: “Balneário Camboriú tem uma capacidade incrível para se desdobrar em atrativos turísticos. Aqui, a diversão, o lazer, a boa alimentação ganha o incremento de empresários apaixonados pelo que fazem. E aí, fazem muito bem feito. O turista que chega aqui vai encontrar uma cidade que ama sua força de trabalho”, assinala.
Comecemos pela Avenida Atlântica, que é mais que uma via à beira-mar. Sejam nos quiosques, bancos da calçada, restaurantes, bares, clubes e vários locais agradáveis para contemplar a cidade, pode-se facilmente encontrar pessoas dispostas a conversar. A cidade é cosmopolita e o espaço democrático. Turistas do mundo inteiro passam por aqui, mas as ruas são dominadas pelos brasileiros, que soltam o verbo, falam do calor, da paisagem, do elefante-marinho que atravessa na faixa de pedestre. É lugar onde se vê o atleta correndo pelo asfalto, ou as mais variadas raças, tamanhos e graças de cachorros desfilando com seus donos, no passeio do dia a dia. Tem cachorro de skate e também de cadeira de rodas.
Balneário Camboriú tem desde praias com mar agitado até a calmaria de Laranjeiras. Praia movimentadas ou recantos acolhedores que agradam os visitantes que vem com a família ou os jovens que buscam "points" para surfar, paquerar ou manter o bronze em dia. A escolha por um lugar específico é da personalidade de cada um.
Para os amantes da natureza, que gostam de uma caminhada à beira-mar e estão dispostos a enfrentar alguns quilômetros, uma dica é a praia do Buraco, no Pontal Norte. O trajeto convencional é pela Estrada da Rainha. A dica é juntar uma turma ou uma companhia apenas, levar uma garrafinha de água e encarar a subida da estrada, com merecida descida na sequência. Dar uma passadinha pelo Morro do Careca e parar no mirante, ao final da tarde. A vista do pôr do Sol é espetacular.
Na volta, e antes de escurecer, uma boa pedida é utilizar as passarelas do Pontal Norte, que ligam exatamente o morro ao pontal, de volta à Atlântica. Por ali os decks de madeira são intercalados pelas areias das praias do Buraco e do Canto. Imperdível, com uma das panorâmicas mais lindas da Capital Catarinense do Turismo. O contraste da delicadeza do mar com a exuberância dos prédios impressiona.
No Centro, na Praça da Bíblia, o artesanato está apresentado nas mais variadas formas do talento manual. Dezenas de casinhas estão reunidas, apresentando a cultura local e comercializando lembranças de Balneário Camboriú, como presentes e artigos decorativos.
O Bairro da Barra se destaca por ser o berço histórico e cultural do município. Localizado no caminho que leva à Rodovia Interpraias, lá é possível encontrar moradores antigos, que passam de pai para filho o valor da pesca artesanal. A história da cidade também está explícita na Praça do Pescador, na Igrejinha da Barra ou na escola de Arte e Artesanato, tudo cercado do encantamento e beleza daquele reduto bucólico, com pescadores em suas canoas chegando e saindo na esperança de uma boa pesca.
Para quem busca em Balneário Camboriú a religiosidade, o grande evento do feriado será a encenação “Cristo Vive!”, na Sexta-feira Santa (29), com concentração às 17:30 na Avenida Atlântica, esquina com a Rua 1001. Haverá na Praia Central o primeiro ato teatral. Em seguida, os peregrinos seguem em direção ao Morro Cristo Luz, onde às 19h15 acontece a grande encenação de Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Novo diretor do Beto Carrero visita Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú

A agenda de trabalhos com parcerias entre governo de Balneário Camboriú e empresas, visando projetos turísticos de alta qualidade, segue positiva. O vice-prefeito do município, Claudio Dalvesco, e o secretário de Turismo, Ademar Schneider, receberam na tarde de terça-feira (26), na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, o novo diretor de Marketing, Vendas e Novos Negócios do Parque Beto Carrero World, Vitor Bauab.
Com a função assumida em janeiro, Bauab tem estudado a estrutura de funcionamento do parque. Agora, os trabalhos ganham a articulação de projetos em nível estadual. Por este motivo, ressaltou a importância de estreitar o relacionamento com Balneário Camboriú. “Alex Murad (presidente do Beto Carrero World e filho do fundador, Sérgio Murad) me convidou para assumir a direção de Marketing porque está com intenção de fazer mudanças. Compartilhamos do mesmo desejo, de fazer com que o parque Beto Carrero World seja conhecido mundialmente. Nossos trabalhos focam os próximos 10, 15 anos. O retorno está sendo rápido, com mudanças já em prática, como a construção de áreas temáticas. Temos muitos outros projetos”, adiantou.
Vitor partilhou com o vice-prefeito Dalvesco e secretário Schneider que por volta do dia 26 de abril estarão lançando um novo equipamento de promoções que será surpreendente, prometendo vir ao encontro dos sonhos de promoção de nossa região e Estado. O vice-prefeito fez questão de destacar a importância do relacionamento entre o Beto Carrero World e o trade de Balneário Camboriú. “Cerca de 80 a 90% das pessoas que vem para o parque, se hospedam em Balneário Camboriú. É quase inadmissível para um visitante que ele venha para o parque e não visite nossa cidade. O parque é um passeio complementar para as atividades turísticas de nossa cidade. Devemos pensar e agir em parceria, para que todos possamos crescer juntos e ganharmos o reconhecimento mundialmente, tal como desejamos”.
Para o secretário de Turismo, Schneider, “essa é uma parceria que se fortalece cada vez mais e soma a motivação de realizar novas ações. Vamos aumentar e muito a movimentação turística da nossa cidade e região trabalhando em equipe”.

Stan Music Festival irá reunir diversas tribos, nesse dia 20 de abril em Criciúma

As bandas Strike, Projota e Blind Pigs encabeçam as atrações principais do Festival, que irá juntar num mesmo espaço as tribos do skate, hip-hop, rock, punk, rap e reggae no dia 20 de abril, às 15 horas, no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma/SC.
Projota fará o lançamento nacional da mixtape “Muita Luz” no evento, o MC está atualmente na novela das sete com a música “Chuva de Novembro”. O Strike, banda de rock que tem o hit “Fluxo Perfeito” na novela Malhação, fechará a noite. Antes deles ainda tocam o Blind Pigs, banda de punk rock famosa no underground, fazendo sua última turnê em 2013. A banda Ornamental lança no festival, músicas do seu novo CD, e Rael LDC, traz o hip-hop da ilha de Santa Catarina. Além disso o Festival contará com os DJ’s Mannis e Ronxs Selecta e um Campeonato de Skate com mais de dois mil reais em premiações e atletas profissionais.
Os ingressos para o festival podem ser adquiridos em Criciúma na Session Store, Posto Darolt e 3AAA.com (Frente a Unesc), em Tubarão no Posto Canário, em Araranguá na Marbon Surf Shop, em Içara na Mury Surf Shop, em Urussanga na Loja Pumpx, em Braço do Norte na Gloss Cosméticos, em Cocal do Sul na Tiger Net Informática, em Orleans na A Musical, em Laguna na Recanto Bike Centro, em Morro da Fumaça no Restaurante do Bolinha, em São Ludgero no Posto Dona Ana, em Torres (RS) na De Lucca Surf Shop e On-line no minhaentrada.com.br.

Apoio: Marizabel Imóveis, Hazard INC, Conveniência Posto Darolt, Roger's Seguros, Juicy Co, Ibis Hotel e Loja Pumpx, Promoção Exclusiva Atlântida FM,
Cobertura: Tudoehfesta e Realização Stan Produções e Pimper's Paradise.

ABIH SC - Associação Brasileira de Indústria de Hotéis Seccional Santa Catarina

Informativo ABIH-SC
Edição 635
Palestra do Dr. Lair Ribeiro no 27º ENCATHO
Está confirmada a palestra “Marketing no processo hoteleiro – Fazendo mais com menos” que será feita pelo Dr. Lair Ribeiro no 27º Encontro Catarinense de Hoteleiros (ENCATHO), dia 10/05, das 18h às 20h30min, no CentroSul, em Florianópolis, SC. Lair Ribeiro é médico cardiologista/nutrólogo, autor de 35 livros, 25 deles traduzidos para outros idiomas e disponíveis em mais de 40 países, sobre autoconhecimento e 149 trabalhos científicos publicados em revistas médicas americanas. Ribeiro é um dos mais renomados palestrantes e conferencista sobre desenvolvimento pessoal e profissional no Brasil e exterior. www.encathho.com.br
--------------------------------------------------------------------------------
Mesa temática sobre Inovação na hotelaria e turismo
Como parte da programação do 27º ENCATHO, o 11º Seminário de Turismo e Hotelaria acontecerá dia 10/05, no CentroSul, em Florianópolis (SC) e terá novidades. Das 10h às 12h, acontecerá uma mesa temática sobre “A Inovação na Hotelaria e Turismo”, com a participação dos professores José Gandara, da Universidade Federal do Paraná, Alexandre Biz, com experiência na gestão de cursos de graduação, avaliação de cursos e avaliação institucional pelo (MEC/INEP) e o doutorando Tiago Savi Mondo, professor de Turismo do IFSC. Carlos Cappelini, mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI) será o moderador do debate.
--------------------------------------------------------------------------------
Encerra em São Paulo o Congresso Nacional de Hotéis
Encerrou quarta-feira (27), em São Paulo, o Congresso Nacional de Hotéis (CONOTEL), promovido pela ABIH Nacional. Vários temas foram debatidos, entre os quais a nova classificação de hotéis. “É importante que os hoteleiros compreendam que o SBClass é uma importante ferramenta de comunicação com o mercado”, disse Jair Galvão Neto, coordenador geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. Ele falou sobre Operações: Cadastur, SBClass e FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes), em palestra ocorrida dia 26. Outros temas tratados foram a capacitação de mão de obra, carga tributária e acesso ao crédito. A ABIH-SC foi representada pelo diretor de Operações e Marketing, João Eduardo Neto.
--------------------------------------------------------------------------------
ABIH Nacional presta homenagem a Luiz Carlos Nunes




 
O empresário catarinense Luiz Carlos Nunes, proprietário do Hotel Beiramar, de Itapema, foi homenageado pela ABIH Nacional, durante o Conotel, encerrado nesta quarta-feira (27), em São Paulo. Nunes recebeu uma placa das mãos de Enrico Fermi Torquato, presidente da ABIH Nacional e de Dilson Jatahy Fonseca, presidente da Resorts Brasil. Luiz Carlos foi presidente da ABIH-SC por dois mandatos de 1994/1998 e da ABIH Nacional de 2002/2004. Atualmente é conselheiro da ABIH-SC.
---------------------------------------------------------------

ABEOC e SEBRAE lançam Programa de Qualidade para eventos
A ABEOC BRASIL - Associação Brasileira de Empresas de Eventos e o SEBRAE lançaram nesta terça-feira (26), em Brasília, o Programa de Qualidade ABEOC BRASIL - Qualificação em Gestão e Certificação de Micro e Pequenas Empresas de Eventos. O programa vai investir R$ 2,4 milhões até dezembro de 2014 e tem abrangência em 12 Estados - Santa Catarina, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
--------------------------------------------------------------------------------
Seminário de turismo LGBT em Florianópolis

Aconteceu na terça-feia (26), no auditório da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, SC, o 1º Seminário Catarinense de Turismo LGBT. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Turismo para Gays e Lésbicas (Abrat GLS), em parceria com a SOL e destinado a gestores públicos e representantes de entidades da área do turismo. Segundo os organizadores, o seminário teve o objetivo de consolidar a região como um dos principais destinos para o segmento no Brasil.A ABIH-SC foi representada por Talmir Duarte da Silva, delegado da entidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Justiça multa Ecad em R$ 38 milhões por formação de cartel
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e outras seis associações de músicos foram condenados pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A decisão ocorreu no úlitmo dia 20, com quatro votos contra dois, que o Ecad e as associações que o integram são culpadas no processo de formação de cartel e abuso de posição dominante. O Cade, diz que tanto o Ecad quanto as associações abusavam de sua posição para criar barreiras a entrada de novas associações no mercado fonográfico brasileiro. As multas, no total, somam R$ 38 milhões. Tanto o Ecad como as demais associações anunciaram que vão recorrer na Justiça. Fonte: Rolling Stone Brasil
 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Osterfest de Pomerode supera as expectativas no 4º final de semana

Foram vendidos 130 cafés coloniais e os expositores aceleraram a produção para atender a demanda
 
Com o feriado de Páscoa se aproximando muitas pessoas visitaram Pomerode para reviver a celebração pascoal ao modo dos costumes germânicos. No quarto fim de semana da 5ª Osterfest (23 e 24/3) o movimento foi mais intenso do que nos outros três, já que cerca de 6 mil pessoas visitaram o Festival de Páscoa, batendo assim outro recorde de público. O “Passeio de carros antigos decorados” precisou ser cancelado por causa da chuva, mas o clima não abalou as outras atrações que receberam muitos visitantes.
Segundo a diretora de turismo de Pomerode, Rejane Koch Goede, a programação deste fim de semana foi um sucesso que atraiu muitas pessoas para a cidade mais alemã do país. “Os hotéis e restaurantes estavam lotados. No Osterkaffee (Café de Páscoa) foram vendidos 130 cafés coloniais e na Ostermarkt (Feira de artesanato) os expositores aceleraram a produção para atender a demanda. Todas as atrações foram um sucesso, desde as atividades desenvolvidas pelo Grupo Escoteiros Pomeranos até a peça apresentada no Teatro Municipal”, afirma.
A cidade é uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre tradição pascoal trazida pelos imigrantes alemães. No feriado de Páscoa os visitantes poderão aproveitar as oficinas artísticas, pintura em casquinha de ovos, apresentações culturais, programação religiosa, feira de artesanato, gastronomia típica, programação nos hotéis e pousadas, entre outras atividades. Além disso, o Festival de Páscoa reserva atrações na Rota Enxaimel, na Pousada Rural Mundo Antigo onde está montado o Sítio do Coelho e no Centro Cultural onde está a Osterbaum (Árvore de Páscoa) decorada com 15 mil casquinhas de ovos coloridos. A 5ª Osterfest segue até sábado (30/3).
5ª Osterfest – Festival de Páscoa em Pomerode
Aos finais de semana entre 2 e 30 de março
Informações: (47) 3387-2627, na Secretaria de Turismo
Organização: Associação Visite Pomerode (AVIP), Secretaria de Turismo de Pomerode e Adeture/Rota do Exaimel

Em Nova Trento, programação da Semana Santa harmoniza oração e lazer

Bondinhos Aéreos Parque Colina apresentam atrativos para divertir turistas e peregrinos que visitam o Santuário Santa Paulina durante o feriadão religioso
 
Durante esta semana, muitos fiéis peregrinos visitam o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC), em busca de momentos de reflexão e oração pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. A programação do santuário para a Páscoa, assim como na maioria das igrejas católicas, estará concentrada, principalmente, na quinta-feira Santa, na sexta-feira da Paixão, no sábado de Aleluia e no domingo de Páscoa, com celebrações religiosas em vários horários.
Como o Santuário conta também com uma ampla área ecológica, o visitante pode intercalar momentos de fé e oração, com passeios e contemplação da natureza exuberante da colina. E para desfrutar de cada momento único proporcionado por quem visita o Santuário durante a Semana Santa, o empreendimento Bondinhos Aéreos Parque Colina, anexo, promete encantar seus visitantes com decoração temática e atrações Pascoais.
Voltada especialmente para divertir a garotada, a presença do Coelhinho da Páscoa está espalhada, na forma decorativa, pelas áreas de recepção do Parque e no painel temático para imagens fotográficas. O destaque fica por conta dos coelhinhos que irão recepcionar o público na Estação de Embarque e na Estação Colina. “Como atrativo turístico de destaque no município de Nova Trento, é nosso dever primordial bem receber os turistas que passeiam pela cidade”, frisa o diretor administrativo do empreendimento, Aristides dos Santos Junior. “Para isso, nada melhor do que enfeitar o parque e preparar surpresas agradáveis ao público que visita e desfruta de todos os nossos atrativos”, completa.
A iniciativa, além de alegrar os visitantes, visa a atribuir um encantamento à esta semana especial, dedicada ao turismo religioso, em virtude das iniciativas promovidas pelo Santuário Santa Paulina. “Deveremos receber ainda mais turistas, peregrinos, que irão participar da programação dedicada à Semana Santa no santuário”, antevê Aristides. “Como receberemos diversas famílias, a ideia é dar destaque ao atrativo que é voltado às crianças também”, considera.
 
Saiba como aproveitar melhor o seu passeio por Nova Trento durante esta Páscoa
 
Os Bondinhos Aéreos Parque Colina são uma ótima dica para passeios entre amigos, casais e em família. O empreendimento conta com teleféricos (bondinhos aéreos) de fabricação suíça e tem capacidade de transporte de até 325 pessoas por hora. O Parque abre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, e a bilheteria fecha às 17h30min. Os visitantes passeiam até o Morro da Colina, onde é possível fazer trilhas ecológicas além de apreciar monumentos feitos em homenagem a Santa Paulina e ter uma vista privilegiada do Santuário, conhecido em todo o Brasil.
Para o deslocamento dos turistas do Santuário de Santa Paulina até a Estação de Embarque o empreendimento oferece, gratuitamente, uma jardineira muito especial, a mesma utilizada na novela global Araguaia. O estacionamento no Parque também é gratuito.
Mais informações sobre o Bondinhos Aéreos Parque Colina: www.parquecolina.com.br
Horário de atendimento: Terça a domingo – 9h às 18h
Localização: Rua Nicolau Nicolodi, 501, Nova Trento, SC
Telefone de reservas: (48) 3267-4047
Mais informações sobre o Santuário: www.santuariosantapaulina.org.br

Hotel Vale das Pedras divulga programação especial para esta Páscoa

Vai ser uma aventura encontrar o coelhinho no Hotel Vale das Pedras, mas o desafio está lançado para a criançada! O recanto bucólico divide-se em 180 mil metros quadrados, em Jaraguá do Sul, à beira da Serra do Mar, onde o conforto emoldura-se pelo rústico e é possível silenciar com a natureza ou entrar na brincadeira e ter boas histórias para levar para casa.
A equipe de recreação do hotel está empenhada nos preparativos da programação especial de Páscoa, voltada a adultos e crianças acima de seis anos. “Onde está o Coelhinho”, “Gincana da Família Unida”,“Animação Noturna”, “Pintando e Recheando os Ovinhos” são algumas das atrações que já estão no menu do próximo feriado. O pacote completo, de 28 a 31 de março, sai por R$ 2.216,00 para o casal – três diárias em apartamento luxo, incluindo todas a refeições, com bebidas à parte. A novidade desta temporada é o complexo aquático, recentemente inaugurado, com quatro piscinas de diferentes tamanhos e formatos para todas as idades.
 O Hotel Vale das Pedras também conta com um espaço especial para crianças com menos de seis anos. Mesas para pinturas e desenhos, piscina de bolinhas e playground são algumas das opções de lazer para os pequeninos. Os hóspedes também podem contratar o serviço de babá no ato da reserva. Para mais informações, consulte o hotel: (47) 3273-4084 ou reserva@hotelvaledaspedras.com.br.
Sobre o hotel
 
O Hotel Vale das Pedras está localizado na região Norte de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul. Dispõe de monitoria de recreação para adultos e crianças a partir de seis anos, espaço zen, estrutura para prática de minigolfe, trilhas ecológicas, passeio de charrete e a cavalo, sala de jogos, bicicletário, espaço kids, complexo aquático (incluindo piscina térmica coberta), quadra de vôlei e campo de futebol. Também conta com serviços opcionais de arvorismo, quadriciclo, paintball e massagens. Conheça toda a estrutura oferecida pelo site www.hotelvaledaspedras.com.br.