quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Balneário Night Run reunirá atletas de todo o Sul do Brasil no feriadão de Finados em Balneário Camboriú

O Balneário Night Run reunirá atletas de todo o Sul do Brasil às 20h do próximo sábado, 3 de novembro, durante o feriadão de Finados em Balneário Camboriú. Promovida pelo Balneário Camboriú Shopping e Wave Academia, a terceira edição da corrida noturna terá largada e chegada na Praça Almirante Tamandaré, na Praia Central, com dois trajetos distintos: 5 Km e 10 Km, com percurso que mescla trechos de asfalto e areia.
O objetivo da prova, que começou a ser disputada em 2010, é unir esporte, vida saudável e música eletrônica em Balneário Camboriú, com direito a trilha sonora de DJs dispostos ao longo do trajeto. A primeira parte da competição sai da Praça Almirante Tamandaré, na Avenida Atlântica, segue pela areia até a Rua 3000. Neste ponto, os competidores retornam pelo asfalto até a Rua 1901, para então voltarem pela areia até a praça. Quem competir a corrida de 10 mil metros repete o percurso mais uma vez.
Cada competidor ganhará um kit com camiseta da competição 100% poliamida, Gym Bag, squeeze, viseira, cadarços e produtos Erva Doce. Os três primeiros lugares de cada categoria, masculino e feminino, ganham troféus da competição. Todas as informações sobre o evento esportivo podem ser acessadas pelo site www.balnearionightrun.com.br

CANELA TERÁ ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS NO FERIADÃO

O 2° Encontro Turístico de Carros Antigos de Canela acontecerá de 2 a 4 de novembro no Centro de Feiras.
 
A organização do evento estima que serão mais de 300 relíquias expostas durante o evento, vindos de várias cidades do Rio Grande do Sul, com automóveis fabricados desde a década de 20. No sábado, dia 03 de novembro, às 18h, acontecerá o “Desfile de Carros Antigos” com os automóveis participantes, nas principais ruas da cidade, sendo mais uma atração do evento. Para visitar o Encontro solicitamos a contribuição de 2 reais, esta cobrança está a cargo do Rotary Club de Canela e será revertida para o “Natal Doce Feliz”, que irá beneficiar famílias menos assistidas de Canela. Os horários para visitação serão sexta-feira e sábado, dias 2 e 3, das 10h às 19h e domingo, dia 4, das 10h às 16h.
A 1º edição do Encontro Turístico de Carros Antigos de Canela foi realizada em outubro de 2011 e contou com a participação de colecionadores de várias cidades do Estado e também de Santa Catarina e teve a participação de um público expressivo de aproximadamente 7 mil pessoas. Em 2011, dentre os mais de 150 carros expostos, os que mais chamaram a atenção do público foram o Mustang, o Miura e o Bianco, por serem mais raros. O Encontro Turístico de Carros Antigos é uma realização da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Canela/ Fundo de Turismo, organização do Veteran Car Club Hortênsias e da Federação Brasileira de Veículos Antigos, com apoio da Prefeitura Municipal de Canela, Akipeças, Cervejaria do Farol, Churrascaria Espelho Gaúcho, Pousada Canela, Sinoscar Canela, Quero Gás, Casa Di Paolo, Artepinho e Transportes Boff Benetti.

Tecnologia do LED deixará Natal de Joinville mais iluminado

A tecnologia luminosa do LED vai tornar o Natal de Joinville ainda mais bonito, alegre e iluminado. A Prefeitura de Joinville inicia na segunda-feira (29/10) a instalação dos enfeites e iluminação do Natal dos Sonhos 2012. Novos enfeites temáticos com milhares de lâmpadas em LED serão instaladas nas principais vias da cidade, enchendo os olhos e o clima natalino com muito mais luz e brilho.
Neste ano, a instalação da decoração será antecipada em quase 20 dias. A intenção é executar a instalação sem pressa e, ao mesmo tempo, com muito capricho, porque as lâmpadas de LED exigem cuidado maior por parte do instalador. O serviço será feito pela empresa responsável pela manutenção da iluminação pública da cidade, e o investimento será de R$ 1.570.000,00.
 
A tradicional árvore gigante com armação em alumínio voltará a ser erguida na praça Dario Salles, no Centro de Joinville. Com 23 metros de altura (mesmo tamanho do ano passado), a árvore continuará próximo da avenida Beira-rio, repleta de lâmpadas. As principais ruas centrais da cidade também ganharão luminárias com motivos natalinos e lâmpadas de LED. A iluminação temática natalina será montada em 23 bairros da cidade. A Avenida JK e Beira-rio terão enfeites novos e também recheados de microlâmpadas de LED. O mesmo ocorrerá com as ruas 15 de Novembro, João Colin, Visconde de Taunay, Nove de Março, entre outras também nos bairros.
As fachadas da Prefeitura e do Pórtico, as praças Dario Salles, da Bandeira, Nereu Ramos, Mercado Municipal e o Parque da Cidade receberão decoração especial e iluminação natalina. De acordo com o gerente da unidade de Transportes e Vias Públicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Marcos Miranda, os enfeites deste ano serão compostos por luminárias novas e por outras já utilizadas. “Fizemos uma avaliação e recuperação nas peças antigas para que pudessem ser reutilizadas”, afirma.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

As baleias se despedem de Santa Catarina

Quem escolher a Praia do Rosa para curtir o feriadão pode ter a sorte de ainda encontrar alguma baleia franca por lá. É que as ilustres visitantes costumam fugir do frio da Antártida e passar a temporada de julho a novembro em águas catarinenses para procriar e amamentar seus filhotes.
De acordo com o Instituto Baleia Franca, a Temporada 2012 começou mais cedo, em junho foram avistados os primeiros animais e, por isso, já está no finalzinho da estadia delas por aqui.
Este ano foram catalogados 107 animais entre Imbituba e Florianópolis, com grande concentração de exemplares nas baías da Praia do Rosa e de Ibiraquera. Para saber mais sobre a Praia do Rosa, destino nacional considerado uma das 30 baías mais belas do mundo, acesse WWW.praiadorosa.imb.br

Estande de Pernambuco é eleito o mais criativo da Feira das Américas/ ABAV

O colorido e a plasticidade do estande de Pernambuco conquistaram o público da Feira das Américas/ ABAV, maior evento do turismo brasileiro, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, no Rio de Janeiro. Durante a feira, o Estado recebeu o prêmio de estande mais criativo. A escolha foi feita pela revista Brasil Travel News e o prêmio foi entregue para o governador Eduardo Campos e o secretário de Turismo Alberto Feitosa. “Esta premiação nos enche de orgulho, principalmente, porque neste ano a concorrência foi acirrada. A nossa equipe de criação terá que se superar no próximo ano”, comemorou Alberto Feitosa.

Com uma área de 200 m2, o espaço mostrou os principais destinos e atrativos turísticos do Litoral ao Sertão através de folheteria e kits promocionais com informações técnicas para os operadores, agentes de viagens e público em geral. A área vip do estande homenageou o Restaurante Leite, que neste ano comemora 130 anos. No espaço foram servidos alguns dos pratos do restaurante e os convidados receberam ainda um livro escrito por Fátima Quintas que conta um pouco da história do restaurante. O artesanato também se fez presente com algumas peças da Central do Artesanato e a produção ao vivo dos trabalhos do mestre José Abias.
No dia 25, a Empetur e a operadora MGM promoveram uma festa no restaurante Zozô, na Urca, para 300 convidados Vips. A atração da noite foi o cantor Lenine, que levou o show da turnê Chão. Todos os convidados ganharam sombrinhas de frevo. “É um prazer para Pernambuco fazer uma parceria com a MGM e trazer Lenine para mostrar toda nossa cultura para vocês”, falou o presidente da Empetur, André Correia, ao anunciar a atração da festa.
 
Premiação Viagem e Turismo
 
Na quinta-feira (25), houve também a festa da Revista Viagem e Turismo, no Teatro Tom Jobim, que celebrou por mais um ano prêmios para Pernambuco. A Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, levou o prêmio de Melhor Praia do Brasil e Porto de Galinhas levou o Top of Mind. Esses prêmios consagraram por mais uma vez as praias do Estado, numa premiação onde escolhe os melhores do turismo nacional e internacional de acordo com os votos dos leitores.

Pomerode vai sediar mais um Encontro de Fuscas

A 6ªedição do VolksFriends - Encontro de Fuscas e Derivados será no dia 02 de dezembro
Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, vai ficar pequena diante da invasão de relíquias do setor automobilístico e que fizeram parte da história de gerações e gerações de brasileiros, no dia 02 de dezembro, quando acontece a 6ª edição do VolksFriends– Encontro de Fuscas e Derivados. Organizado pelo Pomer Volks – Fusca Clube, o evento tem por objetivo promover o encontro de admiradores e colecionadores de fuscas e carros antigos. Os modelos variam entre os mais conservados, com acessórios totalmente originais, e aos adaptados com o que há de mais moderno no mundo automobilístico.
No ano passado, mais de 400 colecionadores e admiradores participaram da quinta edição. A expectativa para este ano, segundo um dos organizadores, Luiz Claudio Bento, é de que haja um aumento de 25% no número de inscrições. Para os admiradores o encontro é gratuito. Os participantes devem se inscrever na entrada do evento e colaborar também com cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para entidades assistenciais de Pomerode. No ano passado, foram arrecadados mais de 1,5 mil quilos de donativos. A cada nova edição do encontro, o Pavilhão de Eventos fica pequeno para tantos admiradores destes simpáticos automóveis, que fizeram e ainda fazem parte da vida e história de muitas pessoas. São esperados participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, assim como de inúmeras cidades de Santa Catarina, e de outros municípios brasileiros.
História do Fusca
A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.
Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos anos.O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.
Em 1993,por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.
SERVIÇO:
O que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro – domingo
Onde: Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 9h
Entrada: Gratuita para o público
Para expositores: cinco quilos de alimentos não-perecíveis

Informações adicionais com os organizadores:
Euclides (47) 9192-7799
Luiz Claudio Bento (47) 9176-8763

Beto Carrero World é eleito Melhor Parque Temático do Brasil pela 2ª vez

Através do prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" Parque é reconhecido pelo 2º ano consecutivo
Próximo de completar 21 anos, o Beto Carrero World é eleito através da opinião pública pela segunda vez consecutiva o Melhor Parque Temático do Brasil. A cerimônia de entrega do prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" aconteceu nesta quinta-feira (25). A ocasião reuniu centenas de pessoas no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O evento, que é realizado pela Revista Viagem e Turismo (Editora Abril), maior publicação do setor de viagens do Brasil, premiou os melhores do turismo nacional e internacional de acordo com os votos dos leitores.
O troféu foi entregue das mãos do redator chefe da Revista, Paulo Vieira, para o diretor de marketing e vendas do Beto Carrero World, Geninho Goes. Paulo Vieira falou da idoneidade do concurso e da referência que os 29 premiados da noite são para o turista. "Isso é julgado pelo leitor, que precisa conhecer o produto que está elegendo". Vieira, que esteve este ano com sua família no BCW, comenta que o termômetro é a reação das crianças. "A minha atração preferida foi a Montanha-Russa Fire Whip", concluiu.
Como tudo que envolve o Beto Carrero World tem um clima de alegria e fantasia, quem marcou presença e agitou o evento foram os personagens da DreamWorks, Alex acompanhado de um de seus pinguins de Madagascar, e o ogro mais querido do mundo, Shrek. Após o anúncio do prêmio, a turma invadiu o palco ao som de "I like to move it". Francisco Barbeiro Neto, gerente de publicidade da Editora Abril, também falou da alegria de entregarem o prêmio ao BCW por considerar a inovação um dos principais motivos. "O Beto Carrero World está à frente, sempre criando novas atrações e garantindo a diversão". Ele brinca que até no momento da premiação houve irreverência, roubando a cena e sendo o destaque da noite a aparição dos personagens no palco e posteriormente no coquetel, para tirar foto com os convidados.

Representando o Parque, Geninho Goes falou emocionado de mais uma vez estar recebendo este importante prêmio. "Dedico ao Beto Carrero este prêmio e agradeço aos mais de mil colaboradores que diariamente não medem esforços pra receber bem e encantar os visitantes. Este bicampeonato é fruto de muito trabalho e dedicação. Ficamos felizes com o reconhecimento do leitor", disse.
Geninho ainda comenta que não somente o BCW se beneficia com este prêmio, mas o país como um todo, "O Brasil está cada vez mais incluso no cenário de parques temáticos, atividade que movimenta milhões de turistas para outros destinos mundiais. Com as mudanças na economia do país, o turismo ganha, e o Parque é uma alavanca potencial para o desenvolvimento regional em vários setores, já que a atividade é propulsora de desenvolvimento".
O maior parque da América Latina concorreu com Beach Park (Aquiraz/CE), Hopi Hari (Vinhedo/SP), Hot Park (Rio Quente/GO), e Thermas dos Laranjais (Olímpia/SP). Foram mais de três meses de pesquisas com leitores e internautas que avaliaram aproximadamente 150 finalistas de 30 categorias. Para dar um clima descontraído à premiação, os mestres de cerimônia foram os comediantes Tatá Werneck e Paulinho Serra. A dupla, que atua na MTV, causou gargalhadas nos convidados.

Rota da Amizade (SC) traz conhecimento em Joaçaba


Potencialidades turísticas de Teresina ganharam destaque em feira no Rio de Janeiro

Ocorreu entre os dias 24 e 26 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, mais uma edição da Feira de Turismo das Américas (ABAV), realizada no Centro de Convenções RioCentro. A maior e mais importante feira do setor no Brasil constitui excelente oportunidade para negociações e relacionamento com profissionais do trade turístico. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) participou do evento por meio de uma homenagem aos 160 anos de Teresina, divulgando o corso do Zé Pereira, considerado neste ano pelo Guinness Book o maior desfile de carros decorados do mundo.
A ABAV expõe a maior diversidade de produtos, serviços e destinos voltados à indústria de viagens e turismo, com a presença de expositores de cerca de 50 países. Neste ano apresentou uma série de novidades sendo palco para encontros de entidades públicas e privadas e importantes acordos internacionais. A feira apostou na inovação para oferecer um evento prioritariamente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios, além de capacitações, abrangendo diversos segmentos. Em 2012 a Semdec fez uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e apresentaram juntas a cidade de Teresina como porta de entrada do turismo piauiense para outros destinos em um estande de 170m² com uma grande maquete da Ponte Estaiada Mestre João Isidoro França (com seis metros de altura), que foi destaque para os mais de 50.000 mil participantes que passaram pelo evento.
Além da tradicional distribuição de material, kits artesanais e degustação de produtos da gastronomia local, foi feito também uma representação artística do Corso, com um mini caminhão decorado e equipe fantasiada para que todos os participantes pudessem sentir o clima da festa. Com a presença de agentes de viagens teresinenses, foram realizados sorteios com o público de pacotes para o Corso 2013, bem como uma interação com envio de cartões postais deste produto cultural teresinense. Na ocasião, ocorreu também o lançamento do novo Mapa-Guia Turístico de Teresina, que destaca sete roteiros diferentes da cidade, bem como da Publicação Bilingue "Corso de Teresina: o Maior Pré-Carnaval do Mundo" com fotos e informações sobre este grande evento, dirigido a operadores, agentes e empresários do setor. "A importância de nossa presença na ABAV é muito grande, pois é a mais completa e ousada participação da cidade, na história dos mais de 20 anos de ABAV. O Turismo em Teresina cresceu muito nos dois últimos anos através do Complexo da Ponte Estaiada, Criação do Fundo Municipal, do site oficial, da logomarca, a reativação do Conselho de Turismo, a reforma do aeroporto. Foi um grande sucesso", finaliza o secretário da Semdec, Alexandre Magalhães.

Promoção especial no Infinity Blue Resort e Spa para o feriado de 2 de novembro

Duas pessoas pagam o preço de uma no resort à beira mar, em Balneário Camboriú, SC
Balneário Camboriú, SC – Para quem ainda não se planejou e deseja curtir o feriado do dia 2 de novembro à beira-mar, o Infinity Blue Resort e Spa segue com um pacote especial para a data: três diárias para duas pessoas a partir de 6 vezes de R$296,50, e até duas crianças de até 10 anos no mesmo quarto 100% free. A promoção é válida para o período de primeiro a 4 de novembro.
No pacote está incluída pensão completa – café da manhã, almoço e jantar – e uma ampla estrutura oferecida pelo Infinity Blue: piscinas, 4 restaurantes, apartamentos de alto padrão, SPA, salão de beleza, saunas, fitness e pilates, atendimento em frente ao mar, aliados ao requinte, sofisticação e uma equipe altamente especializada para atendimento.  Além disso, o resort oferece recreação para todas as idades. Às crianças, destaque ao espaço temático Betinho Carreiro e uma ampla programação de entretenimento.
Para informações e reservas o telefone de contato é 47-3261-0300 ou pelo site www.infinityblue.com.br.

Feriado da República no Infinity Blue Resort e Spa
 
Complexo oferece promoções especiais para o feriado prolongado: quatro diárias ao preço de três
Feriado prolongado em dias que antecedem o verão pede descanso, praia e conforto. O Infinity Blue Resort e Spa, localizado na Capital Catarinense do Turismo, em Balneário Camboriú, SC, está com pacotes especiais para o Feriado da República, em 15 de novembro. Numa ampla estrutura que possui quatro restaurantes, piscinas, spa, recreação para todas as idades, entre outras muitas atrações, e em frente ao mar da praia dos Amores (semi privativa), quatro diárias saem pelo preço de três.
Além disso, durante todo o mês de novembro, exceto feriado, a segunda pessoa é convidada do Infinity Blue para hospedagem (100% free).
As promoções de novembro incluem ainda pensão completa – café da manhã, almoço e jantar – e os melhores serviços e estrutura da região. Além disso, está localizado na charmosa e badalada praia de Balneário Camboriú, 40 minutos da capital Florianópolis e 30 minutos do Parque Beto Carrero World em Penha. Apresenta variado programa de recreação durante todo o dia, entre brincadeiras e esportes, e o espaço Betinho Carrero. O Spa Infinity Blue conta com mais de 60 opções de massagens relaxantes, revigorantes e estéticas e também salão de beleza completo e bistrô com cardápios balanceados elaborados pela nutricionista.
Para mais informações acesse o site www.infinityblue.com.br ou ligue para 47-32610300.
Serviço:
 
Infinity Blue Resort & Spa
 
Informações e reservas: +55 47 3261-0300
Promoção República: 4 noites pelo preço de 3
Promoção novembro: segunda pessoa por conta do resort
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1000 (Praia dos Amores), Balneário Camboriú, SC.
Mais informações: www.infinityblue.com.br

Seminário realizado na Mina vai tratar do turismo na região Encantos do Sul até 2020

No encontro serão discutidos os principais atrativos turísticos que cada cidade possui e será feito um levantamento das necessidades de cada um

A Mina de Visitação Octávio Fontana vai sediar um seminário de Turismo da região dos Encantos do Sul, no dia 12 de novembro, das 9h às 12 horas. Secretários e diretores de 32 municípios entre as cidades de Imbituba e Forquilhinha. No encontro serão discutidos os principais atrativos turísticos que cada cidade possui e um levantamento das necessidades de cada um. Conforme o diretor de Turismo de Criciúma, Ismail Ahmad Ismail, neste seminário será feita uma carta de reivindicações para a Santa Catarina Turismo S/A (Santur), órgão oficial de turismo do Estado.
Com os assuntos em mãos, Ismail explica que a Santur montará o Plano Catarina, que visa a elaboração do roteiro turístico que vai fomentar a atividade até 2020, em todo o Estado. Após a reunião o grupo vai participar de um city tour por Criciúma e passará no Parque das Nações Cincinato Naspolini, no Museu Augusto Casagrande, na Casa do Agente Ferroviário Mário Ghisi e em algumas praças. Para Ismail, entre as necessidades que serão apresentadas por Criciúma, para o desenvolvimento do turismo estão as placas indicativas e de sinalização de pontos turísticos, o apoio para a confecção de materiais publicitários e o treinamento de profissionais que possam trabalhar na área na cidade. “Isso pode parecer pouco, mas é fundamental para que possamos dar um passo a frente. Criciúma já tem bastante atrativo, precisa é preparar as pessoas para receber ainda melhor o público que procura conhecer nossa cidade”, disse o diretor de Turismo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pousada Vila do Farol: Uma das três melhores do Brasil


Oktoberfest de Blumenau: Público supera a festa do ano passado

O público da 29ª Oktoberfest superou em 4,3% o número de visitantes da festa de 2011. Um total de 588.178 pessoas visitou os pavilhões da Vila Germânica nos 19 dias do evento este ano, consumindo mais de 652 mil litros de chope e cervejas. O dia de maior movimento foi registrado no sábado, dia 13, durante o feriadão: 77 mil pessoas.
De acordo o presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, a expectativa inicial era chegar a 650 mil visitantes. “Os números finais ficaram um pouco aquém do esperado, talvez em razão do feriado ter sido já no primeiro final de semana da promoção e não no meio”, disse. Ainda, segundo os organizadores, o público verificado durante o feriadão, foi formada basicamente por turistas.
Traje típico
Norberto Mette observa ainda que será preciso uma revisão no uso do traje típico germânico, que dá acesso livre à festa. De acordo com a organização, a qualidade dos trajes descabou. “Percebeu-se este ano que as vestimentas típicas estavam um pouco descaracterizadas e será preciso rever a lei (Lei Ordinária n.º 7235), que garante entrada franca na Oktoberfest, para se evitar ameaça à gestão financeira da festa”, observa.
Na avaliação geral da comissão organizadora, a 29ª edição não registrou percalços nem superlotação. “As mudanças implantadas este ano, como a separação das entradas e saídas de público funcionaram perfeitamente, evitando possíveis tumultos”, afirma Norberto Mette. Segundo a organização, o trabalho da Polícia Militar nos acessos à festa em dias de maior concentração de visitantes, foi imprescindível.
Bom resultado
As empresas do ramo de turismo também festejam o bom resultado da Oktoberfest 2012. Cláudio César Dias, do receptivo CGtur observou um crescimento de 25% de turistas este ano, em relação a 2011. “Recebemos turistas vindos de todos os cantos do país”, conta. Nos hotéis da cidade, a ocupação nos dois primeiros finais de semana de Oktober foi superior a 95%. “Foi muito bom. Tivemos hóspedes de qualidade, que elogiaram a cidade e a festa”, informa o secretário do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Blumenau, Inácio Negherbon. “Realmente tivemos hóspedes de muita qualidade e educação”.
A 29ª Oktoberfest foi realizada pela Prefeitura de Blumenau e Parque Vila Germânica, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e Funturismo; Bradesco; Sky e Tim.

Eleita a Rainha da Oktoberfest de 2013

A estudante de Direito Shirlene Reichert, de 20 anos, foi eleita na noite deste domingo, 28 de outubro, Rainha da 30ª Oktoberfest. Natural de Blumenau, a moradora do Bairro Fortaleza é secretária, tem 1 metro e 68 centímetros de altura, cabelos loiros e olhos azuis. Em sua primeira entrevista para os jornalistas que cobriram o evento no Setor 2 da Vila Germânica, disse que “ama muito a Oktober e que está preparada para representar e divulgar a promoção no país e no Exterior”. Ao se apresentar ao público, Shirlene disse que fica deslumbrada cada vez que escuta as músicas típicas ecoarem nos pavilhões. Para o próximo ano, antes de saber do resultado, disse que esperava continuar “compartilhando” o entusiasmo e a alegria na festa.
A realeza terá no próximo ano como princesa Cíntia Daniela Galz, de 26 anos. Natural de Blumenau, a moradora da Velha é atriz e estagiária de museu. É formada em técnica óptica, cursa bacharelado de Teatro. Tem 1 metro e 65 centímetros de altura, cabelos loiros e olhos cor de mel.

Divulgar a festa

O título de 2ª princesa ficou com Bruna Daniela Eyroff, de 23 anos. Natural de Blumenau, mora no Bairro do Salto. É agente de viagens, formada em Turismo e Lazer. Tem 1 metro e 67 centímetros de altura, cabelos loiros e olhos verdes. O trio terá a missão de difundir pelo país e Exterior as qualidades da festa típica germânica que a cada ano se qualifica mais para entreter blumenauenses e turistas. O presidente do Parque Vila Germânica Norberto Mette subiu ao palco momentos antes do anúncio do resultado às 21h. “Infelizmente é o último dia. Esse ano foram 19, um a mais, mas tem quem queira ampliar ainda mais o período de festa”, comentou.
Como prêmio a rainha recebeu R$ 10 mil, a princesa R$ 6 mil e a 2ª princesa, R$ 3 mil, além de ensaios fotográficos, kit de maquiagem, coroas em prata e assinatura de um ano de TV a cabo. Neste ano, a Oktoberfest levou para o Brasil o slogan “A festa mais esperada das Américas”. A próxima edição está prevista para o período de 3 a 20 de outubro de 2013.

Texto de Sérgio Antonello – Jornalista
Foto de Eraldo Schnaider

domingo, 28 de outubro de 2012

Na Oktoberfest de Blumenau, cada desfile, uma emoção diferente

Ein Prosit! Que venha logo 2013 para reviver cada momento de alegria e história e de ver os sorrisos contagiantes dos blumenauenses e turistas

Já se foram 129 desfiles desde a primeira edição da Oktoberfest de Blumenau. Mas afinal, o que tanto cativa o público blumenauense e, principalmente os turistas que literalmente invadem a cidade durante os 18 dias de festa? A alegria, a originalidade, a pontualidade, a história da cultura alemã – só para citar algumas das características desse momento único. O primeiro desfile que assisti foi em 1994. Depois foram vários e sempre existe a expectativa, mesmo sabendo que muitos grupos marcam presença. Mas o que importa? A alegria contagiante dos participantes é sempre um diferencial, que fazem do desfile oficial da Oktoberfest de Blumenau – um momento de magia e viagem no tempo. Ein prosit. Que chegue logo 2013.
A passagem do bloco com as bandeiras oficiais do Brasil, Santa Catarina, Blumenau, Alemanha e da Oktoberfest – abrindo o desfile – é um convite para entrar no clima e viajar no tempo. Mas, além disso, um momento de fazer parte dessa história. “Quem não gostaria de morar numa cidade como Blumenau? Quem não gostaria de ter um povo (ser) batalhador? Quem não gostaria de fazer parte de uma das 112 atrações, de ser um dos 2,8 mil figurantes ou estar num dos 16 carros alegóricos?” – Sorrir e sentir o sorriso do público. Uma retribuição incomparável – que faz dos desfiles da Oktoberfest – olha que já se foram 129 – sempre diferentes.
Show à parte
Não posso deixar de mencionar as coreografias. Um show à parte dos tradicionais grupos de Caça e Tiro. Os brinquedos do Planetapeia e, claro, as bandas. Uma mistura e sequência de contos – que emocionam até quem já presenciou dezenas de desfiles – como eu. Isso mesmo, um blumenauense de coração que adotei Blumenau há exatos 19 anos.
Neste sábado, dia 27, assistir ao desfile na famosa Rua XV de Novembro – foi uma viagem no tempo (não é uma referência ao antigo seriado Túnel do Tempo), mas é uma nostalgia – na tentativa de relembrar as mudanças, a modernidade, etc... Mas isso foi o de menos. O importante foi sentir a emoção, o sorriso e relembrar um pouco mais da historia blumenauense – por meio das 11 atrações e de seus 2,8 mil figurantes. Ein prosit. Que chegue logo 2013 para novas emoções.
Texto de Humberto Trindade – jornalista
Foto de Marcelo Martins
 

sábado, 27 de outubro de 2012

Último desfile da Oktoberfest terá 112 atrações neste sábado, em Blumenau (SC)

Quem ainda não teve a oportunidade de assistir ao grande espetáculo de rua, que são os desfiles oficiais da 29ª Oktoberfest, não pode perder neste sábado, quando as atrações se despedem do público na Rua XV de Novembro, a partir das 16h. O último desfile da festa 2012 vai apresentar 112 atrações, com mais de 2.800 figurantes e 16 carros alegóricos.
No último espetáculo ao ar livre, o carro dos Homenageados, desta vez, vai render homenagem a dois personagens da festa: o senhor Nerino Furlan (foto), criador do Planetapeia, que este ano completa 25 anos de dedicação aos desfiles da Oktoberfest; e o senhor Salésio Conceição, que há 29 edições é responsável pelos animais que integram o espetáculo de rua. As dez candidatas ao título de Rainha da 30ª Oktoberfest também voltam a ser atração no sábado. As moças, que disputam a coroa na noite de domingo, 28, desfilam a pé, na frente do carro que leva a Realeza da festa deste ano.
Eles fazem a festa
O último desfile vai ter uma atração diferente também: vai apresentar as pessoas que se envolvem diretamente na organização da Oktoberfest, no bloco “Eles Fazem a Festa”, liderado pelo presidente do Parque Vila Germânica, senhor Norberto Mette. Neste bloco, desfila também a própria Comissão de Desfiles, que é presidida por Lilian Ribeiro.
Na sequencia, apresenta-se a banda convidada Dom Jaime Câmara, de São José (SC), com 26 integrantes, abrindo ala para o público conhecer a próxima atração que Blumenau vai oferecer para blumenauenses e turistas: o evento Magia de Natal – programado para o período de 20 de novembro a 06 de janeiro em vários pontos da cidade. Sendo assim, quem fecha o desfile final é a Trenopeia, carro do Planetapeia, inspirado no trenó do Papai Noel.
A 29ª Oktoberfest encerra no domingo, 28, com muitas atrações para blumenauenses e turistas. O evento é uma realização da Prefeitura de Blumenau e do Parque Vila Germânica, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e Funturismo; Bradesco; Sky e TIM.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ABAV divulga números finais da 40ª Feira de Turismo das Américas

Com base no relatório expedido às 15h30 do dia 26 de outubro, a ABAV - A Feira de Turismo das Américas divulga números oficiais de balanço dos três dias do evento deste ano, que se consagrou como o melhor já realizado no Rio de Janeiro. Confira abaixo:

Participantes: 26.039

Estandes: 448

Expositores: 5.019

Área ocupada no Riocentro: 45.000 m²

Área ocupada por estandes: 30.000 m²

Empregos diretos gerados: 1.930

Reuniões na Rodada de Negócios: 500

Empresas na Rodada de Negócios: 150

Operadores na Rodada de Negócios: 38

Operadores internacionais na Rodada de Negócios: 19

Média de geração de negócios imediata na Rodada de Negócios: 4 milhões

Gestores participantes no Espaço Corporativo: 530

Palestras realizadas na Vila do Saber: 150

Leitores de revista de turismo elegem Santa Catarina como o “Melhor Estado” turístico do país

Santa Catarina recebe o Prêmio O Melhor de Viagem 2012/2013 – A escolha do leitor, na categoria principal, "Melhor Estado", tornando-se assim o maior vencedor do prêmio desde a sua criação em 2001 e leva a premiação pela sexta vez consecutiva.  A eleição da revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, acontece por votação popular, na qual o viajante brasileiro escolhe as melhores opções do turismo nacionais e internacionais em 30 categorias. O governador Raimundo Colombo, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Celso Calcanhoto e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky subiram ao palco para receber a placa e comemorar a conquista, na quinta feira, dia 25, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
Além da premiação máxima, de “Melhor Estado”, os catarinense conquistaram ainda os prêmios nas categorias: Melhor Resort de Praia, o Costão do Santinho. Melhor Parque Temático Nacional, Beto Carrero World, de Penha. O Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, de Santo Amaro da Imperatriz, conquistou o prêmio de Melhor Resort de Campo e a Viação Catarinense, premiada como Melhor Empresa de Ônibus. O município de Bombinhas ainda ficou entre os finalistas nas categorias: Melhor Praia e a Vila do Farol como a Melhor Pousada de Praia.
Para o presidente da Santur, a conquista consecutiva do prêmio de Melhor Estado e as demais premiações são reflexos da inovação. “Reafirmamos nossa posição de Estado inovador e nós fazemos isto no turismo também, trabalhando sempre com novas estratégias de marketing, objetivando a consolidação de destino preferido”, disse Valdir Walendowsky.
O evento de premiação realizada Revista Viagem e Turismo, da Editora Abril, é uma das atrações que fazem parte da programação do Congresso da ABAV - Feira das Américas - o maior evento de agentes de viagem das Américas que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Gincaneiros fazem noite especial na Oktoberfest de Blumenau

Mais de 1000 gincaneiros tiveram uma noite especial na 29ª Oktoberfest, nesta quinta-feira, dia 25, no Parque Vila Germânica. A confraternização reuniu 16 equipes e teve por objetivo valorizar os gincaneiros pelo trabalho social que realizam durante todo o ano em Blumenau. "O trabalho dos gincaneiros é valioso. Todas as pessoas envolvidas querem promover o bem-estar social. As provas são uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas. A disputa não importa, pois o essencial é ajudar o próximo", enfatiza o presidente da Liga dos Gincaneiros da cidade, Gilson Soares.
A edição especial do Concurso Nacional dos Tomadores de Chope em Metro foi o ponto alto da noite. Com a participação dos dois naipes - feminino e masculino -, oito equipes agitaram o Setor 3. A representante da Comissão de Provas, Tatiane Choinacki; e o integrante da equipe Safári, Eduardo Kohler; tiveram o melhor tempo e foram os vencedores da noite.  "O que nos motiva é saber que a cada ano estamos ainda mais integrados. Cada equipe contribui à sua maneira para uma cidade melhor. A noite de hoje é uma amostra da nossa força e da nossa integração", alegra-se Marcelo Spengler, integrante da equipe Safári.
A 29ª Oktoberfest é uma realização da Prefeitura de Blumenau e do Parque Vila Germânica, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte e Funturismo; Bradesco; Sky e Tim.

DICAS DE TURISMO

* Airson Soares da Rosa

Artes plásticas
Exposição reúne grandes nomes das artes plásticas de Santa Catarina na Villa Francioni, que está situada a 1.260 metros de altitude em São Joaquim (SC). A mostra coletiva reúne obras dos artistas plásticos Vera Sabino, Rodrigo e Martinho De Haro, Silvio Pléticos, entre outros. A exposição será aberta oficialmente no dia 26 de outubro, às 20 horas, na Galeria de Arte da Vinícola Villa Francioni.
Pela primeira vez esta conceituada Galeria de Arte irá receber obras dos artistas Catarinenses consagrados, numa mostra coletiva promovida em parceria com o Artespazio Escritório de Artes de Florianópolis. A exposição tem como tema “Arte em Santa Catarina”. Os artistas representados na mostra fazem parte da história da arte de Santa Catarina. Entre eles consagrados artistas Catarinenses já falecidos, como Martinho de Haro, Meyer Filho, Vecchietti, ou aqueles que estão em plena atividade como Vera Sabino, Silvio Pléticos, Semy Braga, Rodrigo de Haro, Suely Beduschi, Rodrigo Cunha entre outros. Os marchands Antônio Fasanaro e Fabrício Peixoto, do Artespazio, por terem começado cedo a colecionar obras de arte e a frequentar os ateliers dos artistas, desenvolveram grande experiência na seleção das obras que adquirem para o acervo do escritório. Visitas as feiras de artes, museus, galerias no Brasil e exterior fazem parte da vivência e busca pela atualização no mercado que os sócios adotaram como fundamentais. Dessas viagens e contatos estão surgindo novas parcerias e planos, como a presente mostra na Villa Francioni.
A Galeria de Arte da Villa Francioni já recebeu grandes nomes de expressão internacional, como os franceses Auguste Rodin e Camille Claudel. Recentemente o Catarinense Juarez Machado também expôs suas gravuras “Castelos de Vinhos” no espaço criado pelo fundador Dilor Freitas, em homenagem as artes. Todas as obras da mostra estarão à venda (fotos). A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de Dezembro de 2012. A entrada é gratuita. A Galeria de Arte abre todos os dias. Mais detalhes com Rute Ericoni (foto com este colunista), assessora de Comunicação. Fones (48) 9960-2904/8814-9838/3209-2903. E-mail rerinconi@gmail.com e no site www.assessoriadoc.com.br.

PIT STOP

* No Turismo Desportivo, o Criciúma Esporte Clube no futebol anda preocupando seus torcedores, pois perder dentro de casa na Série B do Campeonato Brasileiro de 4x0 para o América e agora diante do lanterna o Barueri por 4x3 assustou a todos com o estádio lotado. Acorde, TIGRE! A linha de chegada está bem perto! Vem aí o Guarani de Campinas.....


*As Baleias Francas aqui no litoral de Santa Catarina e as Baleias Jubartes na Bahia também estão indo embora com seus filhotes. Agora somente de julho a novembro de 2013. Valeu o espetáculo para os turistas!

*No Turismo Político estamos vendo, ouvindo e lendo ( TV, rádio, jornais etc), verdadeiras aulas de “Hermenêuticas”, com interpretações das mais variadas expostas pelos atores dos tribunais. No passado, situações como em “Dúvida pro Réu” não são mais consideradas em “alguns casos”. Os acadêmicos de Direito estão atônitos...Daqui pra frente irão surgir muitas “jurisprudências” para pesquisas! Como dizia o nosso famoso colunista social criciumenses (SC) Dilnei Torres “HAJA DEUS!” E como baixou o nível das disputas dos candidatos neste segundo turno das eleições nos estados, hein? É guerra mesmo!
 
*Gente! Mas que vergonha o trecho da BR-101 entre Capivari de Baixo e Tubarão (SC), hein? Que lentidão, cadê a empreiteira, que dia trabalha e outro não...Quem fiscaliza? Depois ficam “bravos” (mesmo) quando falam que somos o ZERO da BR-101. Puxa vida, hein? Com a palavra os nossos representantes políticos...deputados...senadores, governador, prefeitos, etc...Só em 2013????

*Vejam os dizeres do convite que recebi com orgulho como colaborador: “Como é bom comemorar mais um ano com você. A Rádio Difusora e toda sua equipe têm o prazer de convidá-lo para o evento em comemoração aos seus 30 anos. Uma noite para descontrair, dançar, confraternizar e relembrar os momentos mais marcantes da história da emissora. Venha brindar com a gente. Data: 24 de outubro (quarta-feira). Horári: 20h30. Local: Centro de Eventos Oásis. COMO É BOM TE OUVIR TODOS OS DIAS. Carol, muito obrigado pela lembrança! www.difusora910.com.br

*Na foto, o empresário (Contempla) e membro da Abrajet de Santa Catarina José Carlos Tramontin (E), com as garotas torcedoras da Tigre Manuela e Amanda, de Urussanga (SC), com este colunista no evento Casa Pronta no Pavilhão de Exposições de Eventos José Ijair Conti., em Criciúma (SC). Organizado por Willi Backes e família (foto).

*Nas manhãs de sábados na Praça Nereu Ramos, em Criciúma (SC), grupos artísticos e culturais se reúnem. O Centro Cultural Senzala de Capoeira Mestre Peixinho , em uma de suas apresentações (foto). Parabéns!

* Airson Soares da Rosa é consultor de Turismo, diretor nacional da ABRAJET - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, membro titular da Prensa Turística de Periodistas Del Mercosur, membro da Associação Catarinense de Imprensa e colunista de Turismo do site da Rádio Difusora AM910 (www.difusora910.com.br).
DRT-SC. 02360-JP
OAB-SC.2.281(Membro Jubilado)
http://nossojornalsc.blogspot.com
http://turismoedestinos.blogspot.com
E-mail airsonsoaresrosa@gmail.com

Rede Bourbon apresenta novidades na Feira das Américas

Novo modelo de Central de Reservas, descontos nos pacotes de viagem e programação dos resorts serão apresentados aos participantes
Entre os dias 24 a 26 de outubro, a Rede Bourbon de Hotéis e Resorts participa da 40ª edição da maior Feira de Turismo das Américas, organizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Realizada no Rio de Janeiro, o evento espera receber mais de 25 mil participantes. Durante os três dias, a marca Bourbon apresentará suas inovações e soluções de hospedagem, com destaque aos serviços oferecidos pela empresa especialmente nas áreas de lazer e na Central de Reservas.
Com relação aos resorts, além da melhor programação de fim de ano e dos pacotes especiais, a Rede acaba de anunciar o lançamento de um novo modelo de descontos, prática comum no mercado hoteleiro internacional, e que vem reforçar os números positivos de hospedagens. “A cada período de aproximadamente dois meses, vamos lançar campanhas de descontos e benefícios para datas especiais com a intenção de fidelizar nossos clientes e oferecer uma maior segurança na hora de planejar e programar uma viagem” é o que destaca Jeferson Munhoz, Diretor de Vendas da Bourbon Hotéis & Resorts.
Além disso, a marca também aposta na ampliação da Central de Reservas, que reforça a qualidade, o conforto e a melhoria no atendimento ao cliente. “Trabalhamos em um processo de constante aperfeiçoamento, já que registramos anualmente um crescimento de 20% no número de reservas”, completa Jeferson. Outro diferencial são os novos modelos de atendimento aplicados na Rede. Divididos por segmentos como lazer, corporativo e eventos e outros, garantem respostas mais ágeis e com maiores detalhes. De acordo com Munhoz, o marco das mudanças adotadas no Setor de Vendas se encerrará em dezembro, durante a convenção da equipe em Foz do Iguaçu.

EVENTOS 

Reforçando sua posição no mercado nacional de eventos, a rede conclui até o fim deste ano dois novos investimentos nos resorts. Em Atibaia (SP), o novo Theatro Bourbon (foto) apresenta aos visitantes a melhor tecnologia do Brasil em um espaço multiuso - ideal para convenções corporativas, espetáculos e cinema.
Já no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a surpresa fica por conta do novo Ballroom Bourbon, que será inaugurado em dezembro. Um arrojado projeto de ambiente que ganha destaque pela grande incidência de luz natural e pé-direito com 9m de altura. Integrado ao foyer principal do centro de convenções do hotel, possui duas salas moduláveis e capacidade para receber até 1400 convidados.

PACOTES ESPECIAIS

Para as festas de fim de ano a Rede Bourbon preparou pacotes especiais em seus resorts. Confira a programação:

Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort

Natal- De 21 a 26/12 - A magia do Natal em uma paisagem natural deslumbrante, a encantadora presença dos personagens da Turma da Mônica, momentos no Amazônia Spa Experience e opções gastronômicas com cardápios do mundo todo preparados especialmente para data. Diárias a partir de R$ 459 por pessoa em apartamento duplo categoria superior vista jardim.

Reveillon- De 26 a 02/01 - Uma festa temática em tons de branco, verde e dourado para celebrar a chegada do Ano Novo. Programação gastronômica especial, uma volta ao mundo por meio de aromas e sabores, onde todos os dias será apresentada a culinária de um país, com decoração característica e bebidas típicas. Diárias a partir de R$ 705,50 por pessoa em apartamento duplo categoria premier.

Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort

Natal- De 21 a 25 ou 22 a 26/12 - Surpreenda-se com todo encanto do Natal e o espaço exclusivo Turma da Mônica, além de uma sofisticada programação gastronômica elaborada pelo Chef Executive de Cuisine, Jérôme Dardillac e sua equipe. Diárias a partir de R$ 660 por pessoa para o mínimo de 4 noites. Inclui café da manhã, almoço e jantar com bebidas não alcoólicas durante as refeições. Até duas crianças de até 5 anos, acomodadas no mesmo apartamento de 2 adultos pagantes, não pagam. Check in a partir das 14h e check out às 12h.

Reveillon- De 28/12 a 01/01 ou 29/12 à 02/01 - O resort vai brindar o novo ano com uma programação especial, além do menu gastronômico exclusivo e espaços de lazer como o Spa Bourbon by L’Occitane. Diárias a partir de R$ 894 por pessoa para o mínimo de 04 noites. Inclui café da manhã, almoço e jantar com bebidas não alcoólicas durante as refeições. Até duas crianças de até 5 anos, acomodadas no mesmo apartamento de 2 adultos pagantes, não pagam. Check in a partir das 14h e check out às 12h.

Sobre a Bourbon Hotéis & Resorts

Idealizada há 49 anos pelo empresário paranaense Alceu A. Vezozzo, a Bourbon Hotéis & Resorts é a melhor empresa 100% brasileira do segmento hoteleiro. Possui 13 empreendimentos – onze corporativos e dois resorts - nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e em Assunção, no Paraguai, onde está localizada sua primeira unidade Internacional. Atualmente, possui duas Unidades na categoria Resort, cinco na categoria Business, duas na Express, três na Convention e uma em Residence. A Bourbon tem o maior espaço de eventos em hotéis do país (11 mil metros quadrados), no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, que também é o quinto maior hotel em número de apartamentos no Brasil.

Bento Gonçalves na Feira de Turismo das Américas

Bento Gonçalves (RS) está presente na maior feira de turismo das américas, a ABAV, que ocorre no Rio de Janeiro/RJ de 24 a 26 de outubro. A cidade tem espaço no estande do Rio Grande do Sul, onde é representada pelos Caminhos de Pedra, Vale dos Vinhedos, Atuaserra, Giordani Turismo e hotel Spa do Vinho. O visitante recebe o material promocional do município e pode degustar vinhos e queijos.
Bento está também no estande da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores (Anseditur), entidade presidida pela secretária de Turismo Ivane Fávero, onde há material promocional da cidade e de outros destinos que integram a associação.